O 718 Boxster e o 718 Cayman – esses serão os novos nomes dos carros esportivos de dois lugares com motores centrais produzidos pela Dr. h.c. F. Porsche AG a partir da mudança de modelos em 2016. A designação 718 da fabricante de carros de Stuttgart é uma referência ao carro esporte pioneiro desse tipo lançado em 1957, que obteve muito sucesso em algumas das mais famosas corridas de automóveis.
O 718 Boxster e o 718 Cayman estão mostrando mais similaridades, tanto do ponto de vista visual como técnico. No futuro ambos terão motores horizontais de quatro cilindros com turboalimentação igualmente potentes. No futuro, o Roadster será posicionado a um nível de preços mais alto do que o Coupé, como acontece com os modelos 911. A Porsche irá apresentar o 718 Boxster e o 718 Cayman ao longo de 2016.
A série de modelos 718 é uma continuação do comprovado conceito de quatro cilin-dros e da história de consagrados carros esportivos da Porsche. O último exemplo é o carro de corridas 919 Hybrid LMP1, que também possui um motor de quatro cilin-dros turboalimentado com apenas dois litros de deslocamento altamente eficiente.
Com ele, a Porsche não apenas terminou a prova 24 Horas de Le Mans em primeiro e segundo lugares mas, recentemente, venceu os títulos de campeão de fabricantes e pilotos no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Com essas vitórias, o 919 Hybrid mostrou as perspectivas para o potencial dos futuros motores dos carros es-portivos da Porsche.
História do 718: motor horizontal de quatro cilindros tem muitas vitórias em competições
Motores horizontais de quatro cilindros têm uma longa tradição na Porsche. Eles sempre tiveram um incrível sucesso. No final da década de 1950, o 718 – sucessor do legendário Porsche 550 Spyder – representaram o nível mais alto de configuração do motor plano com quatro cilindros.
Seja competindo na corrida de 12 horas em Sebring, em 1960, seja no Campeonato Europeu de Subida de Montanha disputado entre 1958 e 1961, o Porsche 718 se impôs frente a inúmeros competidores com seu poderoso e eficiente motor horizontal de quatro cilindros. O 718 conquistou o primeiro lugar por três vezes, entre 1959 e 1960, na legendária corrida italiana de Targa Florio, disputada na Sicília. Na 24 Horas de Le Mans de 1958, o 718 RSK, com seu motor quatro-cilindros de 142 hp, obteve uma vitória clássica.
Porsche 919 Hybrid: líder tecnológico entre os carros de produção em série
Em 2014, a Porsche voltou ao topo da categoria da famosa corrida de resistência em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com o carro de com-petição 919 Hybrid. O veículo LMP1, que foi projetado para obter extrema eficiência, é o carro de corridas mais complexo que a Porsche já construiu. Ele serve como uma plataforma para a fundamental pesquisa de tecnologia para futuros modelos de produção – combinando dois diferentes sistemas de recuperação de energia com um motor turboalimentado de dois litros e quatro cilindros.