domingo, 12 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Duster, o olhar Renault sobre o EcoSport

Nome esquisito, inglês para carro romeno de marca francesa e a ser feito no Brasil, tem duas interpretações: guarda-pó ou fazedor de poeira.

Mas, seja lá qual o entendimento, esta denominação correspondente ao utilitário esportivo feito sobre a plataforma utilizada em Logan e Sandero, será intensamente divulgada pela Renault.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Afinal, não tem produto similar para perder vendas, e todo o clima que preparar servirá para forçar o aguardo ao seu produto.

Começou com pré-apresentação a restrito grupo de jornalistas, com transmissão em rede privada pela Internet e continuará com noticiário freqüente.

Dá para entender produto e interesse. No mercado brasileiro a presença dos pequenos utilitários esportivos, os SSUV, indica números de expansão chinesa: 1% no mercado em 2.000; 8% em 2011.

- Publicidade -

Ou, como visão, 280 mil veículos com esta morfologia serão vendidos neste ano no Brasil. Faixa altamente atrativa.

O Duster foca no EcoSport, melhor exemplo e ficha referencial no arquivo da Ford: nove anos de liderança, melhor lucratividade.

E se credencia indicando pontos superiores: maiores dimensões – 4,30m de comprimento; 1,80m de largura; porta malas quase duas vezes maior que o do Eco.

- Publicidade - Ofertas FIAT

E, considerando a ampla variedade de clientes, dos freqüentadores do liso estacionamento de shoppings aos que os utilizam em estradas ruins, deu-lhe características afins: dois motores, 2.0 e 1.6; tração nas duas ou em quatro rodas; maior altura, 221 mm de vão livre, montado sobre uma plataforma robusta, reforçada, a que permitiu a pioneira garantia de três anos a Logan e depois ao Sandero.

Discretos sorrisos franceses ao dizer que seu produto é um verdadeiro utilitário esportivo, capaz de andar em lugares desafiadores.

Historicamente a marca tem tradição no assunto, e recentemente, quando produzia o Scénic, chegou a estudar equipá-lo com tração 4×4, como em versão européia. O sistema adotado não é Renault, mas absorvido da Nissan, mais moderno.

A partir de novembro, quando lançá-lo, quer vender proporção superior de seu SSUV. O modelo é fundamental ao seu projeto de ascensão em querer ser a primeira mais vendida após as quatro pioneiras.

O modelo-ano 2012: começa antes, mais conteúdo, mesmo preço – Não se mexe em mercado onde montadoras e importadoras estão ganhando – e muito.

Por isto, sem investir para ter novidades, desnecessárias pois o mercado compra o que houver e a que preço for, e que em outras épocas seriam repelidos, impera a falta de criatividade, como se ocorresse uma combinação: 1 – anunciar neste ano os carros com numeral do próximo; 2 – agregar partes de outras versões ou opcionais; 3 – não corrigir preços. Nacionais e novidade estrangeira estão assim:

Linea – O Linea 2012 Fiat melhorou a versão de entrada Essence 1.8 16V, com opcional automatizador Dualogic para o câmbio – R$ 3 mil, incrementando o conteúdo, oferecendo segurança com freios ABS, duas almofadas de ar, e os confortos deste nível: computador de bordo, direção hidráulica, volante em couro, ar condicionado, trio elétrico, por R$ 56.700.

Acima, a Absolute com a mesma motorização e itens de tecnologia, ar condicionado digital com saídas para o banco traseiro, volante com comando de rádio e telefone, Blue&Me, sensor de estacionamento, e a aposição de rodas com 17”, sem aumento de custo, R$ 67.750. Versão superior, com motor 1.4 Turbo, R$ 71.860.

Como diferenciais, o cliente Linea tem tratamento especial. Além da garantia de 3 anos; linha de comunicação direta com a fábrica e benefícios exclusivos, como ser membro de clube especial, recebendo convites para shows e eventos; e a disponibilidade de técnico para pegar e devolver o carro nos períodos de revisão ou manutenção. O Linea é o mais completo do segmento e quer distinguir seu cliente.

Peugeot 207 – Mesmo caminho na linha Peugeot 207, agregando itens, como garras de para choques, frisos laterais, lanternas traseiras com fundo aluminizado.

No picape Hogar a fábrica se curvou à cobrança por ar condicionado na versão de entrada e de protetor de caçamba na superior passando a incorporá-los.

Caros para veículos pequenos e com linhas já antiga. Preços de tabela entre 207 XR 1.4 a R$ 35.700 ao SW 1.6 com transmissão automática, a R$ 52.290.

