O transporte rodoviário é a área mais prioritária para reduzir as emissões de CO2, de acordo com as principais empresas de comércio eletrônico e manufatura na Europa. Um novo relatório realizado pela Ipsos e Volvo Trucks mostra que as empresas estão dispostas a pagar mais por fornecedores de transporte com menores emissões de CO2.
A Volvo Trucks acredita que a eletrificação será o principal fator para os transportes rodoviários com zero emissões.
A empresa de pesquisa Ipsos, em nome da Volvo Trucks, entrevistou 100 grandes empresas de comércio eletrônico e manufatura em oito países europeus sobre sua demanda por transportes livres de combustíveis fósseis em compras futuras.
A grande maioria dessas empresas estabeleceu metas para reduzir sua pegada climática. 78% dos entrevistados dizem que estão dispostos a pagar mais por um fornecedor de transporte com pouca ou nenhuma emissão de CO2 e 85% estão dispostos a mudar de fornecedor de transporte se não atenderem aos seus requisitos.
A pesquisa também mostra uma conexão clara entre suas futuras oportunidades de negócios e opções de transporte livre de combustíveis fósseis. 60% das empresas acreditam que correm o risco de perder clientes nos próximos três anos se não puderem atender à demanda de seus consumidores por entregas com pouca ou nenhuma emissão de CO2.
“É muito positivo ver este grande impulso para transportes de caminhões livres de fósseis. Isso significa que veremos uma grande mudança na indústria nos próximos anos. Acreditamos que a eletrificação será o principal fator para os transportes rodoviários de emissão zero e estamos orgulhosos de já oferecer alternativas de caminhões totalmente elétricos para a maioria das tarefas. Tornar-se elétrico significa mais oportunidades de negócios”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A Volvo Trucks estabeleceu uma meta global de que, em 2030, 50% de todos os novos caminhões vendidos serão elétricos a bateria ou célula de combustível. A transição para o elétrico está sendo liderada pela Europa e América do Norte, onde as metas são ainda maiores. Por exemplo, na Europa, a ambição atualmente é de cerca de 70% para todos os novos caminhões vendidos em 2030.
Fatos sobre a pesquisa – A pesquisa foi realizada em junho de 2022 e incluiu entrevistas com 100 profissionais de nível sênior, normalmente responsáveis por compras, logística, gestão da cadeia de suprimentos e/ou sustentabilidade. Os países incluídos na pesquisa foram: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, Suécia e Noruega.