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A Petrobras Distribuidora inaugurou no Rio de Janeiro, o Posto do Futuro Petrobras.
Numa parceria com a Intel, ele reúne as mais novas tecnologias de interatividade com o consumidor, capazes de prover uma experiência customizada nas atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços.
O Posto do Futuro também se destaca por uma estrutura inédita no País em eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Os presidentes da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, e da Intel Brasil, Fernando Martins, estiveram presentes no lançamento, entre outros representantes das empresas parceiras e autoridades.
Para José Lima de Andrade Neto, o Posto do Futuro é um desdobramento natural da vocação de inovação da BR:
“Acabamos de completar 40 anos de uma existência marcada desde seu início pela liderança de mercado, pela busca de novas oportunidades de negócios e pela excelência em produtos e serviços. A tecnologia de ponta aplicada neste posto sinaliza para onde vai o mercado, e é onde a Petrobras Distribuidora estará”.
Tecnologia – Sistemas inteligentes estão no coração do Posto do Futuro, que oferece ao consumidor um atendimento interativo personalizado, utilizando diversas tecnologias de processamento – de processadores embarcados de baixo consumo de energia (Intel Atom) a processadores de alto desempenho da 2ª geração da família Core.
Ao entrar no Posto do Futuro, e mediante cadastramento prévio, o automobilista terá seu veículo identificado por câmeras dotadas de capacidades de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia.
Isso permitirá um atendimento individualizado e ofertas como o melhor momento para realizar uma troca de óleo ou outros serviços periódicos.
Os recursos de ponta se estendem a outras áreas: Na loja de conveniência BR Mania, os clientes terão acesso a serviços interativos como jogos eletrônicos, a possibilidade de “postar” fotos em sites de mídias sociais e muito mais.
Já no Lubrax+, o consumidor terá ofertas de produtos e serviços mais adequados para seu perfil.
A tecnologia também está presente nos bastidores – como gerenciamento remoto e segurança digital pró-ativa, que garantirão a integridade dos sistemas inteligentes e a qualidade do atendimento digital personalizado ao consumidor.
Os dados dos clientes também serão tratados de forma totalmente segura, protegidos por avançados recursos de proteção.
“A parceria entre a BR e a Intel tem como objetivo construir um futuro sustentável, inteligente e eficiente para a indústria de serviços, modificando a experiência e aumentando a satisfação do consumidor por meio da aplicação de tecnologias de ponta”, comentou Fernando Martins, presidente da Intel Brasil.
“O Posto do Futuro, totalmente desenvolvido no Brasil, é um modelo para a indústria em todo o mundo e um exemplo da criatividade brasileira na aplicação de tecnologias de última geração.”
Sustentabilidade – O projeto do Posto do Futuro envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para rega, limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%.
O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.
A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.
A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.
Outros parceiros – A Cisco participa da iniciativa com o fornecimento de servidores, equipamentos de rede, infra-estrutura de wireless e tablets; a GE está presente no equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.
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Parceria entre Intel e Petrobras cria uma nova experiência – A Intel Brasil, a Petrobras e a BR Distribuidora uniram esforços no sentido de criar uma nova experiência para os clientes dos postos de combustível da rede BR.
O Posto do Futuro é o primeiro fruto de um acordo de intenção assinado pelas empresas em 2011, com o intuito de fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em território nacional.
O projeto foi desenvolvido conjuntamente, por engenheiros de todas as empresas envolvidas, de forma a utilizar as mais avançadas tecnologias de processamento da Intel para garantir uma experiência mais personalizada e completa aos clientes do posto.
Personalizando a experiência no posto de gasolina com a sinalização digital – Em muitos países da America do Sul, como Argentina, Brasil e Chile, os postos de gasolina normalmente oferecem serviço completo, o que significa que os frentistas abastecem o veículo e algumas vezes checam o óleo e limpam os vidros.
Sem nunca saírem de seus veículos, a maioria dos clientes apenas para no posto de gasolina e depois dirige para fora; poucas vezes eles descem para ir até a loja de conveniência ou visitam a oficina no local para a manutenção do carro, como uma troca de óleo.
A Petrobras, a terceira maior empresa de energia do mundo, queria criar uma experiência personalizada no posto de gasolina que incentivasse os clientes a comprarem mais produtos e participarem em seus programas orientados aos consumidores.
Com o auxílio da Intel, que trouxe tecnologia de ponta e recursos inovadores à disposição da Petrobras, nasceu o “Posto de Gasolina do Futuro”, ou GSOF (na sigla em inglês), que conta com sinalização digital interativa e com mídia de alta qualidade que alcança os clientes.
Reconhecendo os clientes – Quando os clientes chegam a um posto de gasolina inovador operado pela Petrobras, seus carros são reconhecidos pela leitura da placa ou pelo rótulo RFID incorporado, cadastrado no banco de dados do Programa de Prêmios aos Clientes.
Isso permite que o letreiro digital de 46 polegadas, posicionado acima do para-brisa, exiba conteúdo personalizado com base na informação demográfica do motorista armazenada em seus perfis.
Por exemplo, a sinalização digital exibe publicidade direcionada com base no sexo e na idade do motorista e alerta quando seus pontos de recompensa forem suficientes para trocar por uma bebida ou um lanche na loja de conveniência.
Da mesma forma, o letreiro digital informa os participantes sobre os programas da Petrobras, como o Fórmula Um, onde os motoristas competem formando equipes, e a equipe que fizer mais compras ganhas as entradas para a corrida.
Revitalizando a loja de conveniência – A Petrobras, juntamente com a Intel, criou um quiosque atraente e multipropósito projetado para atrair mais clientes para a loja de conveniência, chamada BR Mania.
Com uma tela de 65 polegadas, o quiosque permite que os clientes imprimam o caminho até seus destinos ou tirem uma foto em frente a vários fundos e as compartilhem usando email, SMS ou o Facebook.
Eles também podem se inscrever nos Programas de Prêmios aos Clientes, consultar suas contas e ler sobre os diversos programas e serviços da Petrobras, incluindo o popular Programa Cultural, cardápio de pratos quentes e serviços para a manutenção de veículos.
Desenvolvendo o posto de gasolina do futuro – Essa inovadora experiência no posto de gasolina é possível graças a inúmeras tecnologias da Intel®.
Os quiosques e os reprodutores de mídia que formam a sinalização digital são baseados nos poderosos e eficientes processadores Intel® Core™ i7 da 2ª geração, que entregam alta capacidade de processamento e eficiência energética, recurso essencial para o caráter sustentável do Posto do Futuro.
O quiosque possui um sensor que envia dados para um programa de análise anônimo, chamado Intel® AIM Suite (Audience Impression Metrics), que identifica o sexo e a idade dos clientes.
A informação permite que o quiosque exiba anúncios e notícias do interesse dos clientes.
Os sistemas também integram a Tecnologia Intel® Active Management (Intel® AMT), um avançado sistema de gerenciamento remoto que permite que os administradores de TI resolvam praticamente todos os problemas de software sem a necessidade da visita de um técnico ao local, tornando o Posto do Futuro mais eficiente e reduzindo custos com suporte técnico de TI.
Nissan LEAF também integra posto do futuro – O Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, é um dos protagonistas do projeto Posto do Futuro Petrobras, que foi inaugurado hoje (13), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
Fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Intel, o Posto do Futuro reúne as mais novas tecnologias em interatividade com o consumidor, eficiência energética e sustentabilidade ambiental aplicadas às atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços.
Grupo Zeppini também integra projeto – Ao entrar no posto é possível identificar uma estrutura em sua cobertura onde estão instalados painéis fotovoltaicos fornecidos pela Energia Z, divisão de negócios do Grupo Zeppini, utilizados para captar a luz do sol e transformá-la em energia que pode ser usada nas atividades do posto e principalmente no Ponto de Abastecimento de veículos híbridos e elétricos.
Na inauguração havia scooters, bicicletas e automóveis elétricos demonstrando o abastecimento, com tarifas previstas de R$ 5,00 a R$ 30,00.
Ainda considerando a eficiência energética para redução dos gastos com energia, o posto utiliza iluminação LED, tanto em sua cobertura como na indicação da pista.
“Os painéis fotovoltaicos instalados no Posto do Futuro permitem que praticamente toda energia utilizada nas atividades do posto seja gerada pela luz solar, além disso a utilização de iluminação LED permite máxima eficiência para o sistema de iluminação do posto, produzindo a mesma iluminação das lâmpadas convencionais, com um custo consideravelmente mais baixo” afirmou Paulo Rogério Fernandez, diretor executivo do Grupo Zeppini.
Já para área de abastecimento a Intel desenvolveu um sistema onde são utilizadas câmeras e sensores que identificam o cliente por meio da placa do carro, e em uma tela de LCD, ao lado da bomba de abastecimento, onde serão transmitidas informações sobre o abastecimento, promoções do programa BR Mania, além de notícias em geral de acordo com o perfil do cliente, que não precisa descer do carro para ter acesso a essas informações.
Além dessas novidades, o posto também utiliza uma linha completa de equipamentos de proteção ambiental de última geração, fornecidos pela Zeppini Ecoflex, entre eles o Sistema Separador de Água e Óleo na área de lavagem e nas ilhas de abastecimento, e também a recém-lançada Câmara de Calçada de 42” – SMC, equipamento que permite acesso aos equipamentos subterrâneos, priorizando a ergonomia e garantindo acabamento diferenciado para a pista do posto de combustível.
“Energia e água são dois importantes fatores que afetam os postos de combustíveis tanto no aspecto econômico como de sustentabilidade, o projeto é um exemplo de como aplicar tecnologias disponíveis para redução dos custos de operação, melhorando o desempenho das atividades pelo aspecto ambiental. Um ambiente agradável e interativo, como foi caracterizado pela BR no projeto ‘Posto do Futuro’ devem, sem dúvida alguma, proporcionar uma experiência totalmente nova aos usuários dos postos de serviços”, finaliza Paulo Rogério Fernandez, que esteve presente na inauguração do posto do futuro.
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