sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Elétrico Volvo EX30 chega ao Brasil em 2024 apostando em preço e custo de manutenção menores

Revelado mundialmente hoje em Milão, na Itália, e previsto para chegar ao Brasil em 2024, o EX30 é o primeiro SUV pequeno da Volvo, expandindo sua oferta totalmente elétrica, em constante crescimento, para quatro modelos: Volvo EX90, EX30, XC40 e C40.

“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa”, disse Jim Rowan, nosso CEO.

- Publicidade -

“Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que você deseja de um Volvo, mas em um pacote menor. Como qualquer Volvo, é um produto excepcional, seguro e projetado para as pessoas e suas necessidades.”

São dois tipos de bateria para a escolha do cliente, conforme seja sua necessidade.

Para o uso urbano ou percorrer distâncias mais curtas entre as cargas, o modelo terá opção de motor único com uma bateria LFP. A bateria de alcance padrão LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, o que significa que é a melhor opção se você não precisar de alcance muito longo. Esta variação fornece 51 kWh (272 hp) e faz o famoso 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

- Publicidade -

Se você preferir maximizar o alcance, o EX30 com a variação de motor único e uma bateria de alcance estendido NMC é a sua escolha. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP.

Esta opção de motor único e alcance estendido oferece um alcance de até 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp) o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos.

A oferta da Volvo tem 4,23 metros de comprimento, tornando-o o SUV mais compacto oferecido por qualquer uma das marcas ‘premium’ reconhecidas. É quase 30 cm mais curto que o Q4 e-tron da Audi, por exemplo, e quase 25 cm mais curto que o EQA da Mercedes e o UX 300e recentemente atualizado pela Lexus.

- Publicidade -

Seu rival natural pode muito bem ser a versão totalmente elétrica do próximo Countryman da MINI, embora até mesmo esse carro esteja pronto para um surto de crescimento que o levará além do tamanho do EX30.

O uso da plataforma SEA sob medida, projetada desde o início para veículos totalmente elétricos, significa que a distância entre eixos do Volvo é de 2.650 mm – apenas cinco centímetros mais curta que a do consideravelmente maior (mas baseado em combustão) XC40.

O estilo é inconfundivelmente Volvo, com uma evolução adicional da assinatura de iluminação ‘martelo de Thor’ da empresa e uma postura reta, completa com saliências muito curtas e uma área de vidro traseira quase vertical, que dá ao EX30 uma aparência robusta. A Volvo também confirmou que terá uma versão mais aventureira do modelo – EX30 Cross Country, com um visual mais robusto, rodas de liga leve sob medida e uma altura elevada.

São três configurações técnicas principais do EX30. A versão chamada Single Motor tem uma unidade de acionamento no eixo traseiro, produzindo 268 bhp e 343 Nm, e está disponível em duas versões. O primeiro tem uma bateria química LFP de 51kWh (49kWh líquido), suficiente para até 212 milhas de alcance e tempo de 0-62mph de 5,7 segundos. Ele pode carregar até 150kW, potencialmente levando a bateria de 10 a 80% de sua capacidade em 26 minutos.

Há também uma versão com maior autonomia com a mesma motorização, que faz uso de uma bateria maior de 69kWh (64kWh utilizável) que usa uma química NMC mais densa em energia. Ele consegue 0-62 mph em 5,3 segundos e uma velocidade máxima idêntica de 112 mph, mas pode viajar até 298 milhas entre as recargas. Também é mais rápido quando conectado, com uma taxa CC máxima de 175kW – portanto, apesar da bateria maior, o tempo de 10 a 80% é praticamente o mesmo, entre 26 e 28 minutos.

O topo de gama chama-se Twin Motor Performance. Ele tem a mesma bateria e velocidade de carregamento da versão com maior autonomia, mas troca algum alcance pelo impacto extra de um motor adicional no eixo dianteiro. A potência total é de 422 cv e 543 Nm, e este EX30 pode atingir os 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Você não leu errado, em apenas 3,6 segundos. Seu alcance WLTP cai para 286 milhas, no entanto.

No interior, temos um grande sistema de informação e entretenimento com layout no formato retrato que fica acima de um porta-luvas central projetado para ser facilmente acessível tanto pelo motorista quanto pelo passageiro da frente.

Os projetistas da Volvo conseguiram descartar os alto-falantes convencionais montados nas portas e encaixar bolsos maiores nas portas, graças a uma barra de som que, na verdade, se torna toda a borda superior do painel.

Há também uma área de armazenamento entre os bancos dianteiros, um compartimento para smartphones e outras áreas do tamanho de smartphones nos encostos dos bancos dianteiros, para uso dos passageiros traseiros. O ‘console de túnel’ central incorpora uma caixa de armazenamento removível. A capacidade do porta-malas é de 318 litros, subindo para 622 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.

Os clientes poderão escolher entre cinco cores exteriores e uma série de tratamentos interiores, que misturam diferentes cores, texturas e acabamentos para criar ambientes distintos. Os materiais usados ​​nos tratamentos – que levam nomes como Breeze, Indigo, Mist e Pine – incluem tecido de linho, fibras de denim recicladas, resíduos de plástico moído e garrafas PET recicladas.

Recursos – O EX30 vem com uma funcionalidade de chave digital. O aplicativo dedicado ao carro contém todos os serviços relevantes relacionados ao carro, desde o carregamento até encontrar seu carro em um estacionamento movimentado. O EX30 também está preparado para receber atualizações de software over-the-air (OTA) que o tornarão melhor com o tempo.

Novos públicos e mercado – “Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, ressalta Rowan. “Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam.”

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn