quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Daimler Truck revela caminhões definidos por software e arquitetura inteligente

Daimler Truck apresenta na IAA a sua visão para veículos altamente inteligentes, possível salto quântico especificamente em termos de segurança, conforto e eficiência.

A Daimler Truck está revolucionando o setor de veículos comerciais com caminhões definidos por software, propulsão a hidrogênio e elétricos, buscando maior segurança, eficiência e sustentabilidade. A parceria com o Grupo Volvo impulsiona uma plataforma padrão para a indústria, enquanto novas tecnologias, como o eActros 600 e o FUSO eCanter, oferecem soluções práticas para um futuro livre de emissões.

Na IAA Transportation 2024, a Daimler Truck demonstrou sua visão do futuro dos veículos comerciais. Com foco em tecnologia de software avançada, a empresa introduz caminhões que vão além das funcionalidades tradicionais. Veículos definidos por software terão capacidade de realizar funções como prever perigos na estrada, antecipando riscos antes da reação humana, além de realizar tarefas administrativas automaticamente, como o envio digital de documentos de frete e a reserva de serviços para motoristas, como estacionamentos e até refeições.

- Publicidade -

O ponto central dessa inovação é a parceria estratégica com o Grupo Volvo, que visa criar uma plataforma padronizada de veículos definidos por software. Essa plataforma permitirá atualizações contínuas e personalizadas, garantindo que os caminhões permaneçam sempre atualizados por um longo período após a compra. A plataforma também integrará computação em tempo real, otimizando rotas e consumos de energia, tornando as operações mais eficientes.

Outro destaque da feira foi o caminhão Mercedes-Benz GenH2, movido a hidrogênio, que demonstrou sua viabilidade ao percorrer 1.047 km com um único abastecimento de hidrogênio líquido. A Daimler aposta em tecnologias de propulsão a hidrogênio como complemento aos caminhões elétricos, especialmente para o transporte pesado de longa distância, que exige maior flexibilidade.

No campo da propulsão elétrica, a Daimler Truck apresentou o eActros 600, que concluiu um rigoroso tour de 45 dias por toda a Europa. Equipado com baterias de 621 kWh, o eActros 600 pode ser carregado de forma ultrarrápida, chegando a 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. Essa tecnologia busca atender às necessidades de transporte de longa distância, com a promessa de autonomia estendida e alta durabilidade, projetada para rodar até 1,2 milhão de quilômetros ao longo de 10 anos.

- Publicidade -

A linha FUSO eCanter também foi ampliada com diversas versões elétricas, atendendo a diferentes aplicações, como a coleta de lixo em áreas urbanas. Esses veículos estão disponíveis em 38 mercados e conseguem atender a 85% das necessidades de transporte dos clientes, mostrando que a mobilidade elétrica é uma realidade viável e eficaz.

Por fim, a Daimler Truck Financial Services está expandindo suas operações para apoiar a transição para veículos elétricos e de hidrogênio, oferecendo soluções financeiras integradas que incluem financiamento de infraestrutura de carregamento e contratos de manutenção, além de novas opções de seguros personalizados para frotas elétricas.

Empresa planeja liderar a transformação digital e descarbonização do transporte com veículos comerciais inovadores – A Daimler Truck está acelerando a transformação digital no setor de transporte com caminhões definidos por software, equipados com uma arquitetura mecatrônica de última geração. A empresa, em parceria com o Grupo Volvo, visa desenvolver um padrão industrial que permitirá veículos mais seguros, confortáveis e eficientes, com funcionalidades aprimoradas de conectividade e desempenho.

- Publicidade -

A Daimler Truck apresentou sua visão inovadora de transporte durante a IAA Media Night, revelando um novo passo para a indústria de veículos comerciais. A empresa está focada na criação de caminhões definidos por software, projetados para integrar funcionalidades que vão muito além dos modelos tradicionais.

Os novos caminhões, como o eActros 600 e o Actros L, vêm com uma arquitetura mecatrônica aprimorada, que oferece um processamento de dados até 20 vezes mais rápido em comparação com gerações anteriores. Essa tecnologia avançada proporciona melhorias em áreas críticas, como segurança e conectividade. Os sistemas mais recentes de segurança, como o Active Brake Assist 6 e o Active Sideguard Assist 2, são beneficiados por essa infraestrutura, garantindo uma proteção superior ao motorista e outros usuários da via.

Além disso, o conforto e a conectividade também são ampliados. As funções como o Multimedia Cockpit Interactive 2 e o Connected Traffic Warnings permitem que os caminhões detectem e compartilhem alertas de perigo com veículos próximos, aumentando a segurança coletiva. No futuro, será possível ativar remotamente muitas dessas funcionalidades, dispensando a necessidade de visitas frequentes às oficinas.

Segundo Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck, a empresa está caminhando para um futuro onde os caminhões serão completamente livres de emissões e baseados em software. Para concretizar essa visão, uma parceria estratégica com o Grupo Volvo foi estabelecida para desenvolver uma plataforma padrão de veículos definidos por software. Essa plataforma permitirá que os caminhões sejam atualizados e otimizados continuamente, oferecendo um nível sem precedentes de segurança, eficiência e conforto aos clientes.

A visão da Daimler Truck vai além da simples automação de funções de condução. Os caminhões do futuro poderão gerenciar tarefas administrativas automaticamente, como o envio digital de documentos de frete, além de realizar reservas de estacionamentos, estações de carregamento e até mesmo refeições para motoristas. Essa capacidade de processamento de grandes volumes de dados em tempo real também trará otimizações na eficiência energética, analisando informações como topografia e tráfego para ajustar rotas e consumo de combustível ou hidrogênio.

A joint-venture com o Grupo Volvo será a base dessa revolução, com o objetivo de criar um sistema operacional robusto que suporte o desenvolvimento de aplicativos customizados, tanto da própria Daimler Truck quanto de clientes e fornecedores terceirizados. Com a descentralização dos ciclos de desenvolvimento de software e hardware, os caminhões poderão receber atualizações remotas e ofertas digitais adicionais mesmo após a compra, garantindo que os veículos permaneçam sempre atualizados.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn