terça-feira, 20 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Seminário debate ampliação do consumo de Gás Natural Veicular para frotas de caminhões e ônibus

Durante o evento na Casa Firjan foi apresentada a metodologia de Litro de Gasolina Equivalente (LGE).

Ampliar o consumo de gás natural veicular (GNV) para frotas de caminhões e ônibus, contribuindo na redução das emissões de carbono, e comprovando a economia que representa seu uso – ao afixar tabelas comparativas de preços de combustíveis em postos de venda com a metodologia Litro de Gasolina Equivalente (LGE) – foram alguns dos temas do 6º Seminário Nacional do GNV.

O evento foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ), em 5/10, na Casa Firjan. Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), destacou o empenho da federação em fazer do GNV um de seus principais focos de atuação.

- Publicidade -

“O Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan possui um núcleo específico para tratar do gás natural, que tem no GNV um importante gerador de empregos, chamado, com toda a justiça, de combustível social. A Firjan está ao lado do Sindirepa nesse trabalho de conscientização para a ampliação do consumo do GNV, que ainda contribui para a descarbonização”, disse Caetano na abertura do seminário.

Responsável por até 85% do gás natural produzido no país, o estado do Rio de Janeiro tem a maior frota de veículos – 1,7 milhão de carros – movidos à GNV. Celso Mattos, presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan, acredita que impulsionar a adoção do GNV em veículos pesados fortalecerá a indústria de forma sustentável. “O aumento do mercado promoverá o desenvolvimento com eficiência energética, buscando soluções inovadoras que vão mitigar problemas agravados pelas mudanças climáticas”, pontuou Mattos, que também preside o Comitê Nacional do GNV, do qual a federação participa.

No primeiro painel do seminário, Fernando Montera, coordenador de Conteúdo de Petróleo, Gás Naval da federação, explicou a proposta de adoção da metodologia Litro de Gasolina Equivalente (LGE) em todos os postos de combustíveis do país, expondo os preços dos produtos em referência à energia entregue por cada um em comparação com a gasolina C, a mais usada no Brasil. “Ao compreender o custo pelo potencial energético do combustível, o consumidor entende que o GNV representa uma economia superior aos outros combustíveis”, disse Montera.

- Publicidade -

No encontro, Hugo Leal, secretário estadual de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, falou sobre seu projeto de lei, apresentado na Câmara dos Deputados, que propõe adoção de uma política de incentivos fiscais para o desenvolvimento e implantação de tecnologias sustentáveis visando à substituição de combustíveis fósseis por biometano e gás natural.

“O Brasil está no patamar de ter uma matriz energética totalmente limpa. O GNV é o combustível do presente, que já faz a substituição da gasolina e de outros combustíveis. Nossa intenção é incluir o GNV no máximo de projetos para ampliar seu consumo”, afirmou Leal, que é deputado federal e tirou licença da secretaria para apresentar o projeto na Câmara dos Deputados.

Também participaram do encontro Fernando Moura, diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), empresários e representantes das principais empresas de gás natural do país.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008