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Horse Powertrain revela extensor de autonomia Horse C15 para veículos elétricos

Tecnologia ultracompacta é projetada para converter facilmente plataformas elétricas em híbridos de autonomia estendida, oferecendo flexibilidade e eficiência.

A Horse Powertrain, líder em sistemas de transmissão de baixa emissão, apresentará sua nova tecnologia de extensor de autonomia ultracompacta, a família Horse C15, na feira IAA Mobility 2025, em Munique, Alemanha. Do tamanho de uma maleta, o sistema integra motor, gerador e inversor, permitindo que montadoras convertam facilmente plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV) em veículos com autonomia estendida (REEV), reduzindo custos e peso e ampliando a oferta de produtos para diferentes mercados.

A Horse Powertrain irá revelar a família de tecnologias Horse C15 na IAA Mobility 2025. Essa nova tecnologia de extensão de autonomia faz parte da família de soluções X-Range da marca, projetada para enriquecer plataformas de veículos elétricos com tecnologias de combustão e híbridas.

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Com um motor de quatro cilindros de 1,5 litro, a unidade Horse C15 integra gerador, inversor e sistema de arrefecimento. Suas dimensões de apenas 500 x 550 x 275 mm na versão naturalmente aspirada a tornam ultracompacta. Essa característica permite que a unidade seja instalada em plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV) com pouca ou nenhuma modificação, podendo ser posicionada no compartimento dianteiro ou traseiro do veículo, o que oferece uma flexibilidade excepcional no design.

O Horse C15 foi projetado para atender à norma de emissões Euro 7, que inclui também os padrões China 7 e SULEV20. A versão com motor naturalmente aspirado, com potência de até 70 kW, é ideal para veículos dos segmentos B e C. Para veículos maiores, como os do segmento D e veículos utilitários esportivos leves (VCLs), a adição de um turbocompressor eleva a potência para até 120 kW. O motor poderá operar com uma variedade de combustíveis, como gasolina, etanol, metanol e combustíveis sintéticos.

A tecnologia Horse C15 mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, que é usada para alimentar o motor elétrico do veículo. Com essa solução, as montadoras podem reduzir o tamanho da bateria do veículo elétrico, resultando em economias significativas de custo e peso. Isso também diminui a pressão sobre a cadeia de suprimentos de minerais essenciais, tudo sem comprometer a autonomia do veículo.

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Diferentemente dos veículos híbridos plug-in tradicionais (PHEV) e veículos elétricos híbridos (HEV), o motor de combustão de um REEV nunca aciona diretamente as rodas. Em vez disso, ele opera em sua faixa de rotação mais eficiente, o que minimiza o consumo de combustível e as emissões, além de reduzir ruído, vibração e aspereza.

Como um REEV utiliza um motor elétrico para mover as rodas, sua condução é tão suave e responsiva quanto a de um BEV. A bateria também pode ser recarregada de forma similar a um veículo elétrico convencional, usando um carregador público ou uma fonte de alimentação doméstica. Quando usado com combustíveis de baixo carbono, a pegada ecológica do ciclo de vida do veículo é comparável à de um BEV.

Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, destacou que os veículos elétricos com autonomia estendida são a categoria que mais cresce em muitos mercados globais. Segundo ele, a solução Horse C15 oferece às montadoras uma maneira simples e econômica de adaptar suas plataformas para REEVs. Ele acredita que a demanda por essa tecnologia continuará a crescer e que a solução da empresa desempenhará um papel fundamental nessa transição.

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A apresentação do Horse C15 reforça o compromisso da Horse Powertrain em fornecer uma gama completa de soluções para veículos elétricos, híbridos e de combustão. Além dessa tecnologia, a empresa também irá apresentar as famílias de sistemas Fusion e One, motores híbridos plug-and-play completos que combinam propulsão total de combustão e elétrica.

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Veículo Elétrico com Autonomia Estendida (REEV) – veículo que usa um motor a combustão apenas para gerar eletricidade e carregar a bateria, mas as rodas são sempre movidas por um motor elétrico.

Veículo Elétrico a Bateria (BEV) – veículo que é movido exclusivamente por um motor elétrico e uma bateria, sem a presença de um motor a combustão.

Híbrido Plug-in (PHEV) – veículo com motor a combustão e elétrico, que pode ser carregado na tomada. O motor a combustão também pode atuar diretamente nas rodas.

Euro 7 – norma europeia que estabelece limites de emissões mais rigorosos para veículos leves e pesados, entrando em vigor nos próximos anos.

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