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Congresso SAE BRASIL 2005 expõe o ‘estado da arte’ de 76 empresas

Confira as últimas tecnologias que a indústria da mobilidade mostra no Congresso SAE BRASIL 2005, entre os dias 22 a 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com 76 empresas expositoras, a Mostra de Engenharia reúne várias novidades, como sistemas de navegação e rastreamento por GPS e telefonia móvel, carros em alumínio, novas tecnologias diesel que reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes, e projetos de engenharia 100% nacionais.

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Confira as novidades:

01dB – A empresa lança o Sistema NETdB, plataforma de baixo custo modular de aquisição tempo real multicanais (de 4 até 1.026 canais) para ensaios vibroacústicos.

Apresenta a linha de microfones e acelerômetros, compatíveis com qualquer sistema de aquisição do mercado, o software de aquisição e de processamento dBFA suíte, para gravação de sinais e análise em tempo real, o revolucionário sistema dBVISION, de holografia sonora de campo próximo para ensaios vibroacústicos, o dBSONIC, de qualidade sonora, o dBSR (Squeak & Rattle), para a localização e a identificação dos ruídos parasitos para a indústria do transporte.

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AÇOPEÇAS – Apresenta a nova linha de peças de aço, alumínio, cobre e latão, fabricadas pelo processo de extrusão a frio, voltada à indústria automobilística na fabricação de peças para sistemas de suspensão, freio e transmissão.

O processo de extrusão a frio faz parte de um programa de nacionalização de peças de grande complexidade.

ACTIA – Apresenta um novíssimo conceito de tacógrafo digital, que preencherá a necessidade do mercado para o atendimento da exigência legal, de forma confiável e eficiente, com valor agregado à gestão de frota.

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Além disso, expõe a linha de entretenimento e segurança para veículos comerciais de transporte de passageiros.

ALCOA – A empresa apresenta o chassi em alumínio da Ferrari 360 Modena, projeto realizado junto com engenheiros da marca italiana.

A Alcoa e a Ferrari começaram a trabalhar juntas em 1994, quando desenvolveram o primeiro projeto da estrutura do 360 Modena, com produção iniciada quatro anos depois.

A Alcoa produz hoje spaceframes de alumínio para os modelos Ferrari 612 e Scaglietti F 430.

ARCELOR – Bobinas de aço decapadas, laminadas a frio e galvanizadas produzidas pela Vega do Sul para a indústria automobilística.

BORGWARNER – Juntamente com a Açotécnica e DM Fundidos, a empresa faz o pré-lançamento do turboalimentador S1B para motores álcool, gasolina ou flex de 1.000 ou 1.400 cm³ de cilindrada, que aumenta o toque, principalmente em baixas rotações.

O novo produto é para o consumidor comum, do GNV e popular, e específico do mercado de reposição.

O expositor leva, ainda, turboalimentadores alemães KO3 05 (Audi A4, Audi A6 e Passat 1.8 T 150 HP), KO3 52 (Audi A3 e VW Golf 1.8 180 HP), KP 31 (Smart: é o menor turbo produzido pela empresa), K365 (utilizado na Fórmula Truck), e o nacional R2S, exportado para os Estados Unidos. Expõe, também, ventiladores e embreagens para caminhões e ônibus.

BOSCH – Exibe uma série de novas tecnologias diesel que reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes, como o sistema de tratamento dos gases de escape Denoxtronic, que atua junto com os catalisadores SCR (Selective Catalytic Redution), reduzindo em até 85% as emissões de óxido nitroso e em até 40% as emissões de particulados.

O Adaptive Cruise Control (ACC), que reconhece a presença de um veículo à frente e mede a velocidade deste, mantendo distância segura no trânsito; e o Flex-Start, sistema que gerencia o combustível durante o processo de partida do automóvel e elimina o reservatório de gasolina dos veículos a álcool ou multicombustíveis.

COVENTYA – A empresa apresenta soluções contra corrosão que atendem os requisitos da indústria automobilística, como Passivador para Zinco Isento de Cr, que possibilita alta proteção anticorrosiva e funciona como passivador e selante.

DANA – mostra algumas de suas mais recentes soluções em drivetrain, motor e soluções estruturais, que estão prontas para serem utilizadas pelas montadoras.

