sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Nissan é eleita “Marca Verde do Ano” e “Marca Digital do Ano”

A Nissan foi escolhida pela revista Autoesporte, publicada pela editora Globo, como a “Marca Verde do Ano” e “Marca Digital do Ano”, categorias que fazem parte do prêmio “Carro do Ano”, o prêmio mais tradicional do setor automotivo brasileiro, que é realizado desde 1966. A cerimônia de premiação ocorreu ontem (4), em São Paulo.

Para eleger a Nissan como a marca mais engajada com a preservação do meio ambiente, os jurados da premiação levaram em conta o compromisso da empresa com o ambiente, suas práticas sustentáveis inovadoras do Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e também o desempenho dos seus veículos no sistema do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que classifica os carros brasileiros com base na emissão de poluentes.

- Publicidade -

Os modelos de passeio da Nissan têm nota “A” por conta do baixo consumo de combustível e pela alta eficiência energética.

Além disso, a Nissan também é líder mundial em mobilidade sustentável com carros como o Nissan LEAF, que roda no país como táxi em dois projetos-piloto nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Dessa forma, a Nissan é reconhecida mais uma vez como uma das marcas mais envolvidas com a preservação do meio ambiente.

É o segundo prêmio de sustentabilidade concedido por jornalistas à Nissan este ano. A marca já havia vencido esta categoria do prêmio “Americar 2015”, promovido pela associação de jornalistas latino-americanos especializados na indústria automotiva. O Prêmio Americar está em sua terceira edição e teve como jurados 52 profissionais de imprensa de 11 países.

- Publicidade -

A Nissan recebeu também o prêmio “Marca Digital do Ano” por conta da qualidade de prestação de serviço on-line, que inclui a oferta de informações; facilidade de acesso; navegação; grafismo, frequência nas atualizações; canal prático e rápido para comunicação com a empresa; atuação nas redes sociais; interação com o público, entre outros itens. A análise foi feita pelas equipes da redação da revista e do site Autoesporte, que apontaram os finalistas para um colegiado de especialistas do setor que apontaram o vencedor.

“Somos a única empresa a ganhar dois prêmios na mais importante premiação do mercado automotivo brasileiro. Ser considerada a ‘Marca Verde’, pelos nossos motores e fábrica de Resende, consolida toda uma atuação de cidadania azul, um dos pilares da Nissan no mundo. Nossa estratégia na área digital mostra que, além de produtos conectados, a comunicação online da marca está sendo reconhecida”, afirma João Veloso, diretor de comunicação da Nissan do Brasil.

Sustentabilidade, um pilar da Nissan

- Publicidade -

Fabricante de automóveis líder mundial no desenvolvimento de soluções que visam a mobilidade sustentável, a Nissan produz o LEAF, carro elétrico mais vendido do mundo, que desde o seu lançamento em 2010 já soma quase 200 mil unidades comercializadas em diversos países.

Os brasileiros têm a oportunidade de conhecer o veículo nos projetos-pilotos que estão em vigor há mais de dois anos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que demonstram a viabilidade dos carros elétricos mesmo em condições de uso intenso no dia a dia.

A Nissan segue no Brasil os mesmos conceitos de sustentabilidade que aplica mundialmente. Por isso, o seu Complexo Industrial de Resende (RJ), inaugurado em abril de 2014, onde são produzidos os modelos Nissan March e Nissan Versa, recebeu um dos maiores investimentos realizados no país para a construção de uma fábrica de automóveis, R$ 2,6 bilhões, exatamente para ter um conceito verde dentro de um ciclo de produção completo, da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Em Resende, a Nissan também produz duas linhas de motores – três cilindros 1.0 de 12 V e quatro cilindros 1.6 16V – e eles reforçam todo o compromisso ambiental da empresa.

Ambos fazem com que os carros da marca se posicionem na categoria A, a melhor possível, da classificação de eficiência energética do Inmetro.

 

Para produzir veículos e motores eficientes, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue um conceito de fábrica sustentável, indo além do uso de equipamentos de última geração e processos avançados de produção. O compromisso em ser uma unidade verde, uma das mais sustentáveis da Nissan em todo o mundo, nasceu já na concepção do projeto dos prédios e de toda a infraestrutura.

 

Os prédios apresentam sistemas de iluminação e ventilação naturais, que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, têm baixo impacto ambiental. Há uma atenção especial com o sistema de tratamento de resíduos utilizados no processo produtivo, para reutilização da água e segregação de resíduos sólidos para correta destinação de descarte. O objetivo é reduzir constantemente as emissões de CO2 e a geração de compostos orgânicos voláteis (VOCs) provocados pela produção.

 

A pintura, por exemplo, segue o moderno e sustentável sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.

O compromisso ambiental da Nissan no projeto segue para fora das paredes de sua unidade industrial brasileira. Um “cinturão” verde já começou a ser plantado para circundar toda a área do complexo, uma iniciativa que contribuirá para também reduzir emissões e ruídos. Ele respeita o bioma original da região e ocupará, quando completo, uma área de mais de cinco hectares.

Ao mesmo tempo em que contribui para reflorestar zonas desmatadas antes de sua chegada ao Sul Fluminense, a Nissan também investe para preservar as áreas verdes ainda existentes na região.

A empresa cuida da implantação de uma Unidade de Conservação Ambiental na área da Lagoa da Turfeira, que fica ao lado de seu complexo industrial e é fundamental para a sobrevivência de mais de 150 espécies de aves, além de grande biodiversidade e ecossistema.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn