A Volvo Caminhões é a primeira no mundo a usar aço sem fóssil em seus caminhões. O aço será usado primeiramente nos trilhos do chassi do caminhão.
O aço da SSAB é produzido com uma tecnologia completamente nova, baseada em hidrogênio. O resultado é um impacto climático muito menor do que o aço produzido convencionalmente. A introdução em pequena escala do aço nos caminhões elétricos pesados da Volvo começará no terceiro trimestre de 2022.
“Vamos aumentar o uso de materiais isentos de fósseis em todos os nossos caminhões para torná-los net-zero não apenas em operação – mas também quando se trata dos materiais com os quais são construídos”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos, Volvo Caminhões.
O primeiro aço produzido com hidrogênio será usado nos trilhos do chassi do caminhão, a espinha dorsal do caminhão sobre a qual todos os outros componentes principais são montados. À medida que a disponibilidade de aço livre de fósseis aumenta, ele também será introduzido em outras partes do caminhão.
90% de um caminhão Volvo pode ser reciclado – Hoje, cerca de 30% dos materiais de um novo caminhão Volvo vêm de materiais reciclados. E até 90% do caminhão pode ser reciclado no final de sua vida útil.
“Estamos continuamente nos esforçando para minimizar ainda mais nossa pegada climática. Também estamos caminhando para uma maior circularidade tanto em nossas operações quanto em nossos caminhões”, diz Jessica Sandström.
O Grupo Volvo está colaborando com a SSAB em aço livre de fósseis desde 2021. A primeira máquina, um transportador de carga feito de aço livre de fósseis, foi apresentado em outubro de 2021. O aço livre de fósseis será um complemento importante para o aço tradicional e reciclado usado nos caminhões da Volvo.
A Volvo Caminhões está comprometida com o acordo de Paris e em atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040, o mais tardar.