Grande parte do conforto ao dirigir e da robustez de um veículo está diretamente relacionada à utilização de uma plataforma avançada, que se beneficia das melhores soluções de engenharia
Este é o caso do Logan, que começa a ser produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), cuja plataforma foi projetada a partir da plataforma “B”, da Aliança Renault-Nissan.
Esta plataforma foi escolhida pela equipe de engenharia da Renault para o desenvolvimento do Logan, já que ela se encaixava perfeitamente numa das principais propostas quando da criação do carro, que era a de atender às exigências de rodagem dos mais variados mercados, priorizando robustez e a redução dos níveis de ruídos internos.
A plataforma utilizada pelo Logan apresenta alto grau de rigidez torcional. Esse importante atributo, que vem sendo bastante reconhecido em todos os mercados onde o Logan é comercializado atualmente, está diretamente ligado à robutez e à redução da ocorrência de falhas mecânicas.
Outra importante característica da plataforma do Logan é a moldagem de alguns componentes em peça única, como o painel de instrumentos, por exemplo.
Essa ação dispensa a necessidade de ajustes posteriores e elimina as folgas entre os componentes da carroceria, o que contribui para a redução dos níveis de ruídos internos.
Prova desses atributos é a escolha do Logan, pela conceituada revista francesa “l’Automobile Magazine”, como referência de qualidade e confiabilidade no segmento de veículos “compactos”.
De acordo com a revista, o modelo da Renault é “indestrutível!”, devido à sua “robustez, boa qualidade de fabricação e a grande confiabilidade do conjunto mecânico e da parte eletrônica”.
A segurança é outra característica positiva da plataforma do Logan. A carroceria, como em todo projeto moderno, conta com zonas de deformação programada para preservar o compartimento dos passageiros em caso de colisão.
Além disso, o Logan é equipado com um conjunto de suspensões dianteira e traseira que garantem uma condução segura independentemente do tipo de piso, além de um sistema de freio bem dimensionado, que possibilita ao modelo uma frenagem segura, percorrendo curtas distâncias.