Estar atento à necessidade da manutenção preventiva antes da viagem no feriado prolongado torna-se ainda mais importante ao considerarmos dois fatores: este verão está sendo um dos mais chuvosos dos últimos anos.
Segundo Eliel Bartels, supervisor técnico da DPaschoal, neste período do ano aumenta em 70% a incidência de atendimentos a problemas como pneus em más condições de uso e óleo vencido, que poderiam ser facilmente evitados. “Os veículos são muito demandados por uma viagem. Peças próximas do ponto de fadiga podem não resistir”, explica Bartels.
Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais e sua revisão pode ser gratuita:
Para minimizar as chances de colisão por falha mecânica, o ideal é checar as condições do sistema de freios. Não são somente as condições das pastilhas e do fluído de freio que devem ser conferidos, mas cerca de 20 componentes que, juntos, garantem a segurança dos motoristas.
Checar as condições do pneu. Neste caso, o indicativo é a profundidade do desenho da banda de rodagem. Quanto mais raso o sulco, menor a aderência ao solo: sem ranhuras, o pneu não agarra e a água não escoa, o que eleva a as chances de aquaplanagem e perda de direção quando o motorista precisa frear o veículo.
Verificar as palhetas que limpam o pára-brisa. Peças em más condições podem diminuir a visibilidade do condutor no momento em que ele mais precisa: em dias de grande chuva.
· Como o motor é muito exigido em uma viagem, deve-se conferir se os níveis da água e do óleo estão de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade nestas ocasiões. Além disso, sob condições extremas, como em uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor chega a fundir. Óleos muito antigos também podem prejudicar o desempenho do motor.
Calibrar todos os pneus, inclusive o estepe. Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita no início da viagem, com os pneus ainda frios.
· Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para dirigir com tranqüilidade. A suspensão também deve ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se estes pontos não estiverem em ordem. Isso sem falar no desconforto que as suspensões em más condições podem causar nos passageiros.
· Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.
· Checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.
Além destes cuidados, o motorista que circula nas cidades deve estar atento aos perigos nas ruas alagadas pelas chuvas:
· Evitar aquaplanagem – não freiar o carro caso sinta ter perdido o contato com o solo em ruas com um volume maior de água. Deixando de acelerar, o motorista reduz a velocidade e retoma este contato, ao passo que, freando, o carro desliza sobre a água, podendo provocar colisões.
· Evitar entrar com o carro em áreas alagadas – há risco de entrada de água no motor, o que pode travar os pistões, danificando-os seriamente, além disso itens elétricos podem ser danificados de modo permanente devido a curto circuitos quando em contato com a água.