De máxima importância par a garantir o conforto e a dirigibilidade segura do automóvel, o sistema de freios deve ser mantido sempre em bom estado de funcionamento e fazer parte das manutenções periódicas na oficina mecânica, a fim de evitar acidentes e prejuízos ao motorista.
A durabilidade do sistema de freios pode variar, pois está, principalmente, ligada às condições de uso do automóvel e, por isso, o dono do veículo deve ficar atento ao desempenho dos componentes.
A Fremax, marca premium de componentes para sistema de freios, preparou uma série de dicas para identificar os sinais de desgaste nos discos, peças essenciais para o funcionamento do mecanismo.
No sistema de freio a disco, após o acionamento do pedal, uma pressão hidráulica é gerada no fluído de freio impulsionando-o para dentro das pinças, o que faz mover o pistão.
Essa ação faz com que as pastilhas, que estão conectadas ao pistão, pressionem o disco de freio, criando o atrito necessário para frear as rodas do veículo.
O desgaste dos discos de freio compromete a correta frenagem do veículo, conforto e segurança do motorista e ocupantes.
Nesse caso, a sua troca deve ser feita por produto similar com procedência e qualidade certificadas.
Sinais que indicam desgaste nos discos de freios – O desgaste de outras peças do sistema, como pastilhas, pode contribuir para a redução da vida útil do componente.
Por isso, é tão importante revisar o estado de conservação de todas as peças do sistema de freio.
Quanto à vida útil do disco de freio, depende das condições de uso a que o automóvel é submetido, além do hábito de direção do condutor. Evitar terrenos com muitos detritos e freadas bruscas, garantem um prazo de validade maior a esse componente.
As vibrações são um dos principais sinais de que algo está errado. Quando elas ocorrem ao frear o veículo, isso pode indicar problemas no disco de freio.
Isso porque, com o passar do tempo, o contato intenso com as pastilhas vai consumindo a superfície do disco, podendo ocorrer de forma irregular.
A consequência disso é a formação de ondulações que causam tremores e ruídos quando o freio é acionado. Caso você identifique esse tipo de problema, faça a manutenção imediata do conjunto.
Outro sinal importante que demonstra algum tipo de problema no disco de freio é a dificuldade para frear.
Na prática, o uso intenso do freio ou oxidação elevada (não superficial) sofrida também pode gerar áreas porosas na superfície do disco.
Essa condição prejudica a funcionalidade da peça, já que o contato entre o disco e a pastilha não é feito de forma efetiva.
Para compensar essa ineficiência, o motorista acaba tendo que exercer uma força maior no pedal, pois se torna mais difícil reduzir a velocidade do veículo.
O pedal duro demais já indica falhas no mecanismo de assistência.
Também conhecido como hidrovácuo, ele cumpre a função de tornar o acionamento dos freios mais leve. No entanto, ele pode perder eficiência devido a desgastes no disco de freio.
Ademais, não podemos descartar a hipótese de o pedal duro estar relacionado com a baixa qualidade das peças do sistema. Desse modo, realizar a manutenção substituindo itens com marcas confiáveis é um cuidado bastante recomendado.
Manter-se atento a esses sinais do disco de freio é fundamental para garantir a segurança e evitar prejuízos.
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, marca premium para fabricação de componentes para o sistema de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança.
A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.
Comprometida com o meio ambiente, possui certificação ISO 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Com parque fabril de 25 mil m2, em Joinville-SC, a empresa passou a ser controlada pela Fras-le em 2018.
Como marca oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004 e para Porsche GT3 desde 2007, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.