Desde a introdução do motor seis cilindros em linha na primeira geração (E21) até a autonomia elétrica de mais de 100 km na atual geração (G20), o BMW Série 3 inovou constantemente. Como o modelo se tornou um ícone no Brasil, sendo o primeiro carro do mundo com motor turbo e tecnologia flex, e quais foram os marcos de design mais significativos ao longo das sete gerações?
O BMW Série 3, apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) em 1975, completa cinco décadas de sucesso.
O modelo não apenas se tornou o mais bem-sucedido da BMW, mas também um líder de vendas internacional e um embaixador global dos atributos da marca.
Sua história é um testemunho dos avanços da fabricante alemã em áreas como dirigibilidade esportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade.
No Brasil, o BMW Série 3 é um sonho de consumo, sendo o carro premium mais produzido e vendido da história do país.
O modelo foi pioneiro globalmente, sendo o primeiro carro do mundo equipado com motor turbo e tecnologia flex de combustível.
Sua produção é realizada na planta de Araquari (SC), com um processo produtivo completo no Brasil, incluindo soldagem e pintura da carroceria.
As Sete Gerações do BMW Série 3
| Geração | Período | Foco e Inovação Principal |
| E21 | 1975-1983 | Lançamento do motor de seis cilindros em linha na classe; Design de Paul Bracq; 1,36 milhão de unidades produzidas. |
| E30 | 1982-1994 | Introdução de sete estilos de carroceria (incluindo sedã 4 portas, Conversível e Touring); Lançamento do lendário M3 de 1ª geração; Introdução da tração integral e motor a diesel. |
| E36 | 1990-2000 | Avanço significativo no design, com estilo cupê evidente (para-brisa mais inclinado); Aerodinâmica aprimorada; Primeira vitória de um carro a diesel (320d) nas 24 Horas de Nürburgring; Primeiro Série 3 vendido oficialmente no Brasil. |
| E46 | 1997-2006 | Reinterpretação do design de três volumes; Sucesso absoluto de vendas com 3,26 milhões de unidades, tornando-se o modelo BMW mais vendido de todos os tempos até então. |
| E90 | 2006-2011 | Introdução da tecnologia BMW EfficientDynamics (redução de emissões); Motores BMW TwinPower Turbo (começando pelo 335i); Versões M3 com motor V8 de alto desempenho. |
| F30 | 2011-2018 | Diferenciação de Coupé e Cabriolet (dando origem ao BMW Série 4); Primeiras versões híbridas; Produção iniciada em Araquari e lançamento do motor turbo flex (inédito mundialmente). |
| G20 | A partir de 2019 | Redefinição da linguagem de design (grade rim maior); BMW iDrive 8 com visor curvo; Versão híbrida plug-in com autonomia elétrica de mais de 100 km. |
Destaques e Inovações Tecnológicas
- 1ª Geração (E21): Foi o primeiro carro de sua classe a oferecer um motor de seis cilindros em linha, estabelecendo a base para o legado esportivo do modelo.
- 2ª Geração (E30): Ampliação da linha de modelos, incluindo o lendário BMW M3 e as primeiras versões com tração integral e motorização diesel.
- 5ª Geração (E90): Implementação do programa BMW EfficientDynamics, focado na redução de emissões sem sacrificar o desempenho premium, e a introdução dos motores TwinPower Turbo.
- 6ª Geração (F30): Separação de Coupé e Cabriolet no Série 4 e o marco da produção nacional no Brasil com o pioneirismo do motor turbo flex.
- 7ª Geração (G20): Inovação em conectividade com o assistente ativado por voz (“Olá BMW”) e a recente expansão da capacidade de bateria da variante híbrida plug-in para mais de 100 km de autonomia elétrica.
O BMW Série 3 continua a ser um líder de mercado e tecnológico, com a produção da sétima geração superando 2,5 milhões de unidades em meados de 2025.
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Série 3 – Segmento de sedãs médios premium onde o modelo da BMW é o principal expoente, caracterizado por dirigibilidade esportiva e tecnologia de ponta.
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BMW EfficientDynamics – Estratégia tecnológica da BMW focada em aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ do veículo, combinando aerodinâmica avançada e tecnologias de motorização inovadoras.
