sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mulheres brasileiras despertam interesse na Fórmula 1

Assim como a popularidade da Fórmula 1 cresce entre as mulheres, o esporte também ganha apelo como mercado de trabalho

Em uma pesquisa encomendada por Shell V-Power, o combustível por trás da equipe de Fórmula 1 Ferrari, inacreditáveis 78% das mulheres brasileiras mostraram interesse na Fórmula 1.

- Publicidade -

De todas as entrevistadas, 35% das fãs mulheres se descrevem como fanáticas ou muito interessadas, e 51% afirmam que agora estão mais interessadas no esporte do que há cinco anos.

A Fórmula 1 claramente tem uma forte reputação entre as mulheres brasileiras, as emoções e a excitação (78%) e as habilidades dos pilotos (39%) são os elementos que mais atraem o público feminino.

E 34% admitem que o glamour crescente do esporte é um dos fatores que aumentam seu apelo

- Publicidade -

Enquanto a indústria do automobilismo emprega predominantemente homens, as mulheres brasileiras fãs de Fórmula 1 mostram ter também interesse profissional na categoria.

A pesquisa aponta que quase 25% das mulheres brasileiras que gostam de F1 teriam interesse também em trabalhar com o esporte (73%).

A oportunidade de viajar é uma das principais razões, citada por 52% das mulheres brasileiras, mas parece que o amor pela direção é também um fator significativo: 83% destas mulheres dirigem regularmente, das quais 82% realmente gostam de dirigir.

- Publicidade -

Em termos de comparação, entre as interessadas por Fórmula 1, o esporte é mais popular que o futebol, com 49% afirmando que a Fórmula 1 é o esporte de que elas gostam mais, comparadas com 39% que optaram pelo futebol.

Já não causa surpresa o fato de a Ferrari ser a escuderia mais popular entre as mulheres, com 65% de torcedoras. E também não é surpreendente que Felipe Massa seja o piloto favorito da maioria das mulheres (70%).

O interesse delas vai além de uma torcida passiva – 96% gostariam de ver uma piloto mulher no circuito e 50% das mulheres até mesmo estariam dispostas a aceitar o desafio de ser a primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1.

A pesquisa também destaca que as mulheres interessadas pelo esporte também estão se tornando mais conhecedoras sobre a manutenção e performance de seus carros, com 63% afirmando que usam combustíveis premium como Shell V-Power e 2/3 delas usam o combustível freqüentemente.

Shell V-Power é um combustível especialmente desenvolvido com Friction Modification Technology (FMT), tecnologia de redução de atrito, criada para melhorar o desempenho do motor, além de limpar depósitos, ajudando na manutenção.

A maioria das mulheres (64%) com interesse profissional na Fórmula 1 gostaria de trabalhar na área de Relações Públicas e Marketing.

Apesar de um bom entendimento sobre as oportunidades profissionais do mundo da Fórmula 1, a grande maioria das brasileiras fãs do esporte (57%) não sabem de nenhuma oportunidade em aberto ou de que forma poderiam ter acesso às vagas.

Como Gerente de Tecnologia da Shell para a Ferrari, Lisa Lilley fez seu nome como uma das poucas mulheres que conseguiram se estabelecer em uma atividade técnica voltada para o mundo dos Grandes Prêmios.

“É ótimo ver tanto interesse em trabalhar na Fórmula 1 entre as mulheres brasileiras”, afirma.

“Historicamente, o esporte tem empregado muito mais homens do que mulheres, mas é visível o crescimento do interesse feminino e eu tenho certeza de que daqui a alguns anos chegaremos ao equilíbrio”.

“A melhor coisa para mim sobre a Fórmula 1 é trabalhar em uma equipe que compartilha uma paixão – o espírito da equipe Shell Ferrari é muito forte e eu ainda me sinto atônita por fazer parte disso”, continua Lisa, desconstruindo o mito de que é difícil trabalhar em uma profissão dominada por homens.

“Quando você encontra uma equipe como a Ferrari e trabalha em uma tarefa técnica, você pode provar que realmente é capaz e conquistar o respeito de seus colegas. Ser uma mulher não te leva a conquistar este respeito mais rápido, nem mais devagar.”

Notas dos editores: 732 entrevistas online foram realizadas no Brasil com mulheres com mais de 18 anos para explorar seu interesse na F1.

69% expressaram um interesse na Fórmula 1 (503), as quais foram entrevistadas sobre suas atitudes relativas ao esporte.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008