A Iveco reuniu a imprensa especializada para confirmar o bom momento que atravessa no mercado brasileiro e reafirmar sua presença com lançamentos de produtos e ampliação das atividades.
Desde 1997 no Brasil, a fabricante vem trilhando um caminho de forte crescimento. A nova estrutura na América do Sul, que tem na direção América do Sul Márcio Querichelli, conquistou alta de 30% nas vendas em um mercado que teve queda de 11% em 2020.
Em 2021 não é diferente. Até junho o crescimento da marca é próximo de 71% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O mercado atingiu crescimento médio de 50% no mesmo período.
Além do forte crescimento das vendas, a marca reage ao mercado demonstrando sua posição de compromisso local com a contratação de 800 novos colaboradores e expansão da rede de concessionárias com 12 novas lojas pelo Brasil, chegando ao número de 80 pontos de atendimento espalhados pelo Brasil e previsão de 100 pontos até o final do ano.
A partir de 2022 a Iveco assume um novo papel de maior fortalecimento. Uma nova empresa será composta pelas marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT.
“Esse é um passo muito importante para nossa operação na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza de que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, conclui Querichelli.
Lançamentos – Durante a coletiva de imprensa a Iveco soltou algumas informações das novidades que vão chegar no mercado brasileiro. Até o final do ano é possível o lançamento de um novo chassi para ônibus no segmento de fretamento e urbano.
O novo Daily Euro 6 de 3,5 toneladas de PBT também está no planejamento de 2022 para atender o setor de transporte urbano de cargas.
2022 também será a vez da Iveco lançar em nosso mercado os caminhões Hi-Way movidos a gás natural (GNV) conforme os modelos que já oferece na Europa.
Considerando um cenário mais positivo na infraestrutura, a Iveco acredita também nos modelos eletrificados para nosso mercado após os lançamentos dos motores Euro 6 e caminhões GNV.
Tector Auto-Shift Coletor – E a coletiva da Iveco não poderia terminar sem antes apresentar mais uma novidade: o Iveco Tector Auto-Shift Coletor.
O caminhão tem a assinatura da consagrada linha Tector e se destaca por ser o único da categoria de coleta de resíduos com transmissão automatizada.
Esse novo câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos recebendo uma série de reforços e modificações pensando na robustez necessária para esta severa missão.
Dentre as modificações, destaque para os reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem aumentando a força do conjunto da nova transmissão automatizada.
O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca.
Uma das funções mais utilizadas nesse tipo de operação é o Hill-Holder, item de série no produto, que garante a partida do veículo com segurança em ladeiras.
Por meio de sistemas eletrônicos, quando o motorista tira o pé do pedal de freio o veículo automaticamente mantém o sistema de freio ativo, e assim que o pedal do acelerador é acionado, o veículo encontra a rotação e o torque ideal do motor e libera o sistema de freio para uma partida em segurança para o motorista e sua equipe.
Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, para a sociedade e para a sustentabilidade.
“Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor. Além da parte comercial, estamos colaborando para que esse tipo de operação seja mais eficaz, segura e rentável e proporciona benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o meio ambiente.”
O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque.
Disponível em duas configurações de entre eixos, para aplicações 4×2 e 6×2. O modelo nasceu ‘na rua’, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente.
Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana.
Outro ponto interessante é que a transmissão vem com duas marchas ré. Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o “modo manobra” que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais. Destacou Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da Iveco.
Destaque ainda para o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão.
Para complementar, o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas. Jordão ressalta que o Tector Auto-Shift Coletor está preparado para atender ao mercado de coleta de resíduos com capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos sendo este último na versão 6×2 pusher.
O Iveco Tector Auto-Shift Coletor vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais.