quinta-feira, 26 dezembro , 2024
28 C
Recife

Altas temperaturas aumentarão nível de dificuldade em Campo Grande. Conheça os pilotos e equipes

Copa Truck dá de cara com onda de calor que atinge o Mato Grosso do Sul nos próximos dias.

A etapa de abertura da Copa Truck, em Campo Grande, já pode se colocar na lista das mais difíceis da temporada 2024. Uma pista travada e exigente, que em si já exige bastante de pilotos e equipamentos, virá neste ano acompanhada de altissimas temperaturas, uma vez que o Mato Grosso do Sul está sendo atingido por uma forte onda de calor.

A temperatura mínima durante todo o fim de semana será de 25ºC, com a máxima sendo de 36ºC entre 14 e 16h – justamente no espaço de tempo em que será realizada a classificação no sábado. Para as provas do domingo, ao meio dia e meia, os termômetros deverão estar na casa dos 33ºC.

- Publicidade -

“E tem mais um ponto para a gente administrar, que é se adaptar rápido e conhecer os novos pneus Prometeon, que serão usados pela primeira vez em Campo Grande – um teste de fogo logo de cara!”, destaca Paulo Salustiano, que venceu, ao lado de Beto Monteiro, na última passagem da categoria pelo MS, em 2019.

“Será uma das etapas mais quentes que já disputamos com certeza, o que só deixará mais interessante as corridas, pois ninguém vai querer conservar o equipamento na hora decisiva, todo mundo quer começar o ano vencendo”, completa o piloto da Volkswagen.

A programação da Copa Truck em Campo Grande (cujo fuso horário é de uma hora a menos em relação à Brasília) terá um treino extra na quinta-feira, com a programação abrindo oficialmente na sexta-feira com os treinos livres. O primeiro desafio acontece no sábado com a tomada de tempos, marcada para as 14h30 e com transmissão ao vivo do streaming oficial da categoria no YouTube.

- Publicidade -

Já as duas corridas, com duração de 25 minutos mais uma volta e realizadas uma na sequência da outra, têm largada prevista para as 12h30 do domingo e transmissão ao vivo da Band, dos canais SporTV, do streaming oficial e dos canais digitais da CATVE.com e do portal High Speed.

Copa Truck renomeia categorias e têm 36 pilotos no grid em 2024 – Outras novidades são a adição de uma equipe nova e outros três times expandindo suas operações.

A temporada 2024 da Copa Truck terá início em Campo Grande (MS) neste final de semana com o maior grid anotado em uma etapa de abertura: serão 36 inscritos divididos em duas classes que foram renomeadas: a classe principal passa a se chamar Super Truck Pro, com a classe de acesso sendo a Super Truck Elite.

- Publicidade -

Neste ano, o formato permanece inalterado com as duas classes treinando em separado e correndo em conjunto, mas espaçadas por um intervalo de segurança. Ambas as classes possuem 18 caminhões inscritos. Esse crescimento já está fazendo a organização pensar em realizar corridas separadas a partir do ano que vem.

Do ano passado para cá, tivemos 14 movimentações interessantes. Quatro pilotos farão sua estreia (Marcio Giordano e Pedro Perdoncini na ASG, Leo Rufino e Lucas Bornemann na Tiger), enquanto outros quatro retornam após uma temporada fora (Glauco Barros, agora na Vannucci, Maicon Roncem, novo nome da FF, Hiro Yano, em um Mercedes da Eletric Truck, e Regis Boessio, com equipe própria).

Outros três pilotos trocaram de equipe: Ricardo Alvarez, que era da PP, e Evandro Camargo, então da Tiger, trocam de lugar entre si, com Daniel Kelemen passando a competir com estrutura própria na DMais. Por fim, três pilotos deixaram o grid: Caio Castro (sem rumo definido), Felipe Gama (disputará a Copa HB20) e Djalma Fogaça (que será chefe da equipe FF).

O resto das equipes permanece inalterada. Confira abaixo a relação completa de inscritos:

R9 Competições (Volkswagen)
Felipe Giaffone
Beto Monteiro
André Marques
Paulo Salustiano
Debora Rodrigues
Thiago Rizzo
Jô Augusto*
Danilo Alamini*

ASG Motorsport (Mercedes-Benz)
Roberval Andrade
Bia Figueiredo*
Jaidson Zini
Raphael Abbate
Luiz Lopes
Marcio Giordano*
Pedro Perdoncini*

Tiger Team Race (Mercedes-Benz)
Victor Franzoni
Leo Rufino*
Lucas Bornemann*
Ricardo Alvarez*

Iveco Usual Racing (Iveco)
Wellington Cirino
Djalma Pivetta*
Danilo Dirani

Vannucci Racing (Volvo/Iveco)
Leandro Totti
Rodrigo Taborda*
Glauco Barros*

PP Motorsport (Mercedes-Benz)
Pedro Paulo Fernandes*
Evandro Camargo
Juca Bala*

FF Motorsport (Mercedes-Benz)
Fabio Fogaça
Maicon Roncen*

GT Oil Electric (Scania)
Kleber Eletric*
Hiro Yano*

Dakar Motorsport (Iveco)
Felipe Tozzo*

AJ5 Eco Sport (Mercedes-Benz)
Adalberto Jardim

DMais Motorsport (Mercedes-Benz)
Daniel Kelemen*

Boessio Competições (Volvo)
Regis Boessio

  • – pilotos da categoria Super Elite

Confira abaixo a programação completa do fim de semana no horário de Brasília (Campo Grande possui uma hora a menos no fuso horário):

Quinta-feira, 14 de março
16h00 – Treino Extra (passando pelos boxes)

Sexta-feira, 15 de março
11h55 -Treino Livre 1 Super Elite
12h40 – Treino Livre 1 Super Pro
15h15 – Treino Livre 2 Super Elite
16h00 – Treino Livre 2 Super Pro

Sábado, 16 de março
11h15 – Treino Livre 3 Super Elite
11h55 – Treino Livre 3 Super Pro
14h30 – Classificação Super Truck Elite
14h52 – Top Qualifying Super Truck Elite
15h10 – Classificação Super Truck Pro
15h32 – Top Qualifying Super Truck Pro

Domingo, 17 de março
09h20 – Warm Up
11h00 – Visitação aos Boxes e Desfile de Caminhões
12h30 – Corrida 1 (25 min + 1 volta)
13h00 – Corrida 2 (25 min + 1 volta)

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno