A Audi do Brasil iniciou a pré-venda dos aguardados Audi Q6 Sportback e-tron e SQ6 Sportback e-tron, seus mais recentes modelos 100% elétricos que chegam para expandir a família Q6 e-tron no País. Com um visual alinhado à nova identidade da marca e preços a partir de R$ 624.990,00, os veículos prometem combinar desempenho esportivo, ampla lista de equipamentos e autonomia para longas distâncias, reforçando a ofensiva elétrica da Audi no mercado premium brasileiro.
A Audi do Brasil está intensificando sua estratégia de eletrificação no mercado nacional com o anúncio do início da pré-venda de dois modelos inéditos: o Audi Q6 Sportback e-tron e o SQ6 Sportback e-tron. Esses veículos, totalmente elétricos e com um design mais esportivo, estarão disponíveis para os consumidores em toda a rede de mais de 40 concessionárias da fabricante a partir do segundo semestre deste ano. A chegada desses modelos amplia a já robusta família Q6 e-tron no Brasil, que teve sua estreia com a versão SUV no final do ano passado.
Ambos os modelos serão comercializados em versão única. O Audi Q6 Sportback e-tron Performance Black quattro terá um preço inicial de R$ 624.990,00, enquanto o mais potente Audi SQ6 Sportback e-tron quattro partirá de R$ 684.990,00. Além de um visual que incorpora a nova identidade da marca, os veículos prometem entregar uma combinação ideal de desempenho esportivo, uma ampla lista de equipamentos de série e uma autonomia que permite percorrer longas distâncias utilizando apenas a propulsão elétrica. Esses lançamentos complementam a atual linha de veículos elétricos da Audi no Brasil, que já conta com modelos como o Audi A6 Sportback e-tron, Q6 e-tron, Q8 e-tron, Q8 Sportback e-tron, SQ8 Sportback e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT.
Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil, destacou a importância desses lançamentos. “O Q6 e-tron representa a nossa segunda geração de veículos elétricos, e devido ao desempenho positivo da versão SUV, à venda no País desde o fim do ano passado, decidimos ampliar a família, agora com as versões Sportback e SQ6 Sportback, que oferecem um visual mais esportivo, sem abrir mão do conforto, tecnologia embarcada e eficiência característicos de nossa família de veículos 100% eletrificados”, explicou o executivo, reforçando a aposta da Audi nesse segmento de alta performance.
Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, complementou a visão da empresa. “Queremos ampliar o nosso espaço no disputado segmento premium e, para isso, estamos neste ano com uma ofensiva de lançamento que está promovendo a renovação e nosso portfólio de veículos. Nesse contexto, os novos Q6 Sportback e-tron e SQ6 Sportback e-tron chegam para apresentar um novo patamar de experiência a bordo e dinâmica de condução entre os veículos eletrificados”, afirmou Pillekamp, sublinhando a ambição da Audi em se destacar no mercado.
Design: A nova linguagem visual da Audi
Externamente, os novos Audi Q6 Sportback e-tron e SQ6 Sportback e-tron incorporam a nova linguagem visual minimalista da marca das quatro argolas. Caracterizados por linhas mais fluídas e orgânicas, vincos menos proeminentes e um conjunto ótico mais estreito, esses modelos exibem um visual elegante e moderno. A linha de cintura elevada, a coluna D mais volumosa e as proporções otimizadas conferem aos veículos uma presença irresistível. Eles também estreiam o novo logotipo Audi rings, que adota uma estética bidimensional e cores foscas, e as inscrições dos nomes dos veículos, versões e motorizações aparecem na tampa traseira do porta-malas e na coluna B de forma discreta e elegante.
As formas suaves das carrocerias interagem constantemente com vincos e bordas, transmitindo dinamismo e movimento estético. A dianteira vertical com o Singleframe completamente fechado e invertido segue a linguagem de design dos modelos 100% elétricos da Audi, projetando uma presença confiante e poderosa. O Singleframe é a grade frontal icônica da Audi, que nos modelos elétricos ganha um formato fechado devido à menor necessidade de ventilação. As luzes diurnas com assinaturas personalizáveis – com oito possibilidades diferentes – fornecem aos modelos um visual ainda mais marcante. De perfil, o caimento mais acentuado do teto cria uma silhueta atlética e esportiva, elevando a estética da família e-tron.
Palco Digital: Uma cabine futurista e funcional
Projetados de dentro para fora, os modelos apresentam um novo conceito de cabine, que é acolhedora e focada nas necessidades dos usuários. O design tridimensional de alto contraste se une a uma arquitetura espacial que combina tecnologia, estética e sustentabilidade em perfeita simbiose. As saídas de ar-condicionado horizontais e estreitas contribuem harmoniosamente para o visual minimalista. Um conjunto de controles essenciais está elegantemente integrado na maçaneta da porta do lado do motorista, combinando funções de espelhos, assentos, portas, luz e visibilidade, proporcionando um cockpit intuitivo.
Graças à nova Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvida especificamente para a mobilidade elétrica, os modelos oferecem um espaço interno generoso para o uso diário, com diversos nichos e porta-objetos. O console central inclui dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. Como é característico de veículos elétricos que dispensam o túnel central – o espaço geralmente ocupado pelo eixo de transmissão em carros a combustão –, há um espaço extra para as pernas e joelhos, priorizando o conforto e a mobilidade dos ocupantes.
A capacidade de carga também é notável. O porta-malas do Audi Q6 Sportback e-tron oferece um total de 575 litros, sendo 511 litros na parte traseira e 64 litros no porta-malas dianteiro, conhecido como “frunk” (front trunk). Quando os assentos traseiros são rebatidos, o espaço total aumenta para até 1.373 litros. Já o Audi SQ6 Sportback e-tron oferece até 499 litros na traseira e os mesmos 64 litros na frente, totalizando até 1.361 litros com os assentos traseiros rebatidos. Os bancos traseiros rebatem individualmente no formato 40:20:40, proporcionando versatilidade no transporte de carga e passageiros.
Entretenimento e Segurança: Tecnologia que impressiona
O interior dos veículos é dominado pelo “palco digital“, que integra o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro. Esses displays se unem para criar uma sensação de espaço e modernidade na cabine. O display panorâmico Audi MMI de 14,5 polegadas apresenta um design curvo e utiliza tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode), que oferece cores mais vibrantes e pretos mais profundos, compondo a cabine ao lado do Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas. A forma curvada da tela remete à identidade do Singleframe da Audi, e a iluminação ambiente faz com que ela pareça flutuar à noite.
Para o passageiro dianteiro, o palco digital é complementado por um display MMI de 10,9 polegadas, perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade exclusivo permite que o passageiro desfrute das funcionalidades da tela sem distrair o motorista, garantindo segurança e foco na condução. Simultaneamente, essa tela permite que o passageiro auxilie o condutor em tarefas como navegação e controle de mídias, otimizando a experiência a bordo.
Adicionalmente, o head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo em tecnologia e projeta informações relevantes – como velocidade, ícones de assistência e navegação – diretamente no para-brisa. A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente real, como setas de navegação que parecem estar na própria rua. Isso facilita a compreensão das informações para o motorista, mesmo em condições de baixa visibilidade. O novo head-up display oferece ainda duas opções de jogos operados pelos shift-paddles do volante – pequenos botões ou alavancas que permitem ao motorista mudar de marcha, aqui usados para jogos –, funcionando apenas quando o veículo está parado, por exemplo, durante o carregamento, ampliando as opções de entretenimento a bordo.
Uma experiência sensorial: Luzes e som de alta precisão
Internamente, as luzes ambientes interativas (IAL) auxiliam na interação com motorista e passageiros em três funções centrais. Essas luzes desempenham papéis como a função de boas-vindas ao entrar no veículo e a indicação visual de quando o veículo está trancado ou destrancado. O IAL também contribui para a segurança, representando, por exemplo, os piscas dinâmicos de forma mais visível. É importante notar que o IAL é um display adicional e não substitui os alertas essenciais exibidos no cockpit virtual – a tela digital personalizável que substitui os instrumentos tradicionais. Além disso, o IAL também ilustra outras informações importantes, como o nível de carga e o progresso do carregamento da bateria, exibidos como uma luz pulsante, tornando a interação com o veículo mais intuitiva e imersiva.
Para completar a experiência a bordo, o sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D oferece a máxima precisão acústica, replicando a música exatamente como foi gravada para uma experiência sonora natural e impressionante. Um amplificador altamente eficiente é o coração deste sistema, acionando 16 alto-falantes com 705 watts de potência. Os alto-falantes de graves localizados nas portas dianteiras são alojados em uma caixa separada, o que reduz a vibração nas partes próximas da porta e garante que o som seja reproduzido com grande precisão.
Essa arquitetura de áudio não só melhora a qualidade do som dentro da cabine, mas também reduz a propagação do som para fora do veículo, aumentando a privacidade. A dissociação do alto-falante — ou seja, o isolamento dos componentes de áudio do restante da estrutura para minimizar interferências — também proporciona graves precisos e volumosos. Com esse interior multifacetado, que a Audi descreve como “o centro da vida e das experiências dos nossos clientes”, os modelos atendem às necessidades dos usuários por meio de design e tecnologia de formas nunca antes possíveis, redefinindo o conceito de mobilidade premium.
Performance Elétrica e Autonomia para a jornada
A Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos e projetada pela Audi com uma arquitetura de 800 Volts, é a base desses novos modelos. Essa arquitetura avançada proporciona aos veículos uma excelente autonomia e uma alta performance de recarga, com picos de 270 kW DC (corrente contínua), que se refere a carregadores de carga rápida de alta potência. A capacidade da bateria e a distância entre-eixos dos veículos são escaláveis, o que permite a inclusão de diferentes tipos de carroceria, como modelos SUV, CUV (Crossover Utility Vehicle), Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.
Ambos os modelos são equipados com um propulsor elétrico alimentado por um conjunto de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh. Graças à tração integral quattro, uma tecnologia de tração nas quatro rodas que otimiza a aderência, os veículos são capazes de enfrentar com desenvoltura diversos tipos de terreno, desde as imperfeições das grandes cidades até rodovias e estradas de terra nos fins de semana, sem comprometer o conforto dos ocupantes. A velocidade de carga em uma estação de recarga ultrarrápida é impressionante: de 10% a 80% em apenas 20 minutos, minimizando o tempo de parada.
No caso do Audi Q6 Sportback e-tron, a motorização oferece uma potência combinada de 387 cavalos e 535 Nm de torque – uma medida da força de rotação do motor. Esse conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). A autonomia total é de 427 quilômetros, conforme medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Já o Audi SQ6 Sportback e-tron, a versão mais esportiva, oferece uma potência de até 517 cavalos (com launch control, um sistema que otimiza a largada para máxima aceleração), além de 795 Nm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 4,3 segundos, e a velocidade máxima é de 230 km/h – também limitada eletronicamente.
Tecnologias e Equipamentos de Série
Os novos Audi Q6 Sportback e-tron e SQ6 Sportback e-tron chegam ao mercado com uma extensa lista de itens de série, reforçando o posicionamento premium da marca. Entre os equipamentos de conforto, destacam-se o ar condicionado automático de três zonas com programação de climatização do interior, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista, e bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético com a inscrição “S” na versão SQ6. O pacote de luzes ambiente Plus (interativas) cria uma atmosfera personalizável, e o porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free oferece praticidade. O volante em couro multifuncional, com shift-paddles, aquecimento e inscrição “S”, completa o pacote de luxo.
Externamente, os modelos contam com espelhos retrovisores externos na cor preta (ou alumínio fosco no SQ6) e são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória. Os frisos decorativos das janelas em preto brilhante, a pintura full-body (arcos dos para-lamas na cor do veículo), a suspensão esportiva S e o teto solar panorâmico elevam o visual. A tração quattro e as rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas (com pneus 255/45 R21 na dianteira e 285/45 R40 na traseira) garantem aderência e estética. No SQ6 Sportback e-tron, há ainda bancos dianteiros super-esportivos em Dinâmica/couro sintético com função massagem, regulagem elétrica da coluna de direção, kit exterior S com detalhes em alumínio fosco, pinças de freio pretas com logotipo S, e suspensão esportiva pneumática a ar. As rodas do SQ6 são de 21 polegadas com design AERO.
Os itens de tecnologia e segurança são abrangentes. Incluem airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros, e de cortina, o Audi Drive Select (sistema que permite selecionar modos de condução), assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, exit warning (aviso de saída segura do veículo) e assistente de conversão em marcha ré. Há também câmeras top-view 360°, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB). O head-up display de realidade aumentada e os faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas (com assinaturas ópticas personalizáveis do DRL via MMI e lavador de farol) garantem visibilidade e segurança. As lanternas traseiras full-LED PRO (no Q6) ou OLED de segunda geração (no SQ6) com setas dinâmicas e apresentação de luzes (Coming/leaving home), além de alerta de proximidade traseira no SQ6, completam o conjunto. O park assist plus com sensores de estacionamento e a simulação de som externo e-tron Sport elevam a experiência. Para otimizar o carregamento, o veículo oferece acesso para carregamento dos dois lados (motorista e passageiro) com abertura elétrica, e um Audi compact charger de até 11 kW com kit de cabos para uso residencial e industrial e suporte de parede.
Dimensões e Cores Disponíveis
Para o Audi SQ6 Sportback e-tron, as cores disponíveis são: Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã (sólida), Cinza Manhattan e Cinza Daytona. Internamente, os assentos são na tonalidade preta com costura em cinza rocha. Suas dimensões são: 4.771 mm de comprimento, 2.193 mm de largura, 1.628 mm de altura e 2.893 mm de entre-eixos. O porta-malas traseiro tem capacidade total de 499 litros (1.361 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro (frunk) conta com 64 litros de capacidade.
Já o Audi Q6 Sportback e-tron oferece uma gama de cores que inclui: Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã (sólida), Cinza Manhattan, Cinza Daytona e Preto Mito. No interior, os assentos também são pretos com costura em cinza rocha. Este modelo possui dimensões generosas que permitem acomodar até cinco passageiros com conforto: 4.771 mm de comprimento, 2.193 mm de largura, 1.648 mm de altura e 2.889 mm de entre-eixos. O porta-malas traseiro tem capacidade total de 511 litros (1.529 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro mantém os 64 litros de capacidade.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pré-venda – Período inicial em que um produto é oferecido para compra antes de seu lançamento oficial no mercado, geralmente com condições especiais.
Quattro – Nome da tecnologia de tração integral permanente da Audi, que distribui a força do motor para todas as quatro rodas para melhor aderência e estabilidade.
Plataforma Elétrica Premium (PPE) – Arquitetura veicular modular projetada especificamente para veículos elétricos de alta performance, desenvolvida pela Audi em conjunto com a Porsche.
Head-up display com realidade aumentada – Tecnologia que projeta informações importantes no para-brisa do veículo, interagindo visualmente com o ambiente real percebido pelo motorista.