A Volvo Penta está marcando um novo capítulo na geração de energia no Brasil com o lançamento do G13, seu primeiro motor projetado para operar com biogás, biometano ou GNV (Gás Natural Veicular). Direcionado a geradores elétricos de alta performance, este motor oferece uma solução inovadora, especialmente para propriedades rurais que conseguem produzir seu próprio biogás a partir da decomposição de material orgânico – um insumo que pode ser obtido gratuitamente dentro da própria cadeia produtiva. Apresentado em primeira mão na Agrishow 2025, a receptividade foi tão positiva que mais de 30 unidades já foram comercializadas antes mesmo do lançamento oficial, indicando o forte interesse do mercado por essa tecnologia.
O novo produto da Volvo Penta não só fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental (resíduos orgânicos) em um insumo valioso para empresas e produtores rurais, mas também representa um avanço significativo para a energia renovável e limpa. “Além disso, contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul, destacando os benefícios ambientais diretos da tecnologia.
G13: Robustez e Eficiência para Uso Severo
O G13 é um motor avançado de 13 litros, concebido especificamente para uso severo, com potências que podem chegar a 400 hp. Sua aplicação prioritária inclui fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos, setores que frequentemente geram grande volume de resíduos orgânicos e necessitam de energia constante. Com alta capacidade de aceitação de carga, o motor é descrito como robusto e hiperdimensionado, com todas as suas partes internas construídas em aço, garantindo maior durabilidade mesmo em operações intensivas e contínuas.
“Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, assegura Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. Ele também ressalta a facilidade de manutenção do G13, uma vez que utiliza componentes e filtros já conhecidos e amplamente disponíveis, comuns a outros motores Volvo Penta, o que simplifica o suporte e reduz o tempo de inatividade.
Tecnologia Adaptável e Vantagens Econômicas
Os engenheiros da Volvo Penta desenvolveram uma configuração versátil para o G13, oferecendo ao cliente a escolha entre duas tecnologias diferentes para o gerenciamento e injeção de gás. Essa flexibilidade permite que o comprador adapte o motor às suas necessidades específicas de aplicação, perfil de desempenho e perspectiva de investimento. Durante a negociação e o processo de especificação técnica, é possível optar pelos sistemas das renomadas fabricantes Motortech ou Woodward, ambas líderes mundiais em soluções de energia a gás e parceiras globais da Volvo Penta.
“Existe uma necessidade crescente por motores movidos a combustíveis renováveis e com menos emissões de poluentes, mas que também tenham alta tecnologia, grande performance e custos adequados”, explica Lopes. Ele observa que o mercado está especialmente atento a este tipo de produto pela possibilidade de utilizar um combustível ambientalmente correto, que também traz a vantagem significativa de reduzir os custos operacionais.
Cálculos indicam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais com GNV pode ser 22% menor. A economia se torna ainda mais expressiva quando a comparação é feita com o biogás: o custo pode ser até quase 100% inferior, já que este combustível é obtido a partir da utilização de material orgânico que, em muitas propriedades rurais, é um recurso gratuito. “É um ciclo virtuoso”, destaca Lopes, evidenciando o modelo sustentável e autossuficiente que o G13 pode proporcionar.
A produção de bioenergia é realizada por meio do aproveitamento de diversos tipos de material orgânico, como dejetos de aves, bovinos ou suínos, chorume do lixo, resíduos da indústria alimentícia, de celulose e de álcool e açúcar. Além disso, também podem ser utilizados sobras de unidades fabris petroquímicas e de exploração de gás, especificamente para a produção de gás natural. Esse material é processado em um biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás. Já o biometano é um produto mais limpo e purificado do biogás, que pode inclusive ser injetado na rede de gás natural existente.
Produção Nacional e Liderança Global
O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), o mesmo local onde são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. Essa produção nacional não só fortalece a indústria brasileira, mas também permite que o G13 seja exportado para todos os mercados da América do Sul, uma região onde a demanda por motores a gás está em franca expansão, impulsionada pela busca por soluções mais limpas e eficientes.
A Volvo Penta é reconhecida como líder mundial em motores de uso marítimo e industrial, com presença em mais de 130 países e uma entrega global de mais de 35 mil unidades em 2024. No Brasil, além do inovador motor a gás, a empresa oferece uma ampla gama de motores diesel, com potências que variam de 18 a 1.000 hp, para diversas aplicações, incluindo embarcações, implementos agrícolas e, claro, geradores de energia. A introdução do G13 reforça o compromisso da Volvo Penta com a inovação e a sustentabilidade no mercado brasileiro e sul-americano.
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Biogás – Gás combustível produzido a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como dejetos animais e resíduos agrícolas,1 em um biodigestor.
Biometano – Biogás purificado, com alto teor de metano, que pode ser utilizado como substituto do gás natural veicular (GNV) e injetado na rede de gás natural.
GNV (Gás Natural Veicular) – Combustível composto principalmente por metano, utilizado em veículos, proveniente de reservas naturais de gás.
Geradores elétricos – Equipamentos que convertem energia mecânica (produzida por um motor) em energia elétrica, sendo essenciais para o fornecimento de energia em locais remotos ou como backup.