A General Motors está lançando no Brasil o Chevrolet Blazer EV, um SUV esportivo premium totalmente elétrico, que marca o início de uma série de veículos de alta tecnologia da montadora.
A General Motors (GM) está trazendo ao mercado brasileiro o Chevrolet Blazer EV, o primeiro de uma nova geração de veículos elétricos equipados com a revolucionária tecnologia Ultium. Este SUV, projetado desde o início como um veículo esportivo premium de emissão zero, promete combinar alta performance, autonomia elevada e um design marcante.
O grande diferencial dos veículos com a tecnologia Ultium está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A flexibilidade desta plataforma permite sua aplicação em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias. As baterias Ultium possuem uma composição química avançada, que proporciona maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, velocidade de recarga mais rápida e maior durabilidade. Essas características resultam em uma experiência de recarga muito mais conveniente para os usuários.
A tecnologia Ultium foi desenvolvida pela GM para promover um grande salto tecnológico em mobilidade sustentável, reafirmando o compromisso da empresa em acelerar a descarbonização. Projetada para uso global, a plataforma Ultium oferece flexibilidade e modularidade ideais para atender aos principais mercados onde a empresa atua. As células das baterias, no formato de placas verticais, otimizam o aproveitamento de espaço em cada módulo, permitindo configurações horizontais para carros mais baixos e verticais para carros mais altos, como picapes e utilitários grandes. Isso traz vantagens em termos de espaço da carroceria e distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.
Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, explica que a nova geração de veículos elétricos da GM se destaca pelo design marcante, performance superior, elevada autonomia e pacote de equipamentos generoso. A tecnologia Ultium também possibilita a projeção de veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e sistemas eficientes de regeneração de energia. Entre as opções de propulsores estão os de 180 kW (245 cv) e 255 kW (345 cv), que podem ser combinados com um motor assistente de tração de 62 kW (84 cv) para agregar potência, dependendo da aplicação.
A base da plataforma Ultium é totalmente selada, com as baterias compondo a parte inferior da estrutura. Isso não apenas reforça a proteção para os ocupantes, mas também aumenta a segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão. Além disso, a construção simplificada, com menos componentes e conexões, aumenta a confiabilidade do sistema. O gerenciamento das baterias é feito por tecnologia wireless, reduzindo o peso total do veículo e melhorando ainda mais a eficiência energética.
A plataforma Ultium integra tecnologias avançadas de software, como conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air, proporcionando uma experiência de conexão aprimorada, incluindo atualizações remotas de software, melhorias futuras, personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.
O Chevrolet Blazer EV, que será lançado no Brasil, terá uma configuração de baterias de 102 kWh, proporcionando uma autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro. A velocidade de recarga do Blazer EV é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC), sendo 3,5 vezes mais rápida em comparação com veículos elétricos de gerações anteriores.
A GM já anunciou que o próximo lançamento no Brasil será o Chevrolet Equinox EV, também equipado com a tecnologia Ultium, previsto para o segundo semestre deste ano. Mais detalhes sobre ambos os modelos serão divulgados em breve.