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Sistema híbrido da Honda – O melhor dos dois mundos?

A Honda demorou um pouco para só agora, em 2021, começar a oferecer no Brasil produtos com tecnologia híbrida em seus modelos. O Accord é o primeiro de três modelos que vão contar com o recurso até 2023, entre eles chega também o Novo HR-V, que já foi apresentado em uma nova geração no Japão e vai contar com a motorização 1.5 aspirada e tem tudo para ser bicombustível (etanol e gasolina).

Para muitos o modelo híbrido pode ser considerado o pior de dois mundos, e eu explico a razão: você tem um motor de combustão interna, com todas as necessidades de manutenção, consumo e emissão, e um conjunto elétrico, ao invés de um, você tem dois, e nesse caso, são três motores: um de combustão e dois elétricos.

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Mas não é bem assim. Os fabricantes estão procurando retirar o que há de melhor dos dois mundos: combustão e elétricos. Estamos numa fase de transição quando falamos da mobilidade automotiva, onde os motores de combustão interna começam a ser substituídos por motores elétricos, mas não será uma mudança do dia para a noite.

Processos de produção, matéria prima e até mesmo profissionalização da mão-de-obra são fatores a serem superados. Demanda, custo de produção, autonomia e abastecimento energético precisa avançar muito ainda, então, estamos no momento certo da hibridização.

Sob o guarda-chuva da Honda e:Technology, está a marca e:HEV, um novo nome de comunicação para a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, que é parte importante no processo de eletrificação da Honda.

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O e:HEV estreia no Brasil no novo Accord híbrido. São dois motores elétricos combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, que proporciona uma nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível muito econômica.

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.

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Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, recurso exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave.

O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação.

O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.

Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas.

Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.

Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente comercializada, sem a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocuparem o espaço para bagagem ou passageiros.

Mecânica Online

Novo SUV da CAOA Chery – A fábrica da CAOA Chery em Jacareí, São Paulo, a todo vapor na fabricação de um novo SUV. Por enquanto, só flashes do próximo lançamento.

Q4 – Na busca de se tornar cada vez mais eletrificada, a Audi promoverá a estreia mundial do Audi Q4 e-tron, veículo que combina design inovador com tecnologias de ponta e um espaço excepcional. O primeiro veículo totalmente elétrico da marca no segmento dos SUVs compactos será revelado ao mundo de forma totalmente online em 14 de abril de 2021 às 14h no horário de Brasília.

Mais elétrico – Desde 2018, o Tesla Model 3 é o automóvel elétrico mais vendido no mundo, totalizando cerca de 700 mil unidades.

Peças – A Mercedes-Benz, que lançou a linha de autopeças StarParts no final de 2018, com preços mais acessíveis e focadas em veículos com mais de cinco anos, mas carregando qualidade, garantia e os quase cem anos de história e reputação da marca, conseguiu expandir o alcance para novos públicos e competir em pé de igualdade com os concorrentes do aftermarket.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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