A Daimler Truck deu início à produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria projetado para transporte de longas distâncias, reforçando seu compromisso com a descarbonização do transporte rodoviário pesado.
A fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, foi palco de um marco importante para a mobilidade sustentável. Na presença de líderes como Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, e Daniela Schmitt, Ministra da Economia da Renânia-Palatinado, o Mercedes-Benz eActros 600 entrou em produção em série. O caminhão, concebido para o transporte de longas distâncias, oferece uma autonomia impressionante de até 500 km com uma única carga de bateria, consolidando o protagonismo da marca na transição para veículos comerciais livres de emissões.
O eActros 600 é o primeiro modelo elétrico de longo alcance a ser fabricado em uma linha de montagem integrada. Diferentemente dos modelos anteriores, como o eActros 300/400 e o eEconic, sua produção ocorre na mesma linha que os caminhões a diesel, evidenciando a flexibilidade da planta. Esse modelo se beneficia de componentes fornecidos por fábricas especializadas da Daimler, incluindo Mannheim, Kassel e Gaggenau, que produzem o eixo elétrico, a caixa de transmissão e outros elementos de alta voltagem.
Karin Rådström destacou a importância do novo modelo para o setor: “Com o eActros 600, damos um passo crucial para reduzir as emissões do transporte rodoviário pesado, que responde por dois terços das emissões de CO2 do segmento na Europa.” Já Daniela Schmitt reforçou o impacto regional: “Este projeto é um exemplo de como a inovação tecnológica pode ser aliada à competitividade industrial.”
Além da produção, a fábrica de Wörth está se transformando em um centro de excelência para mobilidade sustentável. Desde 2022, a unidade opera com produção livre de emissões de CO2, utilizando energia limpa e desenvolvendo iniciativas como sistemas fotovoltaicos e exploração de energia geotérmica em parceria com a cidade de Wörth am Rhein.
O eActros 600 traz avanços técnicos significativos. Com baterias de alta capacidade que somam 621 kWh e um eixo de transmissão desenvolvido internamente, o modelo é capaz de percorrer mais de 1.000 km diários com recargas intermediárias rápidas. Ele também é compatível com sistemas de carregamento CCS de até 400 kW e infraestrutura de recarga em megawatts (MCS), consolidando sua eficiência em operações de longa distância.
Antes de iniciar sua produção em série, o caminhão já havia demonstrado seu desempenho em condições reais durante o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, onde percorreu 15.000 km por 22 países com carga máxima. Esse desempenho rendeu ao modelo o título de “International Truck of the Year 2025”, reforçando sua posição como referência em inovação no transporte rodoviário.
A planta de Wörth, que já produziu mais de 4,4 milhões de caminhões desde 1963, agora foca na transição para veículos elétricos e de célula de combustível, garantindo empregos sustentáveis e qualificação da força de trabalho. Em 2023, cerca de 3.300 sessões de treinamento foram realizadas para capacitar os funcionários nas novas tecnologias de bateria e alta voltagem.
O início da produção do eActros 600 é parte do contrato para o futuro acordado entre a Daimler e seus trabalhadores, consolidando a planta como um pilar central na rede de produção de caminhões da marca. Este movimento simboliza não apenas o avanço tecnológico, mas também o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do capital humano.