A Scania reforça sua posição como líder no transporte sustentável ao apresentar o portfólio mais completo do mercado de caminhões alternativos ao diesel na Fenatran 2024. A feira celebra o marco da Scania em recordes de vendas e expansão da sua linha de produtos com matrizes energéticas diversas.
Na Fenatran 2024, a Scania apresenta um marco em sua jornada de descarbonização com o lançamento do caminhão elétrico 30 G 4×2, desenvolvido para operações de curtas distâncias com emissão zero de CO₂. Juntamente com novos modelos a gás e biodiesel, a montadora oferece um leque variado de opções para clientes que buscam reduzir o impacto ambiental.
Além do novo caminhão elétrico, a Scania exibe outros lançamentos importantes, como o P 280 6×4 XT, voltado para construção civil, e a versão comercial G-Line 370, com motor de 370 cv. Também estão expostos semipesados de 7 litros com novas potências e o modelo Super B100, 100% movido a biodiesel.
A estratégia da Scania também inclui soluções de sustentabilidade no estande, em parceria com a Eccaplan, garantindo a neutralização de todas as emissões de CO₂ relacionadas ao evento. Um painel interativo permite aos visitantes calcular e neutralizar suas emissões pessoais de carbono, reforçando o compromisso da marca com práticas conscientes.
A marca sueca lidera o setor de caminhões pesados no Brasil e celebra recordes em 2024, com destaque para a linha Super, que já acumula 20 mil unidades emplacadas desde seu lançamento. “Oferecemos o menor custo total de operação do mercado, mantendo a rentabilidade e a sustentabilidade”, afirma Simone Montagna, CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
Com um estande de 2.800 metros quadrados, a Scania traz uma experiência completa aos visitantes. Além dos lançamentos, há um espaço dedicado a serviços e soluções financeiras, incluindo consórcio, seguros e locação, promovendo uma oferta integrada para otimização das operações de transporte.
O compromisso com a segurança é reforçado com o lançamento de uma nova arquitetura eletrônica e um painel digital, aprimorando o sistema ADAS, que agora conta com sensores mais avançados para evitar acidentes. O novo caminhão elétrico, que marca a transição para a eletrificação, oferece desempenho otimizado e custo operacional reduzido.
Com um total de 18 veículos em exposição, a Scania inclui três modelos off-road desenvolvidos para terrenos acidentados, voltados aos setores madeireiro e de mineração. Na área externa, o Fenatran Experience permite ao público testar alguns dos modelos, incluindo o caminhão elétrico e outros movidos a gás e biometano.
A Scania também lança o ProDriver, uma ferramenta de capacitação voltada à melhoria do desempenho de motoristas, que promete até 5% de economia de combustível e maior eficiência operacional. A solução faz parte dos Serviços Conectados Scania, que combinam análise de dados para uma operação mais econômica.
Além de um portfólio diversificado de produtos e serviços, a Scania oferece uma experiência imersiva com ativações e brindes para o público, que inclui entrevistas ao vivo e o popular Café V8. Na loja oficial, estão à venda produtos exclusivos como roupas e miniaturas.
A presença da Scania na Fenatran reflete seu compromisso com a inovação sustentável e o atendimento às demandas de clientes que buscam soluções eficientes e ambientalmente conscientes. Com uma equipe preparada para atender ao público, a montadora espera consolidar sua posição de liderança no mercado de caminhões sustentáveis.