Título foi concedido pelo maior grupo de defesa ambiental dos Estados Unidos
A Alcoa foi considerada a segunda entre as empresas norte-americanas em relatório sobre governança corporativa e mudança climática, elaborado pela Ceres, maior coalizão de organizações ambientais, de interesse público e investidores da América do Norte.
Esse relatório é a primeira avaliação abrangente de como as 100 maiores empresas globais estão se preparando e posicionando para enfrentar os desafios do aquecimento global.
O documento, que se destina a ser um instrumento de referência usado por investidores institucionais e corporações, classifica empresas integrantes dos dez setores industriais que mais emitem carbono.
As companhias foram avaliadas quanto à sua forma de lidar com mudanças climáticas por meio da supervisão da diretoria, do desempenho gerencial, de divulgações públicas, prestação de contas relativas a emissões e do planejamento estratégico.
A Alcoa marcou 74 pontos em uma escala até 100, atrás apenas da empresa DuPont, com 85 pontos.
A empresa foi citada como exemplo positivo na execução gerencial.
O relatório informa que chairman e CEO da Alcoa, Alain Belda, está entre os líderes de seu setor, dando argumentos comerciais favoráveis a controles de GHGs (gases causadores do efeito estufa, na sigla em inglês) e de um marco regulatório governamental de apoio.
“A Alcoa tem o compromisso de ser líder em realizar ações com relação a emissões de gases causadores do efeito estufa e com mudanças climáticas. Esse relatório reconhece tanto o nosso foco no problema quanto o grande trabalho realizado ao longo da última década para reduzir emissões de GHGs em mais de 25% em relação aos níveis de 1990,” disse Alain Belda.
Individualmente, a Alcoa foi a empresa que atingiu a maior pontuação em uma análise de relatórios ambientais e de sustentabilidade nos setores de metal, mineração e óleo cru realizados pelo The Roberts Environmental Center, da Faculdade Claremont McKenna, de Claremont, Califórnia.
Publicidade l Livros de Engenharia