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Stellantis avança no desenvolvimento de veículos elétricos com baterias de estado sólido

A parceria entre Stellantis e Factorial acelera o lançamento de veículos equipados com baterias de estado sólido, iniciando com a frota piloto do Dodge Charger Daytona.

A Stellantis N.V. e a Factorial Inc. anunciaram um passo decisivo na parceria que visa o desenvolvimento e implementação de veículos elétricos (EVs) de próxima geração, utilizando baterias de estado sólido da Factorial. Este avanço é um marco no caminho para a eletrificação de grandes marcas como Dodge, Jeep, e Alfa Romeo.

Em 2021, a Stellantis investiu US$ 75 milhões na Factorial, uma das pioneiras na tecnologia de baterias de estado sólido. Agora, a parceria se aprofunda com a introdução de uma frota piloto do Dodge Charger Daytona, equipada com baterias de última geração. Este será um passo crucial para a comercialização dessa tecnologia, que promete revolucionar o desempenho dos veículos elétricos.

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A Factorial fornecerá suas células de bateria baseadas na tecnologia FEST®, que oferece uma densidade energética de 390 Wh/kg. Comparadas às baterias de íons de lítio tradicionais, essas baterias apresentam várias vantagens, como maior densidade de energia, menor peso e melhor desempenho. Além disso, a tecnologia tem o potencial de reduzir o custo total do veículo ao longo do tempo, um fator crucial na adoção em massa de veículos elétricos.

A Stellantis planeja utilizar a plataforma multienergia STLA Large para esses novos veículos. Esta plataforma foi projetada para SUVs elétricos de alto volume e veículos de alto desempenho, tornando-se a escolha ideal para integrar a tecnologia inovadora de estado sólido da Factorial. A STLA Large faz parte do plano estratégico da Stellantis, o Dare Forward 2030, e deve suportar até dois milhões de veículos em todo o mundo.

Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis, destacou a importância dessa frota piloto. “A integração das baterias de estado sólido da Factorial na plataforma STLA Large valida o enorme potencial dessa tecnologia para melhorar a autonomia, o desempenho e reduzir os tempos de carregamento dos nossos veículos elétricos nos próximos anos”, afirmou.

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Essa frota piloto não só permitirá que a Stellantis avalie o desempenho das baterias em condições reais de condução, como também marcará um grande passo em direção à implementação em larga escala dessa tecnologia. A parceria visa trazer um novo nível de eficiência e desempenho ao mercado de veículos elétricos de próxima geração.

O CEO e cofundador da Factorial, Siyu Huang, expressou entusiasmo sobre a parceria com a Stellantis. “Estamos honrados em fazer parte dessa jornada para acelerar a adoção dos veículos elétricos. Acreditamos que a tecnologia de estado sólido será um divisor de águas para o futuro dos EVs, oferecendo melhor desempenho e custos mais baixos.”

Além das melhorias de desempenho, as baterias de estado sólido são conhecidas por serem mais seguras do que as baterias de íons de lítio, devido à sua estrutura menos volátil. Isso aumenta a confiança de que os veículos equipados com essa tecnologia não apenas terão melhor autonomia e menor tempo de carregamento, mas também serão mais confiáveis e duráveis.

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A parceria entre a Stellantis e a Factorial não é apenas um sinal da rápida evolução das tecnologias de baterias de estado sólido, mas também reflete o compromisso das duas empresas com a inovação e o desenvolvimento sustentável. A expectativa é que essa colaboração tenha um impacto profundo no cenário automotivo global nos próximos anos, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.

À medida que a frota piloto do Dodge Charger Daytona começa a rodar, o mercado de veículos elétricos estará observando de perto o impacto dessas novas baterias no desempenho e viabilidade de longo prazo dos EVs.

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