sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Atenção na estrada e chuvas exigem cuidados extras com o carro

Estar atento à necessidade da manutenção preventiva antes da viagem no feriado prolongado torna-se ainda mais importante ao considerarmos dois fatores: este verão está sendo um dos mais chuvosos dos últimos anos.

Segundo Eliel Bartels, supervisor técnico da DPaschoal, neste período do ano aumenta em 70% a incidência de atendimentos a problemas como pneus em más condições de uso e óleo vencido, que poderiam ser facilmente evitados. “Os veículos são muito demandados por uma viagem. Peças próximas do ponto de fadiga podem não resistir”, explica Bartels.

- Publicidade -

Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais e sua revisão pode ser gratuita:

Para minimizar as chances de colisão por falha mecânica, o ideal é checar as condições do sistema de freios. Não são somente as condições das pastilhas e do fluído de freio que devem ser conferidos, mas cerca de 20 componentes que, juntos, garantem a segurança dos motoristas.

Checar as condições do pneu. Neste caso, o indicativo é a profundidade do desenho da banda de rodagem. Quanto mais raso o sulco, menor a aderência ao solo: sem ranhuras, o pneu não agarra e a água não escoa, o que eleva a as chances de aquaplanagem e perda de direção quando o motorista precisa frear o veículo.

- Publicidade -

Verificar as palhetas que limpam o pára-brisa. Peças em más condições podem diminuir a visibilidade do condutor no momento em que ele mais precisa: em dias de grande chuva.

· Como o motor é muito exigido em uma viagem, deve-se conferir se os níveis da água e do óleo estão de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade nestas ocasiões. Além disso, sob condições extremas, como em uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor chega a fundir. Óleos muito antigos também podem prejudicar o desempenho do motor.

Calibrar todos os pneus, inclusive o estepe. Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita no início da viagem, com os pneus ainda frios.

- Publicidade -

· Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para dirigir com tranqüilidade. A suspensão também deve ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se estes pontos não estiverem em ordem. Isso sem falar no desconforto que as suspensões em más condições podem causar nos passageiros.

· Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.

· Checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.

Além destes cuidados, o motorista que circula nas cidades deve estar atento aos perigos nas ruas alagadas pelas chuvas:

· Evitar aquaplanagem – não freiar o carro caso sinta ter perdido o contato com o solo em ruas com um volume maior de água. Deixando de acelerar, o motorista reduz a velocidade e retoma este contato, ao passo que, freando, o carro desliza sobre a água, podendo provocar colisões.

· Evitar entrar com o carro em áreas alagadas – há risco de entrada de água no motor, o que pode travar os pistões, danificando-os seriamente, além disso itens elétricos podem ser danificados de modo permanente devido a curto circuitos quando em contato com a água.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão