Novos faróis auxiliares em LED que podem ser usados em adicional ao facho alto do veículo para iluminar longas distâncias em ambientes sem iluminação. Essa é a proposta da Lumileds, fabricante de lâmpadas Philips há mais de 100 anos, para o mercado brasileiro e que contempla diversas aplicações como automotiva, agrícola, mineração, construção, marítimo, fora de estrada, entre muitas outras.
Trata-se da nova linha LED Philips Ultinon Drive 2000L composta por quatro modelos diferentes para ampliar as possibilidades e atender às necessidades do consumidor.
São três as opções em barras de LED (formato horizontal): Ultinon Drive 2001L 6” (16,3 cm), Ultinon Drive 2002L 10” (26,6 cm) e Ultinon Drive 2003L 20” (50,8 cm) e a versão redonda Ultinon Drive UD2001R 7‘’.
Segundo a fabricante, a nova gama conhecida como farol de longo alcance, foi desenvolvida para para aumentar a visibilidade do motorista em grandes distâncias, deve usada em estradas e/ou ruas sem iluminação, no período noturno, e não pode ser acionada quando houver fluxo de outros veículos à frente ou no sentido contrário.
Os produtos que compõem a nova linha também trazem, além do modo de “luz de posição”, diferentes potências, de 30W (2000 lm), 40W (3200 lm) e 80W (5300 lm), no caso das barras de LED.
O modelo de maior potência, Ultinon Drive 2002L 10” (26,6 cm), traz capacidade extraordinária de iluminação de até 400 metros, oferecendo ao motorista muita versatilidade e praticidade para vencer a escuridão. Já o modelo Ultinon Drive UD2001R 7‘’ (redondo) oferece 105W e 4200 lm, podendo iluminar até 390 metros.
Vale destacar que a nova linha Philips Ultinon Drive 2000L traz luz branca de até 6000 Kelvin e design robusto para ser utilizado em ambientes extremos. Seu desenho resistente foi desenvolvido em uma única peça que traz ainda dissipador térmico de alto rendimento.
A lente é de policarbonato inquebrável com suportes de aço inoxidáveis livres de corrosão. Esta nova gama da Philips traz certificações IP67 e IK07, garantindo resistência de entrada e água e poeira e impactos, respectivamente.
Outra certificação, a ECE (e-mark), permite que a nova linha da Philips possa ser instalada como sistema de iluminação auxiliar para o uso em vias públicas no País.
Neste caso, o proprietário do veículo deve regularizar esta modificação juntamente com o órgão de trânsito para que o novo Certificado de Segurança Veicular (CSV) conste no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Lembrando ainda que a utilização desses novos produtos em LED da marca é permitida no fora de estrada, sem qualquer restrição.
A instalação dos faróis auxiliares deve ser feita sempre na frente do veículo e em pares, dois ou quatro para qualquer aplicação. Já para veículos da categoria N3 (caminhões com mais de 12 ton), podem ser instalados 2 extras, totalizando até 6 unidades).
Outro ponto de atenção é a ligação elétrica, que deve obedecer algumas regras, tais como: acionamento simultâneo dos faróis auxiliares da Philips com os faróis alto do veículo, assim como o desligamento automático para evitar ofuscamento.
A tensão elétrica da nova gama Philips Ultinon Drive 2000L varia entre 9V e 30V, permitindo compatibilidade com carros, ônibus, caminhões, tratores, entre muitos outros.
Quem quiser ainda conferir de perto essas e outras novidades da marca que vêm sendo anunciadas no mercado brasileiro, basta visitar o estande da Philips durante a Automec, 2023, a ser realizada entre os dias 25 e 29 de abril, no São Paulo Expo (SP).