Um modelo saído diretamente das pistas de corrida. De edição numerada e exclusiva, a primeira unidade da Ducati Panigale SP foi entregue esta semana no Brasil.
Lançada em 2021, o modelo traz as iniciais “SP” (Sport Production) na sua carenagem, o que a caracteriza como uma moto superesportiva da Ducati.
Esta abreviação foi apresentada pela primeira vez na lendária Ducati 851, e identifica as versões que formaram a base de desenvolvimento das motos de competição utilizadas no Campeonato de Sport Production, precursor das atuais Superstock.
Mesmo hoje, na Ducati, o acrônimo “SP” é usado para reconhecer uma moto de produção com equipamento técnico específico que a torna ainda mais rápida em pista.
“Cada vez mais o cliente brasileiro demonstra interesse pelos modelos Ducati exclusivos, de edição numerada e até mesmo limitada. A Panigale SP é um exemplo de motocicleta de altíssima tecnologia, produzida numa escala menor na qual cada modelo sai com uma numeração de fábrica. Ou seja, o cliente da Ducati Panigale SP pode ter a certeza de que a sua moto é realmente única no mundo”, comenta Daniel Paixão, CEO da Ducati do Brasil.
Consistente com esta filosofia, a Panigale V4 SP difere da Panigale V4 MY21, no esquema de cores específico, na mesa usinada com o número de série da moto gravado, e nos equipamentos projetados para melhorar a sua performance dinâmica quando utilizada em pista.
O equipamento específico fornecido na Panigale V4 SP também torna possível reduzir o peso da moto em 1 kg em comparação com a Panigale V4 S, chegando a 173 kg (peso a seco).
Fascinante e puro, o esquema de cores “Winter Test” que caracteriza a moto é inspirado nas motos da Ducati Corse usadas nos testes de pré-temporada dos campeonatos de MotoGP e SBK.
O preto mate das carenagens, combinado com o preto mate do carbono nos aros e aletas, contrasta com os destaques em vermelho vivo e o brilho do alumínio escovado exposto no tanque, concedendo à moto uma imagem verdadeiramente profissional.
Graças ao seu equipamento técnico, a Panigale V4 SP é uma moto de frenagem extraordinária, tal como a leveza ao entrar em inclinação e a tendência para fechar a trajetória.
Um piloto amador na “SP” será mais rápido do que se estivesse pilotando a mais exigente versão “R”.
Eletrônica – A Panigale V4 SP está equipada com um pacote eletrônico top, baseado na utilização da plataforma inercial de 6 eixos da Bosch, que inclui controles para todas as fases da pilotagem. O equipamento eletrônico inclui:
• Bosch EVO Cornering ABS
• Ducati Traction Control EVO 3 (DTC EVO 3)
• Ducati Slide Control (DSC)
• Ducati Wheelie Control EVO (DWC EVO)
• Ducati Power Launch (DPL)
• Ducati Quick Shift up / down EVO 2 (DQS EVO 2)
• Engine Brake Control EVO (EBC EVO)
• Ducati Electronic Suspension EVO (DES EVO)
As duas unidades da Ducati Panigale V4 SP trazidas para o Brasil têm valor unitário comercializado em torno de R$ 550 mil.
Legenda: da esq. para a dir. – Wagner Bonorino (Ducati Florianópolis) e Daniel Paixão (CEO da Ducati do Brasil) com a Panigale SP número 1.099