domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Logan conta com uma das plataformas mais robustas do mercado mundial

Grande parte do conforto ao dirigir e da robustez de um veículo está diretamente relacionada à utilização de uma plataforma avançada, que se beneficia das melhores soluções de engenharia

Este é o caso do Logan, que começa a ser produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), cuja plataforma foi projetada a partir da plataforma “B”, da Aliança Renault-Nissan.

- Publicidade -

Esta plataforma foi escolhida pela equipe de engenharia da Renault para o desenvolvimento do Logan, já que ela se encaixava perfeitamente numa das principais propostas quando da criação do carro, que era a de atender às exigências de rodagem dos mais variados mercados, priorizando robustez e a redução dos níveis de ruídos internos.

A plataforma utilizada pelo Logan apresenta alto grau de rigidez torcional. Esse importante atributo, que vem sendo bastante reconhecido em todos os mercados onde o Logan é comercializado atualmente, está diretamente ligado à robutez e à redução da ocorrência de falhas mecânicas.

Outra importante característica da plataforma do Logan é a moldagem de alguns componentes em peça única, como o painel de instrumentos, por exemplo.

- Publicidade -

Essa ação dispensa a necessidade de ajustes posteriores e elimina as folgas entre os componentes da carroceria, o que contribui para a redução dos níveis de ruídos internos.

Prova desses atributos é a escolha do Logan, pela conceituada revista francesa “l’Automobile Magazine”, como referência de qualidade e confiabilidade no segmento de veículos “compactos”.

De acordo com a revista, o modelo da Renault é “indestrutível!”, devido à sua “robustez, boa qualidade de fabricação e a grande confiabilidade do conjunto mecânico e da parte eletrônica”.

- Publicidade -

A segurança é outra característica positiva da plataforma do Logan. A carroceria, como em todo projeto moderno, conta com zonas de deformação programada para preservar o compartimento dos passageiros em caso de colisão.

Além disso, o Logan é equipado com um conjunto de suspensões dianteira e traseira que garantem uma condução segura independentemente do tipo de piso, além de um sistema de freio bem dimensionado, que possibilita ao modelo uma frenagem segura, percorrendo curtas distâncias.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão