A nova Ducati Multistrada V4S, sucesso em todo mundo, chega ao mercado nacional equipada com diversos sistemas de assistência ao motociclista da Bosch.
A parceria internacional, que completa mais de uma década, começou com a implementação do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) na Ducati Multistrada 1200.
Num patamar ainda mais elevado, a parceria entre as duas marcas avança no quesito segurança e conforto com a implementação de sistemas como o Controle de Estabilidade para motos (MSC), Radar dianteiro e traseiro com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Sistema de Detecção de Ponto Cego.
O Controle de Estabilidade para motos (MSC) é o primeiro sistema de segurança completo para veículos de duas rodas do mundo.
Com o monitoramento dos parâmetros da moto, como o ângulo de inclinação, a tecnologia pode fazer ajustes instantâneos, intervindo nas frenagens e acelerações, proporcionando assim uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada.
Dessa forma, o sistema da Bosch pode impedir que as rodas travem, deslizem ou que a moto assuma uma posição vertical durante uma frenagem em curvas, situação que causa a maioria dos acidentes com motocicletas.
A Ducati Multistrada V4S é a primeira motocicleta do mundo equipada com radar dianteiro e traseiro, com sistemas Adaptive Cruise Control (ACC) responsável por manter a velocidade e a distância correta do veículo à frente de acordo com o fluxo do tráfego, tem seu funcionamento baseado na emissão e recepção de ondas de rádio.
O sistema funciona com alta eficiência mesmo em condições climáticas e de iluminação adversas, como neblina e à noite, garantindo a segurança do motorista e passageiros.
O ACC ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância necessária e segura do veículo à frente.
Além disso, a tecnologia não apenas oferece mais conforto ao condutor, como também permite que ele se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso.
Jáo sistema de Blind Spot Detection vigia todas as direções de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança.
O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade.
Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia envia um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta.