Na Europa, as montadoras aumentaram a economia de combustível com motores menores e o uso de turbocompressores, os quais são utilizados em todos os motores diesel e proporcionam um desempenho 30% maior.
Os turbocompressores também podem ser usados em motores a gasolina, baseando-se nas aplicações dos motores a diesel de injeção direta, como os que têm sido fornecidos pela BorgWarner à Porsche.
Assim, nos motores a gasolina de injeção direta (GDI) e turbina de geometria variável (VTG), a tecnologia dos turbos pode ser adaptada – com um ganho em eficiência de 15 a 20%.
Outro produto BorgWarner que faz sucesso na Europa é a embreagem dupla DualTronic, que combina as transmissões manual e automática com uma economia de 5 a 15% de combustível.
Fugir da dependência de petróleo importado e economizar na bomba de combustível é o desejo de todos. Os Estados Unidos, por exemplo, pretendem que, até 2017, seus veículos leves façam uma média superior a 14 km por litro.
Já na Europa e Japão, os objetivos são mais ambiciosos: 21 km por litro. E estas metas podem ser alcançadas com a tecnologia BorgWarner já existente.