Exclusiva tecnologia Ecoproject utiliza plástico reciclado e sisal na composição de peças internas
Os Ford Ka Beauty & Beast, dois carros show apresentados no estande da Ford durante o 25° Salão do Automóvel de São Paulo, são os primeiros no Brasil a receberem peças plásticas feitas com material reciclado e fibra de sisal.
Resultado de quatro anos de pesquisa, a utilização desses materiais será realidade para os veículos Ford em futuro não tão distante.
A companhia entrou com pedido de patente da tecnologia desenvolvida no Brasil que utiliza polipropileno reciclado e fibra de sisal para a confecção de peças plásticas injetadas ou moldadas.
Conhecido como Ecoproject, a nova tecnologia é resultado do maciço investimento da Ford no Centro de Desenvolvimento de Produtos em Camaçari, BA. Nessa mesma linha outras novidades estão em gestação nos laboratórios do Centro de Desenvolvimento.
As peças plásticas são confeccionadas com 50% de poliproleno (pp) reciclado, 30% de fibra de sisal e 20% de pp virgem.
Uma das preocupações que motivou o projeto foi o de reduzir a dependência de materiais que causam impacto no meio ambiente, bem como minimizar o impacto da volatilidade do preços do barril de petróleo, de onde é extraído o polipropileno virgem.
A contrapartida social com a possibilidade de utilizar matéria-prima vegetal originada em regiões de baixa geração de renda é outro benefício do projeto.
A Ford contou com a parceria da Universidade Federal de São Carlos durante todo o desenvolvimento dessas matérias-primas, bem como da tecnologia utilizada no processo de injeção nos moldes das peças do interior do veículo.
O Ecoproject propiciará redução do custo de produção por utilizar material natural e reciclado.
Além disso, as peças são mais resistentes e leves, diminuindo o peso total do veículo e influenciando positivamente no consumo de combustível, de acordo com Celso Duarte, supervisor de desenvolvimento de produto: “Conseguimos reduzir em 10% o peso, com melhoria das propriedades mecânicas, ou seja, a qualidade da peça”.
Painel das portas, console central, porta-pacotes (ou tampa do porta-malas) e o acabamento interno do teto deverão ser feitos no futuro com sisal e pp reciclado. Tomando como base um Ford Ka, seu interior possui atualmente até 100 kg de polipropileno virgem.
A aplicação da nova tecnologia reduzirá a necessidade desse material derivado de petróleo. Com o desenvolvimento do projeto a Ford buscará ampliar a aplicação dessa tecnologia no veículo.
A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária até a formação do produto final;
Materiais em pp utilizados na reciclagem: tampinhas de garrafa PET, resíduos industriais, copinho plástico, alguns resíduos e utensílios hospitalares;
Exigência internacional: a partir de 2010 os mercados europeu e americano exigirão que seus veículos tenham 70% de partes recicláveis;
O que é o Sisal?
O sisal (gênero Agave spp. L., família Agavaceae) é uma planta utilizada para fins comerciais. É cultivada em regiões semi-áridas. No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia.
É a fibra vegetal mais dura que existe;
É uma planta resistente à aridez e ao sol intenso do sertão nordestino;
As fibras podem ser utilizadas na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro;
Uma fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural;
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de sisal do mundo e a Bahia é responsável por 80% da produção da fibra nacional.