• O novo motor eletrônico OM 457 gera potência de 340 cavalos e atende à legislação Proconve P 5 (Euro III).
• Modelo passa a oferecer maior capacidade de carga, alcançando 50.000 quilos de peso bruto total combinado – PBTC.
• Modelo é o mais vendido da marca Mercedes-Benz no segmento de caminhões extrapesados rodoviários de 330 a 400 cavalos.
Com mais de 1.000 unidades comercializadas em 2005, o LS 1634 passa a ser equipado com motor eletrônico que já atende aos novos limites de emissões da legislação Proconve P 5 (Euro III), que entrou em vigor no mês passado para o segmento de caminhões.
O novo motor do LS 1634 é o consagrado Mercedes-Benz OM 457 LA com gerenciamento eletrônico, totalmente desenvolvido e produzido no Brasil e que já conta com mais de sete anos de mercado, tendo ampla aceitação e aprovação dos transportadores, assim como completo e especializado suporte de pós-venda oferecido pela rede de concessionários da marca.
A motorização que equipa o LS 1634 é de 340 cavalos de potência a 1.900 rpm, com torque de 1.450 Nm a 1.100 rpm.
Cabina semi-avançada atende às demandas dos clientes – “Assim como fizemos com o leve 710 e o semipesado L 1620, estamos mantendo em nossa linha de produtos, caminhões com cabina semi-avançada e com motores adequados ao Proconve P 5, caso agora do LS 1634 e também do novo médio L 1318 com motor eletrônico, que estamos lançando neste início de 2006”, destaca Gilson Mansur, diretor de Vendas Veículos Comerciais da DaimlerChrysler do Brasil.
Com isso, a marca Mercedes-Benz mantém atualizada a mais completa linha de caminhões do mercado brasileiro, oferecendo soluções para todas as necessidades e solicitações dos transportadores de carga.
O cliente é quem decide se prefere um caminhão com cabina semi-avançada ou avançada.
Seja qual for a escolha, ele pode contar com um produto da marca atualizado, oferecendo excelente resultados operacionais.
Eficiência e rentabilidade – O extrapesado LS 1634 da Mercedes-Benz é uma solução eficiente e rentável para o transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.
Este modelo pode receber diversos tipos de semi-reboques de 3 eixos convencionais ou distanciados, como, por exemplo, furgão carga seca, furgão frigorificado, sider, porta-conteiner, prancha “carrega-tudo”, graneleiro, tanque para combustível, produtos químicos ou GLP, basculante e cegonheiro, além de outras aplicações.
O LS 1634 sai de fábrica na versão 4×2, com 17.300 quilos de peso bruto total – PBT . No entanto, ele pode receber no mercado um segundo eixo traseiro, que o transforma num veículo 6×2, com PBT de 25.000 quilos.
Em qualquer uma das versões de tração, o modelo está preparado tecnicamente para 50.000 quilos de peso bruto total combinado -PBTC . Isso significa 5.000 quilos a mais de PBTC em relação à versão anterior.
Exclusivo freio-motor Top Brake – O cavalo-mecânico LS 1634 vem equipado, de série, com o freio-motor Top Brake, uma exclusividade dos caminhões Mercedes-Benz, que proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, maior velocidade em declives, maior segurança, menos troca de marchas, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus e economia de combustível. Ou seja, maior vida útil com menor custo de manutenção.
Além do motor eletrônico OM 457 LA, o trem-de-força inclui embreagem com acionamento servo assistido, câmbio ZF de 16 marchas com tomada-de-força opcional e eixo traseiro Mercedes-Benz HL 7 com redução nos cubos.
O conjunto propicia fácil operação para o motorista. O conforto é ainda maior graças ao conjunto de suspensão, que inclui feixe de molas semi-elípticas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora na dianteira e na traseira. A suspensão traseira conta ainda com mola auxiliar.
Mercedes-Benz no mercado de extrapesados – De 22.580 caminhões extrapesados vendidos no mercado brasileiro em 2005, a marca Mercedes-Benz respondeu por 4.968 unidades comercailizadas, o que resultou em 22% de participação.
Destaque para a nova linha Axor, lançada em maio do ano passado, que, após sete meses de comercialização, já atinge a marca de 1.700 unidades vendidas.
Principais Dados Técnicos
Modelo LS 1634
Motor eletrônico OM 457 LA
Tipo Turbocooler
Potência 340 cv a 1.900 rpm
Torque 1.450 Nm a 1.100 rpm
Carga sobre a 5ª roda kg 10.084
PBT kg (4×2/6×2) 17.300/25.000
PBTC/CMT kg 50.000