Ano novo, vida nova, mas há algo que não mudou: a Fiat segue na liderança do mercado brasileiro. Não é para menos, já que a Fiat aumentou seu portfólio e ainda entrou em novos segmentos. A marca, além de ser a número um em vendas, também emplacou o lugar mais alto do pódio com a Strada como o veículo mais comercializado de 2022.
O reconhecimento do sucesso da Fiat ainda pôde ser visto pela quantidade de premiações que venceu no ano: 31 prêmios, sendo 12 apenas no lançamento do segundo SUV da marca, o Fastback.
“Nosso ano anterior já tinha sido brilhante, mas, sem dúvidas, 2022 entrou para a história da Fiat e coroou o novo momento da marca de muito sucesso após seu reposicionamento. Seguimos crescendo, tanto na cobertura de mercado como em market share, que foi superior ao de 2021. Além disso, a Fiat se mantém com posição relevante em todos os segmentos em que participa, até mesmo no de SUVs, em que entrou há pouco mais de um ano. Inclusive, o Fastback, nosso maior lançamento dos últimos tempos, superou nossas expectativas de vendas e ainda foi o veículo mais premiado do ano. O Pulse também fez bonito e ultrapassou o volume de vendas previsto na época em que chegou ao mercado. Tudo isso mostra que acertamos ao entrar na categoria de SUVs e que estamos no caminho correto”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.
Com todas as ações do ano, no total, foram 430 mil unidades vendidas em 2022, mais de 138 mil carros à frente do segundo colocado. Com isso, a marca garantiu 21,9% de participação de mercado, sendo não só a sua melhor performance anual, como também o melhor desempenho de qualquer marca nos últimos dez anos. Como se isso não bastasse, a Fiat ainda garantiu a liderança nos segmentos de hatches (24,7%), picapes (49,9%) e vans (37,1%).
Aliás, pela segunda vez na história, a Fiat emplacou uma picape como o veículo mais vendido do ano, posição que a Strada ocupou a maior parte do período. Em 2022, foram 112.463 unidades e a picape dominou de forma sem igual o seu segmento, com 82,8% de market share. Além disso, a Fiat também possui mais dois modelos entre os dez mais vendidos do país, com o Mobi na quinta posição com 72.760 emplacamentos e o Argo aparecendo em nono lugar com 64.022.
Outro modelo que se destacou no ano foi a Toro, a C-picape mais vendida do país, que, juntamente a Strada, colocam a Fiat em um patamar impressionante quando o assunto são picapes. A cada 10 veículos vendidos do segmento, 5 são da marca. Também vale falar do sucesso do Cronos, que vendeu 49% a mais em relação ao ano anterior, e do Pulse, que emplacou mais de 50 mil veículos no ano. Inclusive, juntamente com o Fastback, ele ajudou a Fiat a chegar ao terceiro lugar em B-SUVs em dezembro.
Ainda sobre o último mês do ano, a marca emplacou 41.748 unidades e conquistou 20,6% de market share, o que representa um aumento de 2,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
2022 – Em um ano repleto de importantes lançamentos, a Fiat e seus produtos foram reconhecidos 31 vezes em 17 premiações importantes do setor automotivo e de outras áreas no período. Um dos grandes destaques da Fiat no ano foi o Fastback. Ele chegou para ressignificar sua categoria com a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia.
Com apenas três meses de mercado, o SUV Coupé já ultrapassou o volume de vendas previsto no período e ainda se tornou o veículo mais premiado do ano. No total, foram 12 troféus das instituições mais importantes do setor automotivo que reconheceram os atributos do modelo.
Ainda durante 2022 a Fiat trouxe para o mercado o Scudo, furgão com ótimos custos operacionais e máxima produtividade. Além disso, a marca apresentou o e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil, que possui a maior autonomia da categoria (330km). O Cronos também trouxe novidades e chegou renovado na linha 2023, com novo câmbio CVT, motor Firefly 1.0 e mudanças no design.
Novembro foi marcado pelo lançamento do Pulse Abarth, um SUV envenenado que traz uma dose extra de esportividade para a categoria e que teve metade da produção do ano vendida em apenas três dias. Ele também foi responsável por trazer a marca do escorpião de volta ao Brasil.
“Apostamos, inovamos, nos dedicamos e estamos colhendo os frutos. O novo posicionamento da marca mostra que a Fiat entende como poucos o desejo do consumidor brasileiro, mas nada disso seria possível sem a dedicação da rede de concessionárias e a confiança do cliente na Fiat. Em 2023 não será diferente. Somos líderes, mas não podemos nos acomodar. Temos muitas novidades ainda chegando e pretendemos manter a dianteira do mercado”, conclui Zola.