Mitsubishi Dakar – Ampliou a linha nacionalizada do Pajeto Dakar tornando flex o motor V6, 24V, 3.500 cm3 de deslocamento, produzindo 205 cv e 33,5 kgfm de torque a álcool, e 200 cv e 31,5 kgfm a gasolina. Consumo ignorado, mas ampliou a capacidade do tanque a 90 l.

Transmissão antiga, pobre em suas quatro velocidades de engate automático. A versão HPE, só existente no Brasil, porta GPS, CD, DVD, MP3, Bluetooth, sensores de chuva e acendimento dos faróis.

Segurança em duas almofadas de ar frontais, barras anti intrusão nas portas, freios com auxiliar ABS e gestor EBD. A R$ 134.990. Próximos dias nova versão diesel, 3.2 a R$ 131.990.

Kia Koup – Nome óbvio, bem achado, indica a versão cupê feita sobre o bem vendido Cerato, e seu porte de médio permite espaço para quatro pessoas.

Complementando a imagem, motor 2.0, dois comandos de abertura variável, 16 válvulas, 156 cv, câmbio automático com seis velocidades e troca seqüencial, direção hidráulica progressiva, e confortos como comandos de som no volante, bancos em couro, computador, piloto automático, freios a disco na 4 rodas, com ABS e EBD, almofadas de ar frontais e laterais, bom pacote de mecânica, conforto e segurança.

Suas importações, contidas, deverão significar 50 carros/mês, ou seja menos de meio carro/mês/revendedor. Assim, não terá descontos, ao contrário. Quer ? Pesquise e negocie.

Roda-a-Roda – Signori – A Fiat pagará US$ 575M pelos 6% das ações do governo dos EUA na Chrysler, elevando seu percentual a 52%, e pelo direito de recompra de ações do fundo de aposentados da empresa. O governo Obama festeja. Evitou a falência e recebeu de volta o investimento.

Junção – Próximo passo, junção da Fiat e da Chrysler, com registros contábeis e passos administrativos iguais.

Sergio Marchionne, no. 1 da operação quer vender, das marcas sob a Fiat, 6,6M de unidades em 2014, volume de entusiasmo, consideradas 3,6M vendidas em 2010. A junção sinaliza a abertura do capital.

Mais – Outros 5% de ações detidos pelos EUA devem ser obtidos contra a prestação tecnológica embutida no negócio, quando a Fiat homologar novo Dodge capaz de rodar quase 18 km/litro em estrada.

Novo 1.0 – Primeiro nos EUA e Europa, após no Brasil, um motor 1.0 da Ford, 3 cilindros, duplo comando de válvulas, turbo, capaz de produzir 120 cv.

É o menor da marca e moverá todos os seus carros pequenos. Objetivando economia, baixas emissões, custos e performance, terá transmissão automática com 8 velocidades.

Democratização – Os freios ABS, restritos a motos de alta cilindrada e preço migraram a modelos menores. Alfredo Guedes, engenheiro da Moto Honda acredita, o volume de produção de motos menores pode permitir a aplicação. O ABS impede o bloqueio das rodas em freadas.

Um e outro – Novo aditivo para combustível – gasálcool ou o próprio, em qualquer proporção. Diz a Draft, criadora, limpa tanque de combustível, bicos injetores, câmara de combustão, com melhor rendimento, consumo e menores emissões. Chama-se, obviamente, Ecoflex.

Comparação – Há dias, edições das duas corridas referências do automobilismo, as 500 Milhas de Indianápolis, EUA, e o Grand Prix de Fórmula 1 em Mônaco. Num comparativo:

          500 Milhas                        GP de Mônaco
Ingressos vendidos300.00037.000
Em barcos, prédiosx163.000
Custo de patrocínio/carro5M US6,8M US
Preço da entrada85  US123 – 824 US
Recordista em vitóriasAJ Foyt 4xAyrton Senna 6x
Telespectadores10 M165 M
Carros na largada3324
Mortes na pista141

Em casa – Os Correios terão sua própria empresa de transporte aéreo, a Correiolog, investindo até R$ 1M em estrutura e aviões cargueiros, os C 390F, encomendados e mantidos pela Embraer. Diz, a capacidade de transporte de correspondências se esgotará em ano e meio.

Será ? – A imagem dos Correios permite a dúvida. Administração política, escândalos do Mensalão e de filho de ex ministra envolvido exatamente no transporte aéreo, deixa saudade do tempo em que era referência mundial.

Retífica RN – Carlos Tavares, 52, engenheiro português, toda a vida na Renault, e encarregado da operação Nissan Américas foi promovido. Não a mandão geral na Nissan, como derrapou a Coluna, mas da Renault.

Gente – Henrique Iwers,74, gaúcho, empresário, passou. OOOO Piloto da primeira leva a engrandecer o nome da Vemag e seus DKW Auto Union nas corridas. OOOO

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação