PARE, OLHE, ACENE! É uma mensagem simples, mas que pode salvar vidas. E também é o tema do novo videoclipe da Volvo Trucks, lançado durante a Semana Global de Segurança Rodoviária da ONU 2023.
O objetivo é alcançar crianças em idade escolar em todo o mundo para discutir a importância do comportamento seguro, bem como aumentar a conscientização sobre veículos pesados no trânsito.
Todos os anos, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem e 50 milhões ficam feridas em acidentes de trânsito. Para pessoas de 5 a 29 anos, não há ameaça maior para suas vidas. E nas estradas, 1 em cada 4 mortes ocorre entre pedestres e ciclistas.
Em uma tentativa de mudar isso para melhor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza a Semana Global de Segurança no Trânsito anual da ONU – convidando indivíduos e organizações a contribuir para a meta da ONU de reduzir as mortes e lesões no trânsito em 50% antes de 2030.
Volvo – A contribuição da Volvo Trucks é um programa de treinamento para crianças, chamado STOP LOOK, WAVE, ensinando-as a ter mais segurança no trânsito. O programa inclui uma música inédita e um videoclipe que incentiva crianças de todo o mundo a atravessar estradas com segurança.
“Para nós da Volvo, a segurança está em nosso DNA; não nos concentramos apenas nos recursos de segurança de nossos veículos, mas também em promover um comportamento seguro no trânsito para reduzir o risco de acidentes”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.
Movimentos de dança para ajudar a espalhar a mensagem – Crianças de todo o mundo são apresentadas no vídeo, mostrando como fazer um conjunto de movimentos de dança simples e fáceis de executar, com o objetivo de tornar a mensagem mais envolvente e atraente para os jovens, e que ajude a espalhar a mensagem.
O videoclipe e o material de treinamento lançados durante a semana de segurança no trânsito da ONU são uma versão atualizada de um programa lançado anteriormente em 2015. Desde então, crianças em mais de 30 países foram alcançadas pelo programa.
“Com o novo videoclipe, esperamos alcançar ainda mais crianças em mais países. Escolas e organizações de todos os tipos podem executar nosso programa de segurança para incentivar um comportamento seguro para proteger nossas crianças e salvar vidas”, diz Anna Wrige Berling.
Detalhes – A nova música e videoclipe de Stop Look Wave faz parte de um material de treinamento desenvolvido para crianças de 8 a 12 anos. Ele as incentiva a parar primeiro antes de sair ao atravessar a rua.
Em seguida, eles devem olhar em ambas as direções para ver se há algum motorista se aproximando e fazer contato visual com eles. Eles devem então acenar para o motorista e, se o motorista acenar de volta, eles sabem que o motorista os viu e é seguro atravessar.