Empresas e entidades da área automotiva do mundo todo reunidas em um evento global com o objetivo de apresentar, discutir e testar as melhores tecnologias ecologicamente corretas no campo da mobilidade sustentável.
Esta foi a proposta da sétima edição do Michelin Challenge Bibendum (www.challengebibendum.com), que aconteceu em Paris, de 8 a 12 de junho.
A edição deste ano teve a participação de todas as fontes de energia, com destaque para veículos elétricos, híbridos, movidos a célula de energia e até mesmo a hidrogênio.
Considerado um dos principais eventos do mundo para o avanço da indústria automotiva, o Michelin Challenge Bibendum foi criado pelo Grupo Michelin, em 1998.
Entre suas principais contribuições está o incentivo à pesquisa e desenvolvimento de novas fontes de energia “limpas”, que evitam o desperdício dos combustíveis minerais – de acordo com a comunidade científica, as reservas mundiais de petróleo devem durar de 50 a 120 anos.
O Michelin Challenge Bibendum 2006 abordou três temas principais: “O desafio energético para o transporte rodoviário de amanhã”, “As tecnologias avançadas a serviço de uma mobilidade rodoviária cada vez mais urbana” e “Tecnologia e segurança”.
O evento reuniu veículos das maiores montadoras de três continentes (Europa, América e Ásia).
Além disso, promoveu o encontro de diversos segmentos da indústria automotiva como designers, fornecedores de energia, líderes técnicos, universidades, parceiros industriais, organizações governamentais e não-governamentais.
Como nas edições anteriores, o Michelin Challenge Bibendum 2006 reuniu veículos movidos a gasolina, álcool (metanol), gás natural, diesel, célula de combustível (hidrogênio) e ainda protótipos elétricos e híbridos, aperfeiçoados continuamente nos laboratórios das montadoras, que contribuirão para a redução na emissão de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), entre outros gases nocivos à saúde.
Atualmente, no Brasil, um veículo de passeio emite 0,7 g/km de monóxido de carbono, enquanto há 20 anos um carro zero-quilômetro lançava na atmosfera 54 g/km – números que representam uma redução de 98%.
Esse tipo de avanço deve-se ao desenvolvimento de novas tecnologias comprometidas com o meio ambiente. O evento promovido pela Michelin pretende incentivar novas pesquisas que contribuam ainda mais com a proteção do meio ambiente.
A primeira edição do Michelin Challenge Bibendum foi realizada em 1998, em comemoração aos 100 anos do boneco da Michelin, o Bib.
O objetivo era criar um evento que incentivasse a pesquisa de tecnologias “limpas” para os automóveis, visando a tão sonhada mobilidade sustentável.
Essa iniciativa teve o apoio imediato das principais fabricantes de automóveis mundiais.
Alguns veículos que surgiram em edições anteriores se destacaram, como o Think City, carro elétrico apresentado pela Ford em 2003, e o híbrido Honda Insight, criado em 1999 e que, além do motor convencional a gasolina, possuía um propulsor auxiliar alimentado por energia elétrica.
Entre as montadoras que estiveram presentes no evento: Nissan, Citröen e Volvo. A Nissan apresentou a última versão do utilitário esportivo X-TRAIL FCV (Fuel Cell Vehicle), movido a hidrogênio.
MONTADORAS APRESENTAM VEÍCULOS ECOLÓGICOS NO MICHELIN CHALLENGE BIBENDUM
Mercedes-Benz, Ford, Nissan, Toyota, Lexus, Honda, Citroën, Peugeot, General Motors, BMW, Audi, Volvo, Fiat e Renaut são algumas das empresas que mostraram suas principais inovações ecologicamente corretas na sétima edição do Michelin Challenge Bibendum.
Os protótipos que estiveram expostos no Michelin Challenge Bibendum provaram que a performance dos veículos elétricos é cada vez melhor.
Os resultados dos estudos de aceleração, velocidade e autonomia mostram uma constante evolução.
Veículos utilitários de várias marcas estarão presentes para mostrar que este segmento tem um futuro promissor.
Um exemplo é o Fetish, da marca Venturi – um carro esportivo que prova que o desenvolvimento sustentável é compatível com o prazer em dirigir.
O Mercedes Classe A, o Opel Zafira, o Ford Focus FCV e o Mercedes Citaro provaram que a tecnologia que já se tornou uma realidade faz carros funcionarem utilizando células de combustível.
A última geração destas células, menor e mais eficiente com o hidrogênio de 700 bars, permite ir mais longe em performance e autonomia. É o caso da Nissan X-Trail e de um protótipo de um Mercedes Classe A, expostos no evento.
Inovações cada vez mais próximas da realidade
Quando a Toyota apresentou o Prius no Michelin Challenge Bibendum em 2000, ninguém imaginou o sucesso que este modelo poderia alcançar.
Outros carros híbridos foram desenvolvidos na seqüência, como o Lexus RX400h, o GS450h e o Honda Civic.
O conceito híbrido está em plena evolução e, como prova disto, o evento contará com outras inovações: os micro-híbridos (Valeo, Citroën C2 e Ford Fiesta), a aplicação desta tecnologia em veículos Diesel (Peugeot 307 Hdi, Citroën C4 Hdi e Smart Cdi), o interesse dos Estados Unidos em utilizá-lo em seus modelo 4×4 (Ford Escape e GM Saturn Vue – o primeiro resultado de uma parceria entre a DaimlerChrysler, a General Motors e a BMW) e o desenvolvimento de combustíveis alternativos que tiveram como base o Toyota Prius.
Apresentados nos veículos Mercedes Bionic, Audi Q7, Toyota Avensis e Volvo S40, os motores Diesel confirmam sua capacidade em alcançar (e até superar) as normas de emissões Euro 5, que ainda são apenas uma proposta.
Demonstrações da Bosch provaram que uma tecnologia desenvolvida inicialmente para o diesel vem sendo aplicada nos motores a gasolina por meio da utilização da injeção direta de alta pressão.
Os biocombustíveis também estão ganhando popularidade com os modelos flexfuel apresentados pela Ford, Saab, Volvo e Magneti Marelli.
A Volvo Car Corporation apresentou no Michelin Challenge Bibendum o Volvo Multi-Fuel, um novo carro protótipo que funciona com cinco combustíveis: bioetanol E85 (85% de etanol e 15% de gasolina), metano na forma de gás natural ou de biometano, gasolina e o chamado hythane – uma mistura de 10% de hidrogênio e 90% de metano.
O Multi-Fuel atende virtualmente todos os padrões conhecidos de emissões do mundo, incluindo o Euro 5.
Por funcionar com combustíveis renováveis puros, a emissão de dióxido de carbono chega a ser insignificante para o efeito estufa. O motor com turbocompressor tem 200 cv de potência e aceleração rápida e macia.
O veículo protótipo Multi-Fuel irá participar do Rally Michelin – campeonato que acontece no último dia do evento entre modelos movidos a diesel e combustíveis renováveis.
Outra tecnologia “limpa” que foi apresentada no Michelin Challenge Bibendum esteve presente no veículo movido a energia solar Aurora. Além disso, a Siemens VDO mostrou um sistema de direção que melhora a eficiência do combustível.
A Renault Trucks também esteve presente com um caminhão de entregas elétrico de 5 toneladas e um caminhão de lixo movido a gás natural veicular (GNV), que possuem níveis reduzidos de barulho e emissões.
Tecnologias do Brasil para o mundo – Dois projetos desenvolvidos no Brasil, frutos de pesquisas voltadas para carros com maior desempenho e economia e com menores índices de emissão atmosférica, estiveram expostos no Michelin Challenge Bibendum: o Fiat Siena ELX 1.4 Tetrafuel e a picape Fiat Strada Trekking 1.4 Flex.
A Magneti Marelli mostrou o Siena ELX 1.4 Tetrafuel, que promete se tornar o primeiro carro Tetrafuel do mercado brasileiro – podendo funcionar com álcool, gasolina “comum” (misturada com álcool, como é vendida no Brasil), GNV ou gasolina sem álcool, não disponível no País.
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