Os destaques são o novo separador de ar-óleo de alta performance MultiTwister™, o Sistema Inteligente de Arrefecimento e o diferencial Electronic Torque Coupling, além do sistema de ignição por microondas AtmoPlas™.

DELPHI – Na área de monitoramento, apresenta os Sistemas de Rastreamento, DS-100 e DS-300, que localizam o veículo via GPS em qualquer lugar do mundo.

Ainda em eletrônica embarcada, leva o Sistema de Navegação com interface touch screen, completo em recursos para navegação e integrado ao sistema de áudio, como o Rádio Digital, que permite reprodução de altíssima qualidade.

Expõe também a Solda Resistente à Deformação, que reduz o tempo de solda de equipamentos em até 60%, cortando os custos de materiais e capital para a manufatura de tecnologias. Outra inovação é o MultiFuel® para veículos comerciais na versão diesel e gás natural também admite a utilização do biodiesel.

Com previsão de entrada no mercado em 2007, a nova tecnologia para veículos pesados será responsável pela redução no gasto por quilômetro rodado.

Estima-se que a economia será de 30% e terá menor índice nas emissões de poluentes além de aumentar a autonomia. Além disso, apresenta a linha de componentes para motos.

DURA – Expõe sistemas automotivos para alavancas de troca de marchas, sistemas de controle de assentos automotivos, janelas, estruturas de portas e cabos de comando entre muitos produtos, além de equipamentos para veículos especiais e de recreação (trailers).

EDAG – Apresenta um novo conceito de mobilidade automotiva, o City Car, modelo multifuncional e com vários conceitos de motorização, desenvolvido para atender às mais diversas necessidades do mercado.

O City Car é um veículo para 2 pessoas e entregas rápidas, que pode ser fabricado nas versões de motorização elétrica, híbrida, gás natural + eletricidade, GNV/gasolina e até com célula de combustível. Design arrojado, o carro tem carroceria em alumínio e é apresentado em maquete.

GENERAL MOTORS – A montadora apresenta o novo Vectra, totalmente projetado e desenvolvido no Brasil para o mercado local e exportação.

Em seu terceiro ciclo no País, o carro mobilizou todo o Design e a Engenharia da GM do Brasil, que utilizaram no desenvolvimento do modelo o que existe de mais avançado em tecnologia global.

GNK DO BRASIL – Apresentação em corte para que o público possa observar seu funcionamento interno dos diversos tipos de juntas homocinéticas que a GNK fabrica para o mercado nacional (AC, UF, GI, VL, AAR, VLM), destacando suas aplicações e vantagens.

GRUPO SCHAEFFLER – Apresenta o sistema duplo de correntes desenvolvido para o motor NGD 3.0E da MWM-International Motores, que proporciona funcionamento silencioso do motor, além de garantir robustez e durabilidade; um inovador sistema de engate para sincronizações de marchas com cone simples ou múltiplos cones, que chama a atenção quando avaliado a partir de seu processo de fabricação por estampagem a frio; e os balancins destinados ao segmento de motociclismo, que são microfundidos e roletados, e se destacam pela performance nos motores de 150 cilindradas da Honda.

MAGNETI MARELLI – Os visitantes podem testar a tecnologia do Smart Router em um simulador dentro do estande. Já os jornalistas poderão fazer um test drive com a tecnologia, que trabalha com GPS e traça rotas, opções de caminhos, facilitando a vida do motorista.

A Marelli mostra também sistemas eletrônicos para habitáculos, quadros de bordo, ou painéis de instrumentos, e body computers, além painéis de instrumentos do Fiat Idea, Fox e Gol GIV e o body computer do Fiat Idea.

A divisão Controle Motor apresenta uma tecnologia inédita no Brasil: o MTA – Transmissão Manual Automatizada – para equipar automóveis com motorização de 1.0 a 2.0 litros. O MTA é um sistema de controle eletrônico do câmbio que permite o motorista escolher se quer dirigir na opção manual ou na proposta de mudanças automáticas.

