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Novo Porsche 911 S/T: edição especial purista celebra o 60º aniversário do 911

Modelo de aniversário para o 60º aniversário do 911 terá uma produção limitada de 1.963 carros. Motor boxer de 4.0 litros com 386 kW (525 cv) e rotação máxima do motor de 9.000 rpm.

A Porsche está celebrando o 60º aniversário do icônico 911 com uma edição especial projetada para oferecer máximo prazer ao dirigir: em uma produção limitada de 1.963 unidades, o Porsche 911 S/T oferece design leve e uma experiência de condução purista. Pela primeira vez, o motor de 386 kW (525 cv) de alta rotação do 911 GT3 RS trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual e embreagem leve.
Stuttgart.

Para celebrar o aniversário especial do icônico Porsche 911, os engenheiros em Weissach, Alemanha, projetaram um carro esportivo altamente purista dedicado ao puro prazer de dirigir: o 911 S/T. O modelo exclusivo de aniversário une as qualidades do 911 GT3 com o Pacote Touring e o 911 GT3 RS, proporcionando uma combinação única de agilidade e dinâmica de condução.

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Ele combina o motor boxer aspirado de 4.0 litros e 386 kW (525 cv) do 911 GT3 RS com uma transmissão manual de relações curtas. Isso é complementado por uma construção decididamente leve e uma configuração de suspensão otimizada para agilidade e dirigibilidade. O 911 S/T pesa apenas 1.380 quilogramas (peso em ordem de marcha, incluindo todos os fluidos), tornando-o o modelo mais leve da geração 992. O opcional Pacote Heritage Design é inspirado na versão de corrida do 911 S dos anos 1960 e 1970.

O design do modelo de aniversário incorporou a expertise de GT e motorsport da Porsche. Isso é refletido em sua condução particularmente ágil, projetada para proporcionar o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. A redução da massa rotativa tanto no motor quanto nas rodas e nos freios garante uma resposta dinâmica especialmente singular.

O S/T responde instantaneamente aos comandos do motorista. Cada movimento de direção, qualquer variação de pressão no acelerador ou no freio são executadas imediatamente e com precisão. Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco no desenvolvimento do 911 S/T não foi o uso em pistas, mas sim condução em estradas.

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O nome destaca o novo 911 S/T como descendente de uma versão especialmente voltada para o desempenho da primeira geração do 911. A partir de 1969, a Porsche oferecia uma versão especial de corrida do 911 S. Internamente, esses veículos eram chamados de 911 ST. Modificações no chassi, nas rodas, no motor e na carroceria melhoraram significativamente a aceleração, a frenagem, a tração e aderência em curvas. Grandes aerofólios e outros auxílios aerodinâmicos ainda não eram utilizados nesses modelos.

O novo 911 S/T assume o espírito do 911 S original (ST) e o transfere para a geração atual do Porsche 911. O modelo de aniversário combina elementos do 911 GT3 RS com a carroceria do 911 GT3 com Pacote Touring e o complementa com componentes leves especialmente desenvolvidos para o 911 S/T. O resultado é uma experiência de condução única dentro do portfólio de modelos GT.

O 911 S/T alcança sua agilidade e característica de condução direta através de uma série de medidas consistentes. O capô dianteiro, o teto, os para-lamas dianteiros e as portas são feitos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).

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O mesmo se aplica à gaiola de proteção, barra estabilizadora do eixo traseiro e reforços do eixo traseiro. A Porsche também equipa o modelo de aniversário com rodas de magnésio, sistema de freios em material compósito de carbono e cerâmica (PCCB), bateria de partida de íons de lítio e vidros leves, todos itens de série.

Com isolamento fonoabsorvente reduzido, eliminação do sistema de esterçamento do eixo traseiro e economia de peso na transmissão, o 911 S/T atinge um peso de 1.380 kg (DIN, incluindo todos os fluidos), tornando-se o modelo mais leve da geração 992. Isso o torna 40 kg mais leve que um 911 GT3 Touring equipado com a transmissão manual.

Os engenheiros da Porsche desenvolveram uma nova embreagem leve exclusivamente para o 911 S/T. Em conjunto com um volante monomassa, o conjunto reduz o peso do material de atrito em 10,5 kg. Isso melhora perceptivelmente a capacidade de resposta do motor boxer aspirado, que agora alcança rotações com velocidade e direção especialmente estimulantes.

Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades com uma relação de marchas mais curta do que no 911 GT3, o motor de alta rotação no 911 S/T oferece ainda mais imediatismo em sua dinâmica. O 911 S/T acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h.

A experiência de condução emocionante é acentuada pelo envolvente som do sistema de escapamento esportivo leve, item de série. O 911 S/T é o único 911 da geração atual a combinar um design de eixo dianteiro de braço duplo com um eixo traseiro multi-link sem o sistema de esterçamento do eixo traseiro. Os amortecedores e sistemas de controle foram ajustados de acordo.

A aerodinâmica do 911 S/T é otimizada para a utilização em estradas sinuosas. O modelo de aniversário traz, como item de série, um flap Gurney no spoiler traseiro estendido. As especificações de itens de série também incluem rodas de magnésio leves, com fixação central, de 20 polegadas (dianteira) e 21 polegadas (traseira).

Os pneus ultraperformantes 255/35 ZR 20 garantem um alto nível de aderência mecânica na parte dianteira do carro. Na parte traseira, o 911 S/T traz pneus 315/30 ZR 21. Os bancos esportivos em fibra de carbono vêm de fábrica. O assento esportivo Plus ajustável em quatro posições está disponível sem custo adicional. O painel de instrumentos e o cronômetro do pacote Sport Chrono são finalizados com o padrão de clássico da Porsche, em tonalidade verde.

O 911 S/T é oferecido com um opcional pacote exclusivo Heritage Design. A nova cor externa azul litoral metálico e a cor da borda da roda Ceramica estão disponíveis exclusivamente para esta variante particularmente elegante. Nas portas, um número de partida de 0 a 99, bem como uma película decorativa, podem ser aplicados sob demanda.

O brasão clássico da Porsche do design original do 911 que adorna a frente, as calotas, o volante, os encostos de cabeça e a chave do carro reforçam as raízes históricas do 911 S/T. O interior também apresenta centros de assentos em tecido na cor Classic Cognac com listras pretas, outra homenagem à herança.

O acabamento do couro em duas cores em couro semi-anilina na cor preta/Classic Cognac com extensos contornos de couro, revestimento do teto em Dinamica perfurada e outros elementos da Porsche Exclusive Manufaktur complementam o pacote. O logotipo da Porsche e a designação do modelo 911 S/T na traseira do carro são em dourado.

A Porsche Design está oferecendo exclusivamente aos clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Com uma caixa de titânio, não revestida e jateada por razões de economia de peso, este exclusivo relógio incorpora o princípio de design leve da nova edição especial purista do 911. O coração do cronógrafo é o Porsche Design WERK 01.240 com sua certificação COSC e função de retorno. Ele é operado através de um rotor com design inspirado nas rodas leves em magnésio.

O 911 S/T será oferecido no Brasil em regime de pré-vendas ainda no segundo semestre de 2023, com entregas previstas para 2024. O preço público sugerido será comunicado futuramente.

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