Em cooperação com a Freudenberg, Flixbus e a ONG do clima Atmosfair, a ZF está participando de um projeto de tecnologia de célula de combustível.
O objetivo do projeto “HyFleet” é desenhar e testar um ônibus movido exclusivamente a eletricidade.
O projeto está programado para funcionar por três anos e visa identificar descobertas importantes para o design ideal de células de combustível em ônibus.
“O amplo portfólio de tecnologia da ZF e o conhecimento da linha de transmissões eletrificadas, bem como os sistemas associados, já estão facilitando a transição dos fabricantes de veículos para a e-mobilidade. No futuro, a célula de combustível terá um papel importante na mobilidade elétrica de veículos comerciais pesados devido ao seu alcance e tempos de reabastecimento rápidos,” disse Wilhelm Rehm, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por tecnologia de veículos comerciais e sistemas de controle.
“Sempre buscamos a eletrificação com uma abordagem de mente aberta para a tecnologia – a célula de combustível também desempenhou um papel importante como uma solução na direção para nós desde o início”.
“A Freudenberg contribuirá para o projeto com suas décadas de experiência em células de combustível em nível de componente e sistema” explica Claus Möhlenkamp, CEO da Freudenberg Sealing Technologies.
“Queremos aumentar significativamente a durabilidade e a eficiência da tecnologia e, assim, definir padrões para o custo total de propriedade.”
Célula de combustível: o caminho para a eletrificação de veículos comerciais pesados – O estudo da viabilidade tornará mais fácil no futuro projetar de forma otimizada a célula de combustível para veículos comerciais.
Especificamente, isso envolve o respectivo dimensionamento da bateria e da célula de combustível, o conceito de refrigeração do sistema e os picos de carga a serem considerados na operação do sistema de acionamento.
Neste contexto, a ZF está contribuindo com sua experiência para a condução de veículos comerciais puramente elétricos – incluindo potência eletrônica e controle baseado em software de todos os consumidores de energia.
A parceria também se beneficia do conhecimento do GRUPO ZF em vários projetos de mobilidade eletrônica em série para veículos comerciais.
O ministério federal dos transportes e infraestrutura digital da Alemanha já forneceu uma carta de intenção não vinculativa para financiar o projeto.
O consórcio é gerenciado pela “Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems GmbH”, uma subsidiaria Freudenberg Sealing Technologies; outros parceiros são provedores da mobilidade Flixbus and the climate protection organization Atmosfair.
O foco do projeto “HyFleet” é no benefício prático da célula de combustível.
Além da eficiência da energia da unidade, isso também inclui características de direção e manuseio, por exemplo em reabastecimento de hidrogênio.
Em complemento ao projeto HyFleet, a ZF e Freudenberg estão juntos investigando outras aplicações para o desenvolvimento da solução de célula de combustível para a mobilidade e para uso industrial.