MANGELS – Apresenta a linha de cilindros para GNV, que tem como diferencial a pintura poliéster a pó, de alta resistência, que evita riscos e os desplacamentos de tinta e expõem o cilindro à corrosão precoce e, conseqüentemente, à redução de sua vida útil.

Mostra também a roda Diamantada Prata Copa e a Cinza Espacial que utilizam a tecnologia de diamantado através de processo de usinagem da face da roda, e a Dark Gloss com Lip Diamantado.

Aqui, a roda é toda pintada no acabamento e somente o lip (ou borda) fica com o acabamento diamantado. Esta variação atende ao gosto diferenciado dos consumidores.

NATIONAL INSTRUMENTS – apresenta ferramentas de software e hardware especializadas para a indústria automotiva.

A empresa faz demonstrações destacando CAN, in-vehicle datalogging e Aplicações de Som e Vibração; todos destinados aos padrões industriais, além da nova versão do LabVIEW, software de fácil utilização da National Instruments.

Integradores de Sistemas também estão no estande e apresentam as diferentes soluções implantadas na indústria automobilística, com ferramentas da marca.

PROEMA – Especializada na produção de componentes de última geração para a indústria automobilística, a Proema produz colunas de direção e comandos de câmbio, seguindo os mais rígidos padrões internacionais de qualidade, eficiência e precisão em cada detalhe. É líder em peças usinadas, estampadas e conjuntos soldados para a indústria automotiva e de motocicletas.

RANDON – As empresas do Grupo (Fras-le, Master, Jost e Suspensys) exibem em um único módulo-conceito os seguintes produtos aplicados:
Fras-le: expõe a rebitadeira RFLE 3100, mais recente inovação que auxilia na execução da rebitagem de forma mais fácil, segura e eficiente; que envolve um dispositivo auxiliar de rebitagem destinado para a linha pesada e ajustável para diversas dimensões de patins.

A partir do novo sistema de apoio, o operador desliza o patim sobre o dispositivo auxiliar e reduz esforços além de garantir um alinhamento exato entre o patim e o dispositivo de rebitagem, que aumenta a produtividade.

Máster: leva o freio a disco Elsa 225-3, que utiliza rodas de 19,5’’ e rodas 22,5’’. O Elsa apresenta menor peso, aumento da rigidez e vedações duplas, que resultam em melhor resistência à corrosão e a fatores agressivos do ambiente.

Jost: apresenta o suspensor pneumático de terceiro eixo, no qual a montagem ao chassi do veículo é simples através de dois suportes parafusados.

Possui um menor número de pontos de solda, o que reduz a possibilidade de ocorrerem trincas no funcionamento; além de molas de encaixe rápido, que agilizam as manutenções; e maior leveza: 80kg que propicia redução no peso bruto total do veículo e gera maior economia.

Suspensys: exibe o mais novo conceito tecnológico de suspensão 6×2, fruto da avançada tecnologia desenvolvida com a ArvinMeritor.

A suspensão 6×2 da Suspensys é integrada por molas na qual o aço é substituído por composite, o que se traduz em redução de peso, maior conforto e durabilidade.

ROBTEC – Apresenta uma gama completa de equipamentos, softwares e serviços para auxiliar a indústria em todas as fases de desenvolvimento de produtos (desenho, produção de protótipos, ferramental, engenharia e controle dimensional).

Entre os destaques, o Rapid Tooling, que proporciona uma redução significativa no tempo de obtenção do produto nas especificações do projeto, facilita a flexibilização e adequação do produto final, evitando recall de projeto e reduz o número de interferências no molde definitivo; o Sistema de Digitalização Ótica Atos, mais veloz, de melhor definição e maior densidade do que os processos a laser; o Viper si², equipamento de prototipagem rápida, que constrói peças com superfícies lisas, de excelente claridade ótica, alta precisão, paredes finas e detalhes complexos.

SCANIA – Apresenta os motores eletrônicos da linha Evolução, o sistema de gerenciamento de veículos IRIS e os resultados da competição do Melhor Motorista.

A Scania dispõe de uma ampla gama de motores eletrônicos, de 9, 11,12 e 16 litros e potências que variam de 230 a 480hp, que estão de acordo com as rígidas normas de emissão de poluentes e ruídos.

O IRIS, Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite, é um sistema inédito de monitoramento e gerenciamento de veículos por satélite, desenvolvido inteiramente no Brasil.

A competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, lançada em abril, fez parte de uma campanha da Scania denominada “Educação para a Segurança”, com 11.585 motoristas.

SUR TEC – Expõe a linha de produtos químicos para a indústria de tratamentos de superfícies, como desengraxantes químicos, eletrolíticos, aspersão e ultra-som, sais ácidos para decapagem, inibidores e desengraxantes protetivos temporários para máquinas lavadeiras; banhos de zinco alcalino isento de cianetos, zinco ácido e cianídricos, banhos de zinco ligas e cromatizantes hexa e trivalentes; banhos de cobre alcalino isento de cianetos, cobre ácido, níquel semibrilhante, brilhante, microporoso e acetinado, banhos de cromo catalisados e processos para metalização de ABS e poliamidas; banhos de cromo duro, estanho, níquel químico e sulfamato de níquel; fosfatos de ferro e de zinco para pintura por aplicação em sistema spray ou imersão, fosfato de zinco para trefila de tubos e fios e fosfato de manganês para deformação a frio.

TIMKEN – O destaque serão as tecnologias disponíveis para rolamentos e colunas de direção, aplicadas nos EUA, como Splined Slider Steering Shafts, Advanced Steering Bearing, Fuel Efficient Hub/Bearing Unit, Load Sensing Bearing e Fuel Efficient (FE) Axle Bearing.

Alem disso expõe linhas de rolamentos, componentes de aço de precisão e colunas de direção para o público de OEM.

TYCO – Expõe Cabos Especiais, desenvolvidos e fabricados de acordo com as necessidades de clientes; Clockspring, interconexão entre a chave de seta e o volante, que possibilita e assegura as funções de airbag, controles do rádio, aquecimento do volante, cruise control e comunicação hands free; Módulos Eletrônicos, desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Expõe, ainda, relés eletrônicos, módulos eletrônicos para rastreamento de veículos via satélite; e o Sensor Eletrônico de Água no Diesel, que detecta até dois níveis de água acumulada no reservatório do filtro separador (água/ diesel), possibilitando ao condutor do veículo, por meio de indicadores luminosos existentes no painel de instrumentos, saber se a quantidade de água acumulada dentro do filtro está dentro dos limites normais de funcionamento, ligeiramente acima do limite normal de funcionamento, muito acima do limite tolerado pelo sistema.

VISTEON – Além de um Show Car, expõe soluções para recepção de rádio digital, novos quadros de instrumentos, um CD Player com interface para iPod e outro com tecnologia para conexão USB, para transmissão de dados via pen drive ou SD Card.

Uma Zafira com um sofisticado sistema de DVD que inclui tela portátil no teto e monitores para o banco traseiro, amplificadores e subwoofers de alta performance criam o ambiente de um verdadeiro cinema móvel.

A grande aposta está num produto que fará a interface entre os tocadores móveis de músicas compactadas, tipo iPod, capazes de armazenar até 60GB de memória em áudio e vídeo.

ZM – Fabricante de solenóides para motores de partida, parafusos de roda e peças especiais conformadas a frio, a empresa expõe três linhas de produtos direcionadas, principalmente, para o mercado OEM e exportadas para mais de 70 países.

Empresa 100% nacional, sediada em Brusque/SC, a ZM mostra toda sua flexibilidade no desenvolvimento de peças conformadas para qualquer tipo de aplicação.

A empresa registrou crescimento produtivo em 2004 na ordem de 50% e, entre outros investimentos, apostou em uma unidade na China.

ESTANDE ACADÊMICO – O estande expõe projetos que são exemplos do talento da engenharia acadêmica brasileira, como um dinamômetro de chassis que simula as condições reais de um veículo na pista, o veículo off-road SAE Mini Baja e um motor diesel movido a álcool, todos da Engenharia Mauá.

A FEI exibe um carro supereconômico que roda 750 km com um litro de combustível.

Os estudantes da Unicamp mostram uma aeronave radio-controlada, enquanto uma equipe da Poli-USP traz um protótipo da Guerra de Robôs, em que todos os participantes são inimigos.

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