Como parte do workshop, foi apresentada a tecnologia usada no Fusion Hybrid, próximo lançamento da Ford no segmento de veículos executivos e de luxo
CDs Mecânica Online®
Recife (PE) / São Paulo (SP) Reportagem | Mecânica Online® & Imprensa Ford
A Ford promoveu ontem, em São Paulo, o Workshop Ford de Eletrificação Veicular e Sustentabilidade, reunindo jornalistas e especialistas para falar sobre o desenvolvimento da tecnologia dos veículos híbridos e elétricos e as perspectivas de mudança da matriz energética usada no transporte, tanto no Brasil como no mundo.
O evento contou com a participação de Reginaldo Braga Arcuri, presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, João Fernando Gomes de Oliveira, presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, John Viera, diretor global de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Ford, e Eude de Oliveira, especialista em Eletrificação Veicular da Ford América do Sul.
“O objetivo do workshop foi reunir especialistas e dirigentes que estão conduzindo o tema de eletrificação nos veículos e discutir o avanço da tecnologia aplicada para a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, foi possível apresentar o avanço tecnológico da Ford nos veículos híbridos que representam a base desse novo caminho do setor automobilístico”, disse Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Governamentais e Comunicação da Ford.
Como parte do workshop, foi apresentada a tecnologia usada no Fusion Hybrid, próximo lançamento da Ford no segmento de veículos executivos e de luxo.
“A Ford será a primeira empresa a comercializar no Brasil um veículo totalmente híbrido, que é um dos automóveis mais vendidos nesse segmento nos Estados Unidos”, ressaltou Rogelio Golfarb.
Palestras – O workshop Ford contou com palestras técnicas com foco local e internacional, incluindo a visão atual da área governamental sobre a introdução dos veículos elétricos no País.
Reginaldo Arcuri, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, falou sobre os avanços recentes do Brasil na área política, financeira, alimentar e energética e destacou a necessidade de aumentar a competitividade da indústria automobilística nacional.
“Os veículos elétricos começam a criar uma massa crítica e a se viabilizar no mercado, como mostram os lançamentos no Salão de Paris 2010. A legislação é um importante indutor do desenvolvimento tecnológico. A Europa está na frente nessa área porque adotou a redução progressiva das emissões de CO2. O Brasil tem muitos pontos positivos, mas ainda precisa avançar nessa regulamentação.”
A necessidade de mudar o modelo atual de consumo global, que é insuficiente para repor os recursos renováveis do planeta, foi abordada por João de Oliveira, do IPT, um dos principais institutos de pesquisa do Brasil.
“A solução está na tecnologia. Estamos à beira da terceira revolução tecnológica no transporte. A primeira foi com Henry Ford, que popularizou o automóvel, a segunda foi a produção enxuta e a terceira é a eletrificação. Os veículos híbridos não são uma solução intermediária, tapa-buraco, até a chegada dos elétricos. Eles vão ser usados por muito tempo e casam perfeitamente com a tecnologia brasileira do Flex. Precisamos aproveitar a oportunidade que essa mudança de tecnologia oferece”, afirmou.
Mecânica Online®
Fusion Hybrid – Os motores a combustível, segundo os especialistas, continuarão a ser usados por muito tempo e o seu aperfeiçoamento é parte do caminho para a sustentabilidade.
“Um dos avanços nessa área é a tecnologia Ford EcoBoost, que consegue extrair de um bloco pequeno a potência de um motor grande”, disse John Viera, da Ford Mundial.
“Mas é preciso respeitar as necessidades dos consumidores e o tipo de energia disponível em cada região. Por isso, desenvolvemos motores diesel para a Europa, a gasolina para os Estados Unidos e flex para o Brasil nas nossas plataformas globais”.
Ele informou que os híbridos representam hoje 1% da produção da Ford e devem crescer para 10% a 25% em 2020.
“Ao mesmo tempo, investimos na economia e no uso de energias alternativas nas fábricas e na aplicação de novos materiais reciclados e renováveis nos veículos”.
Eude de Oliveira, da Ford América do Sul, explicou as diferentes tecnologias de veículos híbridos existentes hoje no mercado, os chamados “micro”, “medium” e “full” híbridos, e suas vantagens e desvantagens.
“A tecnologia ‘full-hybrid’, usada no Fusion Híbrido, é a que melhor atende as necessidades atuais, tanto em termos de potência e consumo como de autonomia. Ela oferece uma economia de cerca de 30% no combustível e a mesma versatilidade do carro a gasolina, sem depender do reabastecimento na rede elétrica”.
Mecânica Online®
Fusion Hybrid