A Toyota bateu, em 2009, mais um recorde histórico de vendas no Brasil, quando comercializou 93.486 unidades, superando o resultado do ano anterior em 16% (83.884 unidades).
É a primeira vez que a montadora ultrapassa a marca de 90.000 unidades emplacadas no país. A Toyota tem, atualmente, 3% de participação no mercado nacional de automóveis.
O principal destaque da Toyota em 2009 foi o Corolla. Com 54.603 unidades comercializadas, o modelo superou as vendas de 2008 em 20% (45.642 unidades).
Apenas em dezembro do ano passado, foram emplacadas 7.008 unidades do Corolla, o que representou o melhor mês de vendas do sedã em sua história no País.
O Corolla, que, a partir do lançamento da nona geração, em 2002, liderou o seu segmento por cinco anos consecutivos (de 2002 a 2006), reassumiu no ano passado a primeira posição entre os sedãs médios, prova do sucesso da décima geração, apresentada em 2008.
A Hilux também teve participação fundamental no recorde de vendas da Toyota. Foram vendidas 30.995 unidades da picape no ano passado, contra 21.728 unidades do modelo comercializadas em 2008, o que significou crescimento de 43%.
De todas as unidades emplacadas da Hilux em 2009, 2.437 unidades se referem à versão gasolina, lançada em outubro de 2008 e que, no ano passado, ganhou uma versão com câmbio automático. A Hilux é líder do segmento de picapes com motores a diesel, com 37% de participação.
O utilitário esportivo SW4 que, neste ano, além da consagrada motorização diesel, passou a contar com duas versões a gasolina – uma com motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros e outra com motor V6 – também teve papel importante nos resultados da Toyota, somando vendas de 5.809 unidades no ano.
O SW4 mantém sua forte liderança no segmento de utilitários esportivos médios, quando consideradas as versões a diesel, com 40% de participação.
Em 2009, enquanto o mercado total de automóveis cresceu 11%, a Toyota ampliou suas vendas em 16%, ou seja, 5% acima.
Esse resultado reflete o grande comprometimento da marca com o país. Nos últimos 10 anos, a Toyota investiu no Brasil aproximadamente US$ 900 milhões.
Durante esse período, a produção da planta de Indaiatuba cresceu de 16.000 unidades por ano para 70.000 unidades por ano (+ 337%).
No ano 2000, a Toyota do Brasil tinha 916 colaboradores, enquanto hoje são 3.300 colaboradores (+ 260%).
Já as vendas cresceram, desde a instalação de Indaiatuba, em 1998, até hoje 460% (de 16.092 unidades, em 1998, para 93.486 unidades no encerramento de 2009).