O balanço dos primeiros meses de 2021 da Scania mostra crescimento de vendas de caminhões, serviços e motores. Apenas o segmento de ônibus continua em queda sofrendo os impactos da demora da vacinação no país. Por outro lado, a comercialização de caminhões a gás continua em alta com a marca se aproximando da meta de 200 unidades vendidas.
“A Scania segue firme na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável. A nossa jornada de sustentabilidade está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. O caminhão a gás, que é o carro-chefe desta transformação no Brasil, já ultrapassou a marca de 150 unidades vendidas. O número de empresas que aderem à solução vem aumentando mês a mês. Já fazem parte deste grupo os principais embarcadores do país”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
No início das vendas do pioneiro produto a gás da Scania, eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel.
Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance). Neste momento, esse cenário vem mudando. São os próprios transportadores que estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e este movimento passa a se tornar o normal.
Balanço dos primeiros meses do ano comprovam o aquecimento do mercado apesar das dificuldades impostas pela pandemia
“No balanço do ano até aqui, registramos um volume muito forte de encomendas de caminhões. De janeiro a maio, a Scania foi a primeira da categoria dos pesados, sendo líder consecutiva nos meses de março (1.718 unidades), abril (1.532) e maio (1.736). Foram volumes mensais de emplacamentos não atingidos desde 2013, nosso melhor ano de história no país. Além disso, nossa participação subiu de 18,6% para 25,9%, a maior dos últimos três anos. Enquanto o mercado teve alta de 71%, a Scania registrou quase o dobro disto de volume de pesados”, comenta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
“Fator que comprova a promessa de rentabilidade da Nova Geração de caminhões”, completa. A grande maioria dos segmentos continua aquecido e apenas o transporte de automóveis segue com baixos volumes.
No ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) a Scania tem três modelos, R 450 (2.804 unidades, segundo modelo mais vendido da indústria e participação de 11%), R 540 (1.318) e R 500 (814 unidades).
Já no segmento de caminhões fora de estrada, a Scania projeta que 2021 será o melhor ano da comercialização destes produtos na história da marca no Brasil.
A mineração continua muito forte devido aos preços do minério e vai permanecer assim em 2022, puxando esta categoria. Vale reforçar que uma demanda interessante chega dos setores de cana e florestal pelas soluções a gás. Ambos também estão em ritmo aquecido de renovação e ampliação das frotas. Para 2022, a fabricante acredita ser possível ter um ano ainda melhor do que o histórico 2021.
Nos ônibus, que continuam registrando os mais fortes impactos negativos pela pandemia, a expectativa é de uma melhora no último trimestre deste ano em razão da continuidade da vacinação. Destaque para o início da operação do primeiro ônibus a gás (natural e/ou biometano) rodoviário para o fretamento de colaboradores da Gerdau, no Rio Grande do Sul, pela operadora Turis Silva.
Em Serviços, o diretor Marcelo Montanha, elenca vários motivos para comemorar. “O ano de 2021 será superior ao exercício de 2020 e se tornará o melhor da história da marca no país”, projeta.
“Além disso, celebramos o lançamento do mais completo serviço do Brasil (o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime que traz a Control Tower e o Pay per Use), criações do nosso time, a marca de 45 mil veículos conectados, o volume recorde de 20 mil programas de manutenção ativos no portfólio e a padronização de 90% da rede, o maior índice já obtido da Scania no Brasil”, conta.
Outros importantes resultados do acumulado deste ano: Alta de 40% nas vendas de serviços, aumento de 55% na venda de programas de manutenção e que 62% dos veículos novos saíram com um contrato de serviço.
Já a área de motores industriais, marítimos e para geração de energia continua com boas oportunidades de negócios na construção civil, obras de infraestrutura e na retomada do transporte marítimo. Destaque para a demanda muito aquecida por geração de energia e utilização de biometano para determinadas operações.
2 anos de sucesso da Nova geração – Após pouco mais de dois anos efetivos no mercado e cerca de 25 mil unidades emplacadas, a Nova Geração de caminhões Scania oferece 20% de economia de diesel e tem elevado os clientes a um patamar nunca antes visto de rentabilidade de operação.
Unidades vendidas
2019 – 11.766
2020 – 8.797
2021 – 8.341
Total: 28.904 unidades
São quase 29 mil unidades vendidas da Nova Geração de caminhões, sendo 25 mil já emplacadas.
Uma das grandes responsáveis por estas conquistas é a tecnologia do motor de alta pressão de injeção com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões. A mais recente tecnologia agregada foi o Acelerador Inteligente, ou controle de aceleração, e outras novidades estão por vir, pois a marca tem por filosofia a melhoria continua dos produtos e serviços.
Devido ao seu pacote de benefícios, a frota circulante de veículos da Nova Geração é um exemplo de eficiência energética em comparação com a geração anterior. Desde o início das entregas, no primeiro bimestre de 2019, até hoje já deixaram de ser emitidas 420 mil toneladas de CO2, o equivalente ao trabalho de 2,5 milhões de árvores, além da redução de 160 milhões de litros de diesel, ou uma economia de R$ 560 milhões.
“É um grande orgulho ver os números que estamos registrando com a Nova Geração, fruto do maior investimento já feito pela Scania globalmente e nacionalmente. Mais do que isso é ver o reconhecimento do cliente, pois acreditamos no potencial que oferecemos e começamos a colher os frutos. Nesse período, ainda chegaram novas tecnologias, que trouxeram muitos benefícios aos clientes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
“E, principalmente, fizemos promessas importantes no lançamento, que os clientes seguem comprovando na prática a cada dia. Quem compra esta solução transforma sua gestão operacional e o jeito de contabilizar rentabilidade e disponibilidade. Sobe a outro patamar no mercado.”
Outro destaque para Munhoz está no coração do caminhão: o motor. “É imbatível a nossa tecnologia de alta pressão de injeção com múltiplos pontos (XPI com sistema Common Rail) para diminuir, consideravelmente o consumo, e também as emissões. Estamos à frente da concorrência. Além disso, nosso propulsor já está pronto para atender a próxima lei de emissões, Proconve P 8 ou Euro 6”, revela Munhoz.
“Nosso produto vai continuar evoluindo, e em breve teremos mais novidades. Essa melhoria continua é percebida pelos clientes. O mercado sempre revela seus desejos, e mostraremos que temos o que ele quer e o que ele vai querer”, explica Munhoz.
“Com a Nova Geração, mudamos a forma de trabalhar e vender aprimorando a forma de oferecer a solução completa ao cliente. Ele não leva só o produto, mas também o programa de manutenção personalizado, a conectividade para ter uma gestão mais eficiente e a alternativa financeira, seja do Scania Banco ou do Consórcio Scania, e tudo isto junto torna a Scania a escolha perfeita para a economia total da operação.”
Os 20% de economia de combustível da Nova Geração é dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e 5% do Acelerador Inteligente.