A indústria automotiva tem passado por uma transformação significativa em direção à eletrificação, e a Ford Maverick Híbrida surge como uma resposta inovadora a essa demanda crescente por veículos mais eficientes.
A primeira picape híbrida do Brasil, a Ford Maverick Lariat Hybrid, é uma combinação da versatilidade e robustez, com o desempenho do conjunto mecânico Híbrido, que entrega a melhor autonomia da categoria.
Combinando um motor a combustão interna com um sistema elétrico, a picape oferece uma eficiência notável, especialmente em ambientes urbanos.
A capacidade de operar em modo totalmente elétrico em velocidades mais baixas contribui não apenas para a economia de combustível, mas também para a redução das emissões de gases poluentes.
Materiais reciclados são incorporados no interior, e a construção da picape é otimizada para reduzir o peso e melhorar a eficiência aerodinâmica.
Agora vamos de Mecânica Online. A principal novidade é o sistema avançado de propulsão híbrida, composto por um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico.
Acoplados a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador.
Essa avançada transmissão utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes.
Esse conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia invejável de mais de 800 km.
Os dois motores, elétrico e a combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira.
Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.
O freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, medida 225/60 R18, contribuem para a Maverick Hybrid atingir um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão INMETRO). O tanque de combustível comporta 57 litros.
A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, possibilitando sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.
O veículo vem também com cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo, que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.
A Maverick Híbrida está equipada com o avançado sistema de assistência ao motorista da Ford, com recursos como frenagem de emergência automática, alerta de colisão com assistência de frenagem, entre outras tecnologias. O modelo é oferecido no site da Ford por R$ 234.890,00, 10 mil a mais que a versão a gasolina.