Com o objetivo de apontar ao consumidor e às companhias de seguros o que implica ter um carro na versão “fora-de-estrada” quando se trata de pagar por um reparo, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou um estudo baseado na análise das peças diferentes entre as duas versões, levando em consideração os dados de ensaios de impacto realizados no centro de pesquisa.
De acordo com as análises realizadas, o custo total de reparo de um veículo na versão “fora-de-estrada” pode ter um acréscimo de até 53,77%, dependendo das características do modelo e de sua gama de acessórios.
Como conseqüência da elevação do custo de reparo desses modelos, o valor do CAR Group das versões “fora-de-estrada” também sofre alteração.
CAR Group é o ranking desenvolvido pelo CESVI BRASIL que classifica os modelos de veículos de acordo com sua facilidade e custo de reparo.
Numa escala de 10 a 60, quanto menor a classificação, melhores são a facilidade e o custo do trabalho de reparação.
Outro ponto a se destacar entre os resultados do estudo é que o custo da cesta básica de um veículo na versão “fora-de-estrada” pode chegar a um valor 56% superior ao de sua versão convencional.
Isto ocorre, principalmente, porque os “fora-de-estrada”, em muitos exemplos, têm acessórios incorporados a suas peças mais sinistradas.
Exemplos: anteparo do pára-choque, farol auxiliar, estribo lateral, suporte do estepe, moldura do estepe, pára-choque de impulsão (quebra-mato), entre outros.
Antes de optar pela aquisição da versão “fora-de-estrada” de um modelo, o consumidor precisa estar consciente desses acréscimos, que podem ter forte impacto nas despesas envolvidas em um eventual reparo.
Confira os valores – Para conferir os detalhes nas diferenças dos custos do reparo, da cesta básica e do CAR Group entre nove modelos de veículos e suas versões “fora-de-estrada”, acesse o link: CESVI BRASIL
Os veículos analisados foram os seguintes: C3 e C3 XTR, Doblò e Doblò Adventure, Idea e Idea Adventure, Palio Weekend e Palio Adventure, Strada e Strada Adventure, Fiesta e Fiesta Trail, Celta e Celta Off-Road, Scénic e Scénic Sportway, Fox e CrossFox
Cesta básica de peças do fora-de-estrada pode custar até 56% a mais que a de sua versão básica – Exemplos: anteparo do pára-choque, farol auxiliar, estribo lateral, suporte do estepe, moldura do estepe, pára-choque de impulsão (quebra-mato), entre outros.
Antes de optar pela aquisição de um modelo fora-de-estrada, o consumidor precisa estar consciente desses acréscimos, que podem ter forte impacto nas despesas envolvidas em um eventual reparo.
Uma nova cesta básica – Para as versões convencionais, a cesta básica de funilaria possui 15 itens, que se referem às peças mais afetadas em colisões.
Para as versões fora-de-estrada, o número de peças da cesta básica aumenta devido às peças adjacentes que são incorporadas, como por exemplo: o pára-choque de impulsão, que está localizado antes do pára-choque traseiro; o estribo, que se localiza antes da porta; o suporte do estepe, que é fixado na tampa traseira em alguns casos.