O Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC anunciou oficialmente nesta segunda-feira a lista de inscritos para a temporada de 2024.
Serão nada menos de 14 fabricantes divididos entre as classes dos hipercarros, que levarão um número recorde de 19 superprotótipos para o grid, e da novíssima LMGT3, esportivos derivados de modelos de rua que já têm confirmada entre os 18 carros a participação do brasileiro Augusto Farfus com um BMW M4 da equipe WRT. A lista completa pode ser consultada pelo site fiawec.com.
As fábricas representadas no Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC no ano que vem, e que trarão ao Brasil no final de semana de 14 de julho o espírito de Le Mans com as 6 Horas de São Paulo, serão Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota, sublinhando o contínuo crescimento da principal categoria de provas de longa duração de todo o mundo.
Vários nomes foram divulgados, já que o regulamento determina a oficialização de pelo menos um piloto por carro inscrito. Uma das principais atrações será a estreia do heptacampeão de MotoGP, o italiano Valentino Rossi, também pela equipe WRT na LMGT3.
Outras surpresas incluem o recém-coroado campeão da LMP2, o polonês Robert Kubica, que dirigirá o hipercarro Ferrari 499P para a AF Corse.
O ex-piloto da Haas e atual reserva da Mercedes na Fórmula 1, o alemão Mick Schumacher, também migrou para as corridas de longa distância como contratado pela Alpine na Hypercar.
Desde que a divisão Hypercar foi introduzida em 2021, o Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC vem experimentando um alentado crescimento que culmina com a quebra de recordes em 2024.
Nove fabricantes estarão na série Hypercar, como a atual campeã Toyota, mais Cadillac, Ferrari, Peugeot e Porsche. A Alpine subirá da LMP2 e se juntará às novatas BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini.
O calendário será constituído de oito etapas e as 6 Horas de São Paulo marcarão a volta do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC à América do Sul.
A prova inaugural será no Catar, no dia 2 de março, seguindo depois para Ímola, Spa-Francorchamps, Le Mans, Interlagos, Estados Unidos (Texas), Fuji e Bahrein.