sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Toyota registra mais um recorde de vendas em 2009

A Toyota bateu, em 2009, mais um recorde histórico de vendas no Brasil, quando comercializou 93.486 unidades, superando o resultado do ano anterior em 16% (83.884 unidades).

- Publicidade -

É a primeira vez que a montadora ultrapassa a marca de 90.000 unidades emplacadas no país. A Toyota tem, atualmente, 3% de participação no mercado nacional de automóveis.

O principal destaque da Toyota em 2009 foi o Corolla. Com 54.603 unidades comercializadas, o modelo superou as vendas de 2008 em 20% (45.642 unidades).

- Publicidade -

Apenas em dezembro do ano passado, foram emplacadas 7.008 unidades do Corolla, o que representou o melhor mês de vendas do sedã em sua história no País.

O Corolla, que, a partir do lançamento da nona geração, em 2002, liderou o seu segmento por cinco anos consecutivos (de 2002 a 2006), reassumiu no ano passado a primeira posição entre os sedãs médios, prova do sucesso da décima geração, apresentada em 2008.

A Hilux também teve participação fundamental no recorde de vendas da Toyota. Foram vendidas 30.995 unidades da picape no ano passado, contra 21.728 unidades do modelo comercializadas em 2008, o que significou crescimento de 43%.

- Publicidade -

De todas as unidades emplacadas da Hilux em 2009, 2.437 unidades se referem à versão gasolina, lançada em outubro de 2008 e que, no ano passado, ganhou uma versão com câmbio automático. A Hilux é líder do segmento de picapes com motores a diesel, com 37% de participação.

O utilitário esportivo SW4 que, neste ano, além da consagrada motorização diesel, passou a contar com duas versões a gasolina – uma com motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros e outra com motor V6 – também teve papel importante nos resultados da Toyota, somando vendas de 5.809 unidades no ano.

O SW4 mantém sua forte liderança no segmento de utilitários esportivos médios, quando consideradas as versões a diesel, com 40% de participação.

Em 2009, enquanto o mercado total de automóveis cresceu 11%, a Toyota ampliou suas vendas em 16%, ou seja, 5% acima.

Esse resultado reflete o grande comprometimento da marca com o país. Nos últimos 10 anos, a Toyota investiu no Brasil aproximadamente US$ 900 milhões.

Durante esse período, a produção da planta de Indaiatuba cresceu de 16.000 unidades por ano para 70.000 unidades por ano (+ 337%).

No ano 2000, a Toyota do Brasil tinha 916 colaboradores, enquanto hoje são 3.300 colaboradores (+ 260%).

Já as vendas cresceram, desde a instalação de Indaiatuba, em 1998, até hoje 460% (de 16.092 unidades, em 1998, para 93.486 unidades no encerramento de 2009).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança