domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Os turbocompressores e a economia de combustível

Na Europa, as montadoras aumentaram a economia de combustível com motores menores e o uso de turbocompressores, os quais são utilizados em todos os motores diesel e proporcionam um desempenho 30% maior.

Os turbocompressores também podem ser usados em motores a gasolina, baseando-se nas aplicações dos motores a diesel de injeção direta, como os que têm sido fornecidos pela BorgWarner à Porsche.

- Publicidade -

Assim, nos motores a gasolina de injeção direta (GDI) e turbina de geometria variável (VTG), a tecnologia dos turbos pode ser adaptada – com um ganho em eficiência de 15 a 20%.

Outro produto BorgWarner que faz sucesso na Europa é a embreagem dupla DualTronic, que combina as transmissões manual e automática com uma economia de 5 a 15% de combustível.

Fugir da dependência de petróleo importado e economizar na bomba de combustível é o desejo de todos. Os Estados Unidos, por exemplo, pretendem que, até 2017, seus veículos leves façam uma média superior a 14 km por litro.

- Publicidade -

Já na Europa e Japão, os objetivos são mais ambiciosos: 21 km por litro. E estas metas podem ser alcançadas com a tecnologia BorgWarner já existente.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão