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Tera, novo SUV da Volks, quer ser melhor que Fiat Pulse e Renault Kardian

Volkswagen Tera marca o início de uma nova fase da marca alemã no Brasil. Com motor 1.0 aspirado ou turbo, o SUV de entrada foi desenvolvido para ser um dos modelos mais vendidos do país, seguindo os passos de seus antecessores, Gol e Fusca.

A Volkswagen se prepara para lançar o Tera, um SUV compacto que chega para ser o mais acessível da marca no Brasil. Com estreia confirmada para o Carnaval, o modelo aposta em um design moderno, motor turbo eficiente e tecnologia embarcada para competir diretamente com Fiat Pulse e Citroën Basalt.

A Volkswagen está prestes a expandir sua linha de SUVs no Brasil com a chegada do Tera, modelo que será posicionado abaixo do T-Cross e do Nivus. Com estreia prevista para o Carnaval, o veículo utilizará a plataforma MQB-A0, mesma base dos compactos Polo e Nivus, garantindo um projeto moderno e adaptado às necessidades do mercado brasileiro.

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Com um design que segue o estilo cupê, o Tera traz dimensões mais compactas, medindo aproximadamente 4 metros de comprimento, o que representa 20 cm a menos que o Nivus. Esse formato busca equilibrar o espaço interno e a praticidade no trânsito urbano, mantendo a identidade visual dos SUVs da Volkswagen.

A motorização inicial do modelo será o 1.0 turboflex 170 TSI, com melhorias para entregar 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto promete um consumo médio de 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina, garantindo eficiência e bom desempenho.

Além dessa versão, a Volkswagen planeja expandir a gama do Tera com duas novas motorizações no futuro. Uma delas será um híbrido flex, apostando na eletrificação para oferecer mais economia de combustível e menor impacto ambiental. Já a opção de entrada contará com um motor 1.0 aspirado de 84 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, tornando o SUV ainda mais acessível.

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O interior do Volkswagen Tera seguirá a identidade dos modelos mais recentes da marca, oferecendo quadro de instrumentos digital e central multimídia, com telas variando entre 15” e 21”, dependendo da versão. O acabamento interno deve manter o uso predominante de plásticos rígidos, mas pode receber melhorias em comparação com outros modelos para atender às exigências do público.

A Volkswagen quer posicionar o Tera como um dos SUVs compactos mais acessíveis do Brasil, e, para isso, os preços estimados começam em R$ 110 mil na versão Comfort e chegam a R$ 120 mil na versão High. Com esses valores, o modelo entra na disputa direta com concorrentes como Fiat Pulse e Citroën Basalt, dois dos principais nomes no segmento atualmente.

A proposta do Tera como um SUV acessível e urbano já tem despertado expectativas no mercado. O modelo vem sendo chamado de “Gol dos SUVs”, devido ao seu potencial de popularização, repetindo a estratégia de sucesso do hatch compacto que marcou a história da Volkswagen no Brasil.

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Com essa novidade, a Volkswagen amplia sua presença no segmento de SUVs compactos, trazendo ao público brasileiro um modelo que combina design moderno, tecnologia e eficiência, prometendo ser um dos lançamentos mais aguardados de 2024

A nova era da Volkswagen -A história da Volkswagen no Brasil pode ser dividida em três grandes fases: a era do Fusca (1959-1986), do Gol (1980-2023) e, agora, a do Tera. O novo SUV de entrada aposta em design atualizado, tecnologia embarcada e motorizacões econômicas para conquistar o mercado.

Plataforma e design inovador – O Volkswagen Tera é construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Polo, Nivus e T-Cross. No entanto, seu design foi desenvolvido do zero, trazendo uma nova identidade visual para a marca no Brasil. Destaque para os faróis afilados, grade menor e linhas musculosas que reforçam sua robustez.

Mecânica Online – O SUV será oferecido com duas opções de motorização:

  • 1.0 MPI aspirado (84 cv), com câmbio manual de cinco marchas;
  • 1.0 TSI turbo (116 cv), com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.

A escolha por motores 1.0 reflete a estratégia da Volkswagen de manter o modelo acessível e eficiente no consumo de combustível.

Interior aprimorado e tecnologia – O acabamento interno recebeu atenção especial, buscando superar as críticas de modelos anteriores da marca. Para isso, a Volkswagen adotou diferentes texturas no painel e portas, além de elementos visuais inspirados em SUVs premium.

Entre os principais equipamentos do Tera, destacam-se:

  • Painel digital de 10,25″;
  • Central multimídia VW Play Connect de 10″;
  • Iluminação ambiente em LED;
  • Partida por botão;
  • Ar-condicionado digital;
  • Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC);
  • Frenagem automática de emergência (AEB);
  • Detector de fadiga e assistente de permanência em faixa.

Dimensões e espaço interno – Com entre-eixos de 2,57 metros, idêntico ao do Polo, o Tera promete um espaço interno generoso. Seu comprimento deve ficar próximo de 4,13 metros, enquanto o porta-malas terá capacidade estimada em 350 litros.

Versões e preço estimado – A Volkswagen divulgou quatro versões para o Tera:

  1. MPI – motor 1.0 aspirado, câmbio manual;
  2. TSI – motor 1.0 turbo, câmbio manual ou automático;
  3. Comfort – motor 1.0 turbo, câmbio automático;
  4. High – motor 1.0 turbo, câmbio automático e mais equipamentos.

O preço oficial ainda não foi revelado, mas estima-se que varie entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, posicionando o Tera como concorrente direto de modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse. Com o Tera, a Volkswagen aposta em um SUV de entrada para substituir dois dos maiores ícones de sua história no Brasil. Agora resta saber se ele conseguirá repetir o sucesso de seus antecessores e conquistar o público brasileiro.

Design:

  • O design do Tera é assinado por José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para as Américas, e inaugura uma nova fase na identidade visual da marca no Brasil.
  • O SUV se destaca pelas linhas modernas e robustas, com destaque para a dianteira com faróis full-led e grade com novo design, e para a traseira com lanternas interligadas por uma barra preta.
  • O Tera também se diferencia pelos detalhes como o teto pintado de preto, rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo e retrovisores com design próprio.

Interior:

  • O interior do Tera apresenta um design moderno e funcional, com destaque para a central multimídia VW Play Connect com tela de 10 polegadas, painel de instrumentos digital de 10 polegadas e carregamento de celular por indução.
  • O SUV também oferece bom espaço interno para os passageiros e porta-malas com capacidade para cerca de 350 litros.

Motorização:

  • O Tera será oferecido com duas opções de motorização 1.0 flex: aspirado de 84 cv e turbo de 116 cv.
  • O motor 1.0 turbo poderá ser combinado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.

Equipamentos:

  • O Tera High, versão topo de linha, se destaca pelo pacote de equipamentos que inclui:
    • 6 airbags
    • Controlador de velocidade adaptativo (ACC)
    • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
    • Ar-condicionado digital
    • Assistente para partida em subidas
    • Banco do motorista com ajuste de altura
    • Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
    • Câmera de ré
    • Carregamento de celular por indução
    • Volante com ajustes de altura e profundidade
    • Descanso de braço dianteiro
    • Direção elétrica
    • Retrovisor interno eletrocrômico
    • Faróis de LED com acendimento automático
    • Iluminação ambiente de LED
    • Quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas
    • Rodas de liga leve de 17 polegadas
    • Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
    • Sensor de chuva
    • Acesso por chave presencial
    • Partida do motor por botão
    • Central multimídia “VW Play” com tela de 10,1 polegadas
    • Detector de fadiga
    • Start-Stop
    • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
    • Volante multifuncional com shift paddles
    • Freios a disco nas quatro rodas
  • Opcionais:
    • Pacote Outfit: bancos com revestimento premium, rodas de liga leve 17″ escurecidas e teto e retrovisores pintados em preto.
    • Pacote Adas: assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Preços:

  • A Volkswagen ainda não divulgou os preços oficiais do Tera, mas espera-se que o SUV de entrada fique na faixa dos R$ 100 mil a R$ 140 mil.

Volkswagen Novo Tera – Ficha Técnica Completa

Motorização e Transmissão

  • Motor: 1.0 TSI Turbo, três cilindros, 12 válvulas, com injeção direta de combustível

  • Potência: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina)

  • Torque: 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm

  • Câmbio: Automático de seis marchas com conversor de torque

  • Tração: Dianteira (FWD)

  • Sistema de partida: Partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina

Dimensões e Peso

  • Comprimento: Aproximadamente 4,10 m

  • Largura: 1,75 m

  • Altura: 1,57 m

  • Entre-eixos: 2,56 m

  • Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.200 kg

  • Porta-malas: Capacidade estimada entre 370 e 400 litros

Estrutura e Suspensão

  • Plataforma: MQB (Modularer Querbaukasten)

  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com barra estabilizadora

  • Suspensão traseira: Eixo de torção semi-independente

  • Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

  • Direção: Eletroassistida progressiva

Design e Iluminação

  • Faróis: FULL LED com assinatura luminosa fracionada

  • Lanternas traseiras: LED com efeito luminoso “click-clack”

  • Rodas: Liga leve diamantadas, disponíveis em tamanhos entre 16 e 18 polegadas, dependendo da versão

  • Pneus: Medidas variáveis entre 205/55 R16 e 215/50 R18, dependendo da configuração

Tecnologia e Conectividade

  • Painel de instrumentos digital: Tela de 10 polegadas personalizável

  • Central multimídia: VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas

  • Compatibilidade: Apple CarPlay e Android Auto (sem fio)

  • Conectividade: eSIM integrado para acesso a serviços online e atualizações remotas (Brasil e Argentina)

  • Carregamento de celular: Indução (wireless charging)

  • Iluminação interna: ‘Ambient Light’ configurável

Segurança e Assistência ao Motorista (ADAS)

  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)

  • Alerta de colisão frontal

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

  • Assistente de permanência em faixa (Lane Assist)

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

  • Câmera de ré com linhas dinâmicas

  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)

  • Monitoramento da pressão dos pneus

Consumo e Eficiência Energética (Estimado)

  • Consumo urbano: Aproximadamente 9,5 km/l (etanol) | 13 km/l (gasolina)

  • Consumo rodoviário: Aproximadamente 11,5 km/l (etanol) | 16 km/l (gasolina)

  • Tanque de combustível: Capacidade de aproximadamente 50 litros

Produção e Mercados

  • Fábrica: São Bernardo do Campo (SP), Brasil

  • Mercados de comercialização: Brasil e mais de 25 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México e regiões da África
  • Lançamento no Brasil: Primeiro semestre de 2025
  • Lançamento na América Latina: Segundo semestre de 2025
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