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Scania investe em plástico reciclado para reduzir impacto ambiental em suas operações

Nova frente da Scania no Brasil incorpora 1,5 milhão de garrafas PET por ano nas grades frontais dos caminhões, reduzindo emissões e promovendo economia circular.

A Scania, referência global em transporte sustentável, anunciou a inclusão de plástico reciclado, proveniente de garrafas PET, na produção da grade frontal de seus caminhões em São Bernardo do Campo (SP). A medida estima retirar do meio ambiente 1,5 milhão de garrafas por ano, em uma iniciativa de circularidade pioneira na indústria.

Patrícia Acioli, responsável por Sustentabilidade na Scania, explica que a mudança é mais um passo da empresa em direção à sustentabilidade: “Estamos desafiando nosso setor e nossas equipes a pensar de forma inovadora e sustentável.” A adoção do plástico reciclado contribuirá para a produção anual de cerca de 30 mil veículos, um feito que também reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões.

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O novo processo, iniciado em 2022, envolve a substituição de PET virgem pelo PET reciclado na composição das grades, que são peças frontais dos caminhões, também conhecidas no setor como “T-bone”. Cada peça incorpora cinco quilos de insumos plásticos, dos quais 20% correspondem a PET reciclado. O especialista de Qualidade da Scania, João Krasauskas, salienta que para cada quilo de PET reciclado, cerca de 50 garrafas são reaproveitadas, evitando-se o descarte irregular.

A implementação desta inovação envolve várias parcerias, com destaque para a colaboração com a SABIC, multinacional de produtos químicos e polímeros, que viabilizou a mistura do PET reciclado com o policarbonato, material essencial na composição do plástico utilizado pela Scania. A SABIC adquire o PET de uma recicladora brasileira, que coleta garrafas em diversos pontos do país, processando o material e reintroduzindo-o na cadeia produtiva de forma sustentável. A mistura final (PC/PET) é fornecida para fabricação das grades, completando o ciclo de reciclagem.

Os testes rigorosos para assegurar a qualidade da nova grade foram realizados tanto no Brasil quanto na matriz da Scania, na Suécia, envolvendo verificações de impacto, aderência da pintura e resistência ao envelhecimento. A implementação inicial ocorre exclusivamente no Brasil, mas a Scania estuda expandir essa tecnologia sustentável para suas operações na Europa e na Ásia.

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A substituição de PET virgem pelo reciclado também traz uma série de benefícios ambientais além do reaproveitamento de materiais plásticos. O processo reduz em 11% as emissões de CO₂ por quilo de material produzido, economiza 16% de energia, e evita o descarte de 62 toneladas anuais de CO₂, considerando a eliminação do transporte marítimo do PET importado dos Estados Unidos e a redução do descarte de resíduos.

Outro ponto relevante do projeto é o foco no resíduo pós-consumo, que representa um dos principais desafios de descarte de embalagens plásticas. Estima-se que aproximadamente meio trilhão de garrafas PET sejam consumidas anualmente no mundo, com cerca de 1.500 descartadas por segundo. A Scania, ao adotar uma prática circular, contribui para reduzir esse impacto, trazendo uma alternativa prática e inovadora para um dos maiores problemas ambientais atuais.

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