sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Seja sempre precavido

SINCODIV/DF aconselha motoristas a estarem sempre atentos a itens do veículo essenciais para garantir a segurança nas ruas e estradas, principalmente, em época de chuva. Entre eles estão, pneus, faróis, limpadores de pára-brisa e freios

O período de chuva dá sinais de que já vai começar. É importante verificar se alguns itens do veículo, essenciais para a segurança dos motoristas nessa época, estão em plenas condições de funcionamento.

- Publicidade -

Os pneus estão entre as peças mais importantes. De acordo com Edvaldo Souza Oliveira, chefe de Oficina de uma das concessionárias do Distrito Federal, um jogo de pneus roda, em média, 45 mil quilômetros.

Mas desde que se faça um rodízio, ou seja, trocá-los de posição a cada 10 mil quilômetros, e alinhamento a cada cinco mil quilômetros.

“Dirigir com pneu careca, principalmente, em época de chuva, é um risco desnecessário. Basta ficar um pouco atento. Se ele estiver com os sulcos desgastados, as chances de ocorrer um acidente fatal são bem maiores”, considera.

- Publicidade -

Para Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), ao perceber que os pneus ou qualquer outro item estão desgastados é melhor trocá-los sem demora.

“É aconselhável prestar atenção se os componentes do veículo estão em bom estado, antes que uma falha cause danos mais sérios e indique algum risco para motoristas e passageiros”, afirma.

Na hora da troca, Oliveira chama a atenção para que o motorista não coloque pneus remoldes.

- Publicidade -

“Nesse tipo de pneu, coloca-se borracha nova. Com isso, ele fica mais pesado e pode causar alterações no balanceamento”, diz.

Os remoldes também podem acarretar avaria no sistema eletrônico de estabilidade, presente em alguns carros importados.

Em curvas ou em situações de emergência, esse sistema monitora o funcionamento das rodas e não deixa que uma rode mais que a outra, o que permite a sincronia entre elas.

Faróis desregulados também comprometem a segurança nas estradas e ruas. É fácil perceber se existe alguma irregularidade. Um farol mais alto que o outro atrapalha a visibilidade de quem vem em sentido contrário.

Nas manutenções preventivas indicadas pelo fabricante do veículo, esse item é verificado. No manual dos automóveis consta o período certo para fazer cada revisão.

Da mesma forma ocorre com os freios. Ruído nas rodas e pedal baixo significam problemas no sistema de frenagem.

Outra peça de extrema importância são os limpadores de pára-brisa. Tanto no período de seca quanto no de chuva é importante mantê-los em bom estado. Palhetas ressecadas não retiram a água adequadamente e arranham o vidro.

Indica-se, ainda, colocar água com xampu neutro ou específico no reservatório do lavador. Principalmente nas estradas, ele é útil para limpar os resíduos que se acumulam no pára-brisa